Marketing digital nos museus contemporâneos: os casos de estudo do Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional dos Coches
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5669 |
Resumo: | Nos últimos 20 anos, a Web ajudou a transformar o mundo em que vivemos numa aldeia, encurtando as distâncias, acelerando os processos e facilitando as relações culturais, sociais e económicas. Para responder às pressões da indústria cultural, os museus contemporâneos utilizam cada vez mais as novas tecnologias de informação. A presença dos museus na Internet faz-se principalmente através dos websites. Estes representam uma oportunidade de divulgação e diferenciação, de proximidade com os públicos e um complemento à experiência da visita ao museu. Esta investigação teve como propósito perceber qual a importância do marketing digital para os museus contemporâneos, nomeadamente para o Museu Nacional dos Coches e o Museu Nacional de Arte Antiga. Os resultados da investigação revelam que os websites dos museus referidos devem ser melhorados, de modo a tornarem-se num elemento de divulgação complementar chave no cumprimento da sua missão de serviço público. |
id |
RCAP_cd1f3b6df3fc0afe49cb3ee94fe44d92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5669 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Marketing digital nos museus contemporâneos: os casos de estudo do Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional dos CochesCOMUNICAÇÃOMARKETINGMUSEUSINTERNETMESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADECOMMUNICATIONMARKETINGMUSEUMSINTERNETNos últimos 20 anos, a Web ajudou a transformar o mundo em que vivemos numa aldeia, encurtando as distâncias, acelerando os processos e facilitando as relações culturais, sociais e económicas. Para responder às pressões da indústria cultural, os museus contemporâneos utilizam cada vez mais as novas tecnologias de informação. A presença dos museus na Internet faz-se principalmente através dos websites. Estes representam uma oportunidade de divulgação e diferenciação, de proximidade com os públicos e um complemento à experiência da visita ao museu. Esta investigação teve como propósito perceber qual a importância do marketing digital para os museus contemporâneos, nomeadamente para o Museu Nacional dos Coches e o Museu Nacional de Arte Antiga. Os resultados da investigação revelam que os websites dos museus referidos devem ser melhorados, de modo a tornarem-se num elemento de divulgação complementar chave no cumprimento da sua missão de serviço público.Over the past 20 years, the Web helped transform the world we live in a village, shortening distances, accelerating processes and facilitating cultural, social and economic relationships. In order to be able to respond to the pressures of the culture industry, the contemporary museums are increasingly using new information technologies. The museums are present on the Internet mainly through their websites. These represent an opportunity of promotion and differentiation, as well as to increase proximity with the audiences and to supplement the experience of the visit to the museum. The aim of this research is to understand the importance of digital marketing for contemporary museums, in particular for the National Coach Museum and the National Museum of Ancient Art. The research results reveal that the websites of the museums mentioned must be improved in order to become a key element in fulfilling its public service mission.2014-10-17T10:55:03Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5669pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueirinha, Andreia Leonor Sequeirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:55Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:46.656293Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing digital nos museus contemporâneos: os casos de estudo do Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional dos Coches |
title |
Marketing digital nos museus contemporâneos: os casos de estudo do Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional dos Coches |
spellingShingle |
Marketing digital nos museus contemporâneos: os casos de estudo do Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional dos Coches Figueirinha, Andreia Leonor Sequeira COMUNICAÇÃO MARKETING MUSEUS INTERNET MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE COMMUNICATION MARKETING MUSEUMS INTERNET |
title_short |
Marketing digital nos museus contemporâneos: os casos de estudo do Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional dos Coches |
title_full |
Marketing digital nos museus contemporâneos: os casos de estudo do Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional dos Coches |
title_fullStr |
Marketing digital nos museus contemporâneos: os casos de estudo do Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional dos Coches |
title_full_unstemmed |
Marketing digital nos museus contemporâneos: os casos de estudo do Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional dos Coches |
title_sort |
Marketing digital nos museus contemporâneos: os casos de estudo do Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional dos Coches |
author |
Figueirinha, Andreia Leonor Sequeira |
author_facet |
Figueirinha, Andreia Leonor Sequeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueirinha, Andreia Leonor Sequeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COMUNICAÇÃO MARKETING MUSEUS INTERNET MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE COMMUNICATION MARKETING MUSEUMS INTERNET |
topic |
COMUNICAÇÃO MARKETING MUSEUS INTERNET MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE COMMUNICATION MARKETING MUSEUMS INTERNET |
description |
Nos últimos 20 anos, a Web ajudou a transformar o mundo em que vivemos numa aldeia, encurtando as distâncias, acelerando os processos e facilitando as relações culturais, sociais e económicas. Para responder às pressões da indústria cultural, os museus contemporâneos utilizam cada vez mais as novas tecnologias de informação. A presença dos museus na Internet faz-se principalmente através dos websites. Estes representam uma oportunidade de divulgação e diferenciação, de proximidade com os públicos e um complemento à experiência da visita ao museu. Esta investigação teve como propósito perceber qual a importância do marketing digital para os museus contemporâneos, nomeadamente para o Museu Nacional dos Coches e o Museu Nacional de Arte Antiga. Os resultados da investigação revelam que os websites dos museus referidos devem ser melhorados, de modo a tornarem-se num elemento de divulgação complementar chave no cumprimento da sua missão de serviço público. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-10-17T10:55:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/5669 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/5669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131264933953536 |