Emancipação, ruptura e inovação: o focus group como instrumento de investigação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502005000100010 |
Resumo: | Pretendemos, neste artigo, clarificar e reflectir sobre a génese e a natureza do focus group e sobre sua aplicabilidade no campo investigativo das ciências sociais e, em particular, da Sociologia. Assim optamos por uma descrição do focus group, ou seja, pelos aspectos históricos da sua concepção e da sua aplicabilidade inicial. A seguir, uma re?exão sobre a sua inserção no quadro das metodologias investigativas considerando as relações que se estabelecem entre investigador e investigados. Neste sentido, cabe identificar se essa alternativa pode ser considerada uma técnica ao serviço da investigação ou se, por outro lado, ultrapassa esse limite e pode ser classificada como um método de investigação. Finalmente, apresentamos uma re?exão acerca de sua operacionalização no quadro das ciências Sociais, tendo em vista a opção por uma abordagem qualitativa dos fenómenos sociais. |
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Emancipação, ruptura e inovação: o focus group como instrumento de investigaçãoPretendemos, neste artigo, clarificar e reflectir sobre a génese e a natureza do focus group e sobre sua aplicabilidade no campo investigativo das ciências sociais e, em particular, da Sociologia. Assim optamos por uma descrição do focus group, ou seja, pelos aspectos históricos da sua concepção e da sua aplicabilidade inicial. A seguir, uma re?exão sobre a sua inserção no quadro das metodologias investigativas considerando as relações que se estabelecem entre investigador e investigados. Neste sentido, cabe identificar se essa alternativa pode ser considerada uma técnica ao serviço da investigação ou se, por outro lado, ultrapassa esse limite e pode ser classificada como um método de investigação. Finalmente, apresentamos uma re?exão acerca de sua operacionalização no quadro das ciências Sociais, tendo em vista a opção por uma abordagem qualitativa dos fenómenos sociais.Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias2005-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502005000100010Revista Lusófona de Educação n.5 2005reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502005000100010Galego,CarlaGomes,Alberto A.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:17:48Zoai:scielo:S1645-72502005000100010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:26:14.292047Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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