Formação Experiencial de Adultos Não Escolarizados: saberes e contextos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/31974 |
Resumo: | O artigo resultou de uma investigação qualitativa, baseada em entrevistas biográficas, que teve como objectivo analisar o processo de formação experiencial de adultos não escolarizados. Procurámos analisar o modo como estes adultos se formaram ao longo da vida, o que aprenderam, que contextos e pessoas são significativos nessa aprendizagem. Seguindo um referencial teórico baseado na formação experiencial e nas histórias de vida, entende-se que a formação é um processo muito amplo, que se confunde com a experiência de vida. Verificou-se que os adultos não escolarizados possuem saberes diversificados e multidimensionais, que resultaram de processos de formação experiencial, em todos os tempos e espaços da sua vida. |
id |
RCAP_cd28a6987d8e30386762faeb65b75c6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/31974 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação Experiencial de Adultos Não Escolarizados: saberes e contextos de aprendizagemAdultosAnalfabetosFormação experiencialSaberesAdultsUnschooledExperiential learningKnowledgeO artigo resultou de uma investigação qualitativa, baseada em entrevistas biográficas, que teve como objectivo analisar o processo de formação experiencial de adultos não escolarizados. Procurámos analisar o modo como estes adultos se formaram ao longo da vida, o que aprenderam, que contextos e pessoas são significativos nessa aprendizagem. Seguindo um referencial teórico baseado na formação experiencial e nas histórias de vida, entende-se que a formação é um processo muito amplo, que se confunde com a experiência de vida. Verificou-se que os adultos não escolarizados possuem saberes diversificados e multidimensionais, que resultaram de processos de formação experiencial, em todos os tempos e espaços da sua vida.This article is the product of a qualitative research based on biographical interviews, aiming to analyze the process of experiential learning of unschooled adults. Our study analyzed the learning process used by these adults throughout their lives, what they learned, which contexts and people were significant in this process. We followed the theoretical framework based on experiential learning and life stories. We believe that this training process is very broad and entails life experiences. This research revealed that unschooled adults have a diverse and multidimensional knowledge as a result of the experiential learning process consistently used throughout their lives.Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do SulRepositório da Universidade de LisboaCavaco, Carmen2018-02-26T10:56:45Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/31974porCavaco, C. (2016). Formação experiencial de adultos não escolarizados: Saberes e contextos de aprendizagem. Educação & Realidade, 41(3), 951-967. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236534410100-3143 (Print)http://dx.doi.org/10.1590/2175-623653441info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:24:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/31974Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:46:32.232961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação Experiencial de Adultos Não Escolarizados: saberes e contextos de aprendizagem |
title |
Formação Experiencial de Adultos Não Escolarizados: saberes e contextos de aprendizagem |
spellingShingle |
Formação Experiencial de Adultos Não Escolarizados: saberes e contextos de aprendizagem Cavaco, Carmen Adultos Analfabetos Formação experiencial Saberes Adults Unschooled Experiential learning Knowledge |
title_short |
Formação Experiencial de Adultos Não Escolarizados: saberes e contextos de aprendizagem |
title_full |
Formação Experiencial de Adultos Não Escolarizados: saberes e contextos de aprendizagem |
title_fullStr |
Formação Experiencial de Adultos Não Escolarizados: saberes e contextos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Formação Experiencial de Adultos Não Escolarizados: saberes e contextos de aprendizagem |
title_sort |
Formação Experiencial de Adultos Não Escolarizados: saberes e contextos de aprendizagem |
author |
Cavaco, Carmen |
author_facet |
Cavaco, Carmen |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavaco, Carmen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adultos Analfabetos Formação experiencial Saberes Adults Unschooled Experiential learning Knowledge |
topic |
Adultos Analfabetos Formação experiencial Saberes Adults Unschooled Experiential learning Knowledge |
description |
O artigo resultou de uma investigação qualitativa, baseada em entrevistas biográficas, que teve como objectivo analisar o processo de formação experiencial de adultos não escolarizados. Procurámos analisar o modo como estes adultos se formaram ao longo da vida, o que aprenderam, que contextos e pessoas são significativos nessa aprendizagem. Seguindo um referencial teórico baseado na formação experiencial e nas histórias de vida, entende-se que a formação é um processo muito amplo, que se confunde com a experiência de vida. Verificou-se que os adultos não escolarizados possuem saberes diversificados e multidimensionais, que resultaram de processos de formação experiencial, em todos os tempos e espaços da sua vida. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2018-02-26T10:56:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/31974 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/31974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cavaco, C. (2016). Formação experiencial de adultos não escolarizados: Saberes e contextos de aprendizagem. Educação & Realidade, 41(3), 951-967. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623653441 0100-3143 (Print) http://dx.doi.org/10.1590/2175-623653441 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134390260858880 |