Análise comparativa de diferentes técnicas de instrumentação realizadas por estudantes pré-graduados sem experiência prévia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/50171 |
Resumo: | Introdução: Uma das etapas mais importantes em qualquer tratamento endodôntico reside na preparação do canal radicular. Para execução desta etapa emprega-se um grande número de instrumentos, cada qual com um propósito específico na obtenção da forma ideal do canal. O advento da liga de NiTi possibilitou a fabricação de instrumentos que pudessem ser submetidos a rotações no interior do canal radicular dando origem aos sistemas eletromecânicos. A nova tecnologia contribuiu para uma melhoria na qualidade das preparações, uma diminuição de erros de preparação, e menor tempo de trabalho. O objetivo deste estudo foi comparar a qualidade da preparação obtida por uma técnica manual e duas técnicas mecanizadas quando realizadas por alunos pré-graduados. Materiais e métodos: Trinta e seis estudantes foram divididos aleatoriamente em 6 grupos de 6 elementos cada. Uma ordem de trabalho foi atribuída a cada grupo, totalizando seis diferentes sequências de execução entre as três técnicas estudadas. Cento e oito blocos de resina foram preparados, sendo 36 pela técnica manual com instrumentos de aço inoxidável; 36 utilizando o sistema ProTaper Gold e 36 utilizando o sistema WaveOne Gold. Os blocos foram fotografados antes e após a preparação e os resultados foram obtidos por um processo de subtração das imagens no programa IMAGE PRO 10 (Media Cybernetics). No final o tempo de preparação de cada bloco foi registado e um questionário recolheu a perceção dos alunos sobre cada técnica. Resultados: O uso do sistema ProTaper Gold resultou numa preparação com menor desvio apical e menor desgaste médio-cervical (p<0,001). Ambas as técnicas mecanizadas foram em média cinco vezes mais rápidas. A sequência de treino não influenciou a qualidade das preparações, sendo mantida a tendência observada quando os sistemas foram avaliados isoladamente, com o melhor desempenho para o sistema ProTaper Gold. Uma preferência pelo uso dos sistemas mecanizados foi expressa por 90% dos estudantes. (p<0,01) Conclusão: A utilização de limas mecanizadas de NiTi por alunos pré-graduados sem experiência prévia demonstrou ser segura e promover preparações com melhores características que os instrumentos de aço inoxidável. De forma incipiente este estudo revela uma propensão ao ensino de técnicas exclusivamente mecanizadas. |
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Materiais e métodos: Trinta e seis estudantes foram divididos aleatoriamente em 6 grupos de 6 elementos cada. Uma ordem de trabalho foi atribuída a cada grupo, totalizando seis diferentes sequências de execução entre as três técnicas estudadas. Cento e oito blocos de resina foram preparados, sendo 36 pela técnica manual com instrumentos de aço inoxidável; 36 utilizando o sistema ProTaper Gold e 36 utilizando o sistema WaveOne Gold. Os blocos foram fotografados antes e após a preparação e os resultados foram obtidos por um processo de subtração das imagens no programa IMAGE PRO 10 (Media Cybernetics). No final o tempo de preparação de cada bloco foi registado e um questionário recolheu a perceção dos alunos sobre cada técnica. Resultados: O uso do sistema ProTaper Gold resultou numa preparação com menor desvio apical e menor desgaste médio-cervical (p<0,001). Ambas as técnicas mecanizadas foram em média cinco vezes mais rápidas. A sequência de treino não influenciou a qualidade das preparações, sendo mantida a tendência observada quando os sistemas foram avaliados isoladamente, com o melhor desempenho para o sistema ProTaper Gold. Uma preferência pelo uso dos sistemas mecanizados foi expressa por 90% dos estudantes. (p<0,01) Conclusão: A utilização de limas mecanizadas de NiTi por alunos pré-graduados sem experiência prévia demonstrou ser segura e promover preparações com melhores características que os instrumentos de aço inoxidável. De forma incipiente este estudo revela uma propensão ao ensino de técnicas exclusivamente mecanizadas.Introduction: Root canal preparation is one of the most important steps in endodontic treatment. To perform quality shaping several instruments are used, with specific purpose to achieve the ideal shape. The introduction of NiTi alloy for endodontics allowed the development of rotary systems. Machine-driven NiTi files lead to better canal shaping results with a decrease in failure rate, and a shorter working time. This study aims to evaluate whether dental student achieved better shaping outcomes using manual, continuous rotation or reciprocation techniques to prepare simulated curved canals Methods: Thirty-six students were divided in 6 groups regarding the sequence of techniques used in three different days of practice. One hundred and eight resin blocks were prepared: 36 using manual stainless-steel files, 36 using ProTaper Gold system and 36 using WaveOne Gold system. Preoperative and postoperative images were acquired. The results were withdrawn from composite image created by software Image-Pro 10 (Media Cybernetics). Finally, preparation times were recorded and a questionnaire was completed, seeking student`s perception and preferences. Results: The use of ProTaper Gold system resulted in less transportation and less enlargement at the medium-coronal portion (p <0.001). Both automated techniques were five times faster than manual technique. The training sequence did not influence the preparations quality, maintaining the same tendency as when the systems were evaluated independently, with the best performance obtained with the ProTaper Gold system. A preference for the use of automated systems was expressed by 90% of students. (p <0.01) Conclusion: The use of automated NiTi files by undergraduate students without previous experience proved to be safe and results in preparations with better characteristics than stainless steel instruments. This forehand study reveals some benefits of teaching exclusively mechanized techniques.Ginjeira, António Manuel PintoRepositório da Universidade de LisboaCorte-Real, Karla Baumotte de Carvalho2021-11-24T15:40:55Z2021-08-022021-08-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/50171TID:202798070porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:54:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/50171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:01:46.082600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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