Relatório de estágio de qualificação profissional (Fase intercalar do estágio)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ana Luísa Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8760
Resumo: Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio de qualificação profissional enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada em Educação Pré-Escolar, sendo nele explanado uma parte do processo de formação da mestranda, nomeadamente, o desenvolvimento de competências enquanto futura educadora de infância. Essa mesma prática pedagógica desenvolveu-se com base em perspetivas construtivistas, sendo a criança um sujeito ativo no processo de ensinoaprendizagem. O sucesso desse mesmo processo e da qualidade da educação depende do papel do educador de infância. Por sua vez, este intervém com base no conhecimento de Modelos Curriculares para a Educação de Infância, enveredando por uma metodologia de investigação-ação. O processo de investigação-ação, através do desenvolvimento dos seus ciclos e instrumentos, possibilita ao educador de infância ser capaz de compreender os seus conhecimentos, adotando uma postura questionadora, crítica e reflexiva antes do agir novamente. Assim, o objeto de investigação é a prática e os resultados da reflexão são reinvestidos na prática. Em suma, a adoção de uma postura reflexiva e investigativa aliada ao saber pensar e agir nos contextos educativos com estratégias pedagógicas diferenciadas, à coconstrução de saberes profissionais através de projetos de investigação sobre as práticas e disseminação do seu impacto na transformação da educação e à problematização das exigências da prática profissional, apresentam-se como competências essenciais para a construção e desenvolvimento da profissionlidade enquanto educador de infância.
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O sucesso desse mesmo processo e da qualidade da educação depende do papel do educador de infância. Por sua vez, este intervém com base no conhecimento de Modelos Curriculares para a Educação de Infância, enveredando por uma metodologia de investigação-ação. O processo de investigação-ação, através do desenvolvimento dos seus ciclos e instrumentos, possibilita ao educador de infância ser capaz de compreender os seus conhecimentos, adotando uma postura questionadora, crítica e reflexiva antes do agir novamente. Assim, o objeto de investigação é a prática e os resultados da reflexão são reinvestidos na prática. Em suma, a adoção de uma postura reflexiva e investigativa aliada ao saber pensar e agir nos contextos educativos com estratégias pedagógicas diferenciadas, à coconstrução de saberes profissionais através de projetos de investigação sobre as práticas e disseminação do seu impacto na transformação da educação e à problematização das exigências da prática profissional, apresentam-se como competências essenciais para a construção e desenvolvimento da profissionlidade enquanto educador de infância.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: No âmbito da Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º CEB emerge o presente relatório de estágio de qualificação profissional. Este, por sua vez, visa explanar o processo de formação da mestranda, nomeadamente ao nível do desenvolvimento de competências enquanto futura educadora de infância e professora do 1.º CEB. A prática pedagógica desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º CEB teve por base a perspetiva construtivista, considerando a criança com o sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem. Porém, o êxito deste processo e, consequentemente, a qualidade da educação dependem do papel do educador/professor. Neste sentido, a metodologia de investigação-ação destaca-se dado que, através do desenvolvimento dos seus ciclos e instrumentos, possibilita ao docente ser capaz de compreender os seus conhecimentos, adotando uma postura questionadora, crítica e reflexiva antes do agir novamente. Por outro lado, a adoção desta postura potencia a que a ação em contexto se caraterize pelo desenvolvimento de atividades diversificadas potencializadoras de aprendizagens ativas e significativas para a criança. Em suma, procurou-se mobilizar saberes científicos, pedagógicos e culturais ao longo dos dois estágios para a construção de um profissional cada vez mais reflexivo e investigativo.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: This internship report falls within the scope of the course Supervised Teaching Practice in Preschool Education, explained it being a part of the process of formation of the graduate student, in particular, the development of skills as future kindergarten teacher. This same teaching practice was developed based on constructivist perspectives, while the child was an active subject in the teaching-learning process. The success of that process and the quality of education depends on the role of the early childhood educator. In turn, this involved knowledgebased Models of Curriculum for Early Childhood Education, embarking on a methodology of action research. The process of action research, through the development of their cycles and tools, enables the kindergarten teacher to be able to understand their knowledge, adopting an inquiring, critical and reflective posture before acting again. Thus, the object of investigation is the practice and outcomes of reflection are reinvested in practice. In short, adopting a reflexive stance and investigative allied with the knowledge to think and act in educational contexts with different pedagogical strategies; the co-construction of professional knowledge through research projects and dissemination practices for their impact on the transformation of education; and the problematization of the requirements of professional practice are presented as key competences for the construction and development of professionality as kindergarten teacher.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Within the Supervised Pedagogical Practice Course in 1st Cycle of Basic Education of the Master in Preschool Education and Primary Education emerges the present report that seeks to explain the formation process of the master's student, including the development of future skills as a kindergarten teacher and primary teacher. The pedagogical practice developed in the contexts of Preschool Education and primary teaching was based on the constructivist perspective, considering the child as an active being in the teaching and learning process. However, the success of this process and, consequently, the quality of education depends on the role of the educator or teacher. In this sense, the methodology of action research stands out because, through the development of their cycles and tools, allow the teacher to be able to understand their knowledge, adopting an inquiring, critical and reflective attitude before acting again. Furthermore, the assumption of this posture enhances the action in context is characterized by the development of diversified activities potentiating active and meaningful to the child’s education. In brief, we tried to mobilize scientific, educational and cultural knowledge over the two stages for building a professional increasingly reflective and investigative teacher.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoCorreia, Carlos Jorge de Sá PintoSá, Susana MarquesTavares, Susana Paula PereiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoreira, Ana Luísa Pereira2016-12-12T15:19:37Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8760TID:201384850porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:32.723922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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description Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio de qualificação profissional enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada em Educação Pré-Escolar, sendo nele explanado uma parte do processo de formação da mestranda, nomeadamente, o desenvolvimento de competências enquanto futura educadora de infância. Essa mesma prática pedagógica desenvolveu-se com base em perspetivas construtivistas, sendo a criança um sujeito ativo no processo de ensinoaprendizagem. O sucesso desse mesmo processo e da qualidade da educação depende do papel do educador de infância. Por sua vez, este intervém com base no conhecimento de Modelos Curriculares para a Educação de Infância, enveredando por uma metodologia de investigação-ação. O processo de investigação-ação, através do desenvolvimento dos seus ciclos e instrumentos, possibilita ao educador de infância ser capaz de compreender os seus conhecimentos, adotando uma postura questionadora, crítica e reflexiva antes do agir novamente. Assim, o objeto de investigação é a prática e os resultados da reflexão são reinvestidos na prática. Em suma, a adoção de uma postura reflexiva e investigativa aliada ao saber pensar e agir nos contextos educativos com estratégias pedagógicas diferenciadas, à coconstrução de saberes profissionais através de projetos de investigação sobre as práticas e disseminação do seu impacto na transformação da educação e à problematização das exigências da prática profissional, apresentam-se como competências essenciais para a construção e desenvolvimento da profissionlidade enquanto educador de infância.
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