Marketing digital nos museus contemporâneos: os casos de estudo do Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional dos Coches

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueirinha, Andreia Leonor Sequeira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5669
Resumo: Nos últimos 20 anos, a Web ajudou a transformar o mundo em que vivemos numa aldeia, encurtando as distâncias, acelerando os processos e facilitando as relações culturais, sociais e económicas. Para responder às pressões da indústria cultural, os museus contemporâneos utilizam cada vez mais as novas tecnologias de informação. A presença dos museus na Internet faz-se principalmente através dos websites. Estes representam uma oportunidade de divulgação e diferenciação, de proximidade com os públicos e um complemento à experiência da visita ao museu. Esta investigação teve como propósito perceber qual a importância do marketing digital para os museus contemporâneos, nomeadamente para o Museu Nacional dos Coches e o Museu Nacional de Arte Antiga. Os resultados da investigação revelam que os websites dos museus referidos devem ser melhorados, de modo a tornarem-se num elemento de divulgação complementar chave no cumprimento da sua missão de serviço público.
id RCAP_cd1f3b6df3fc0afe49cb3ee94fe44d92
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5669
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing digital nos museus contemporâneos: os casos de estudo do Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional dos CochesCOMUNICAÇÃOMARKETINGMUSEUSINTERNETMESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADECOMMUNICATIONMARKETINGMUSEUMSINTERNETNos últimos 20 anos, a Web ajudou a transformar o mundo em que vivemos numa aldeia, encurtando as distâncias, acelerando os processos e facilitando as relações culturais, sociais e económicas. Para responder às pressões da indústria cultural, os museus contemporâneos utilizam cada vez mais as novas tecnologias de informação. A presença dos museus na Internet faz-se principalmente através dos websites. Estes representam uma oportunidade de divulgação e diferenciação, de proximidade com os públicos e um complemento à experiência da visita ao museu. Esta investigação teve como propósito perceber qual a importância do marketing digital para os museus contemporâneos, nomeadamente para o Museu Nacional dos Coches e o Museu Nacional de Arte Antiga. Os resultados da investigação revelam que os websites dos museus referidos devem ser melhorados, de modo a tornarem-se num elemento de divulgação complementar chave no cumprimento da sua missão de serviço público.Over the past 20 years, the Web helped transform the world we live in a village, shortening distances, accelerating processes and facilitating cultural, social and economic relationships. In order to be able to respond to the pressures of the culture industry, the contemporary museums are increasingly using new information technologies. The museums are present on the Internet mainly through their websites. These represent an opportunity of promotion and differentiation, as well as to increase proximity with the audiences and to supplement the experience of the visit to the museum. The aim of this research is to understand the importance of digital marketing for contemporary museums, in particular for the National Coach Museum and the National Museum of Ancient Art. The research results reveal that the websites of the museums mentioned must be improved in order to become a key element in fulfilling its public service mission.2014-10-17T10:55:03Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5669pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueirinha, Andreia Leonor Sequeirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:55Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:46.656293Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing digital nos museus contemporâneos: os casos de estudo do Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional dos Coches
title Marketing digital nos museus contemporâneos: os casos de estudo do Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional dos Coches
spellingShingle Marketing digital nos museus contemporâneos: os casos de estudo do Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional dos Coches
Figueirinha, Andreia Leonor Sequeira
COMUNICAÇÃO
MARKETING
MUSEUS
INTERNET
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE
COMMUNICATION
MARKETING
MUSEUMS
INTERNET
title_short Marketing digital nos museus contemporâneos: os casos de estudo do Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional dos Coches
title_full Marketing digital nos museus contemporâneos: os casos de estudo do Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional dos Coches
title_fullStr Marketing digital nos museus contemporâneos: os casos de estudo do Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional dos Coches
title_full_unstemmed Marketing digital nos museus contemporâneos: os casos de estudo do Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional dos Coches
title_sort Marketing digital nos museus contemporâneos: os casos de estudo do Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional dos Coches
author Figueirinha, Andreia Leonor Sequeira
author_facet Figueirinha, Andreia Leonor Sequeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueirinha, Andreia Leonor Sequeira
dc.subject.por.fl_str_mv COMUNICAÇÃO
MARKETING
MUSEUS
INTERNET
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE
COMMUNICATION
MARKETING
MUSEUMS
INTERNET
topic COMUNICAÇÃO
MARKETING
MUSEUS
INTERNET
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE
COMMUNICATION
MARKETING
MUSEUMS
INTERNET
description Nos últimos 20 anos, a Web ajudou a transformar o mundo em que vivemos numa aldeia, encurtando as distâncias, acelerando os processos e facilitando as relações culturais, sociais e económicas. Para responder às pressões da indústria cultural, os museus contemporâneos utilizam cada vez mais as novas tecnologias de informação. A presença dos museus na Internet faz-se principalmente através dos websites. Estes representam uma oportunidade de divulgação e diferenciação, de proximidade com os públicos e um complemento à experiência da visita ao museu. Esta investigação teve como propósito perceber qual a importância do marketing digital para os museus contemporâneos, nomeadamente para o Museu Nacional dos Coches e o Museu Nacional de Arte Antiga. Os resultados da investigação revelam que os websites dos museus referidos devem ser melhorados, de modo a tornarem-se num elemento de divulgação complementar chave no cumprimento da sua missão de serviço público.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-10-17T10:55:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5669
url http://hdl.handle.net/10437/5669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131264933953536