Estratégias de promoção e desenvolvimento social e emocional da criança na creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Adriana Marina Salgueiro de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/57378
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_cd34be5f74fec3ee59200ef3b345907a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57378
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de promoção e desenvolvimento social e emocional da criança na crecheDesenvolvimento sócio-emocionalConhecimento de si próprioInterações e relaçõesSocio-emotional developmentSelf-knowledgeInteractions and relationshipsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Minho. Sustentado na abordagem de Investigação-Ação, este relatório expõe uma intervenção pedagógica ao nível do desenvolvimento social e emocional em contexto de creche. Esta temática surgiu de observações cuidadas e reflexivas, bem como da compreensão do contexto. Assim sendo, a identificação desta necessidade deu lugar ao projeto “Conhecer-me, respeitar e compreender os outros a brincar. Vamos brincar?”. Este relatório apresenta conteúdos teóricos essenciais para a compreensão da temática, reconhecendo a importância do conhecimento de si próprio e das interações e relações de confiança para favorecer o desenvolvimento sócio-emocional. As estratégias pedagógicas tiveram como suporte o modelo curricular High/Scope. Estas passaram pela criação de oportunidades de interações em grande, pequeno grupo e pares para assim favorecer o reconhecimento das emoções e proporcionar novas explorações no espaço exterior e apoiar a relação entre a família e a instituição. São ainda apresentadas os progressos das crianças, no que concerne à relação com os pares, à participação na comunicação dar-e-receber e por fim ao reconhecimento das emoções. Em virtude disso, são espelhadas mudanças significativas nas interações das crianças.This report is part of the curricular unit of the Supervised Teaching Practice, Master's Degree in Pre-School Education, University of Minho. Sustained by a research-action approach, this report exposes a pedagogical intervention in a social and emotional development level in a day care context. This theme arose from careful and reflexive observations, as well as an understanding of the context in which it fits. Thus, the identification of this urgency led to the creation of the project "Get to know me, respect and understand others when playing. Let's play?". This report explores the essential theoretical contents for an understanding of the subject, the recognition of the importance of self-knowledge and human interactions as well as the importance of trust to encourage socio-emotional development. Pedagogical strategies were based in the High / Scope curriculum model. These strategies created opportunities for interaction in large and small groups as well as in pairs, to promote emotions’ recognition and provide new ways of environment exploration for children while encouraging the familyinstitution relationship. They are still presented the progresses of the children, in which concern to the relation with the pais, to the participation in the communication give-and-receive and at last to the recognition of the emotions. In virtue of this, are reflected significant changes in the interactions of the children.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoSá, Adriana Marina Salgueiro de20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57378por202100502info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:31.933253Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de promoção e desenvolvimento social e emocional da criança na creche
title Estratégias de promoção e desenvolvimento social e emocional da criança na creche
spellingShingle Estratégias de promoção e desenvolvimento social e emocional da criança na creche
Sá, Adriana Marina Salgueiro de
Desenvolvimento sócio-emocional
Conhecimento de si próprio
Interações e relações
Socio-emotional development
Self-knowledge
Interactions and relationships
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Estratégias de promoção e desenvolvimento social e emocional da criança na creche
title_full Estratégias de promoção e desenvolvimento social e emocional da criança na creche
title_fullStr Estratégias de promoção e desenvolvimento social e emocional da criança na creche
title_full_unstemmed Estratégias de promoção e desenvolvimento social e emocional da criança na creche
title_sort Estratégias de promoção e desenvolvimento social e emocional da criança na creche
author Sá, Adriana Marina Salgueiro de
author_facet Sá, Adriana Marina Salgueiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parente, Maria Cristina Cristo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Adriana Marina Salgueiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento sócio-emocional
Conhecimento de si próprio
Interações e relações
Socio-emotional development
Self-knowledge
Interactions and relationships
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desenvolvimento sócio-emocional
Conhecimento de si próprio
Interações e relações
Socio-emotional development
Self-knowledge
Interactions and relationships
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/57378
url http://hdl.handle.net/1822/57378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202100502
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132668401549312