Estratégias de promoção e desenvolvimento social e emocional da criança na creche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/57378 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_cd34be5f74fec3ee59200ef3b345907a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57378 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias de promoção e desenvolvimento social e emocional da criança na crecheDesenvolvimento sócio-emocionalConhecimento de si próprioInterações e relaçõesSocio-emotional developmentSelf-knowledgeInteractions and relationshipsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Minho. Sustentado na abordagem de Investigação-Ação, este relatório expõe uma intervenção pedagógica ao nível do desenvolvimento social e emocional em contexto de creche. Esta temática surgiu de observações cuidadas e reflexivas, bem como da compreensão do contexto. Assim sendo, a identificação desta necessidade deu lugar ao projeto “Conhecer-me, respeitar e compreender os outros a brincar. Vamos brincar?”. Este relatório apresenta conteúdos teóricos essenciais para a compreensão da temática, reconhecendo a importância do conhecimento de si próprio e das interações e relações de confiança para favorecer o desenvolvimento sócio-emocional. As estratégias pedagógicas tiveram como suporte o modelo curricular High/Scope. Estas passaram pela criação de oportunidades de interações em grande, pequeno grupo e pares para assim favorecer o reconhecimento das emoções e proporcionar novas explorações no espaço exterior e apoiar a relação entre a família e a instituição. São ainda apresentadas os progressos das crianças, no que concerne à relação com os pares, à participação na comunicação dar-e-receber e por fim ao reconhecimento das emoções. Em virtude disso, são espelhadas mudanças significativas nas interações das crianças.This report is part of the curricular unit of the Supervised Teaching Practice, Master's Degree in Pre-School Education, University of Minho. Sustained by a research-action approach, this report exposes a pedagogical intervention in a social and emotional development level in a day care context. This theme arose from careful and reflexive observations, as well as an understanding of the context in which it fits. Thus, the identification of this urgency led to the creation of the project "Get to know me, respect and understand others when playing. Let's play?". This report explores the essential theoretical contents for an understanding of the subject, the recognition of the importance of self-knowledge and human interactions as well as the importance of trust to encourage socio-emotional development. Pedagogical strategies were based in the High / Scope curriculum model. These strategies created opportunities for interaction in large and small groups as well as in pairs, to promote emotions’ recognition and provide new ways of environment exploration for children while encouraging the familyinstitution relationship. They are still presented the progresses of the children, in which concern to the relation with the pais, to the participation in the communication give-and-receive and at last to the recognition of the emotions. In virtue of this, are reflected significant changes in the interactions of the children.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoSá, Adriana Marina Salgueiro de20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57378por202100502info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:31.933253Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de promoção e desenvolvimento social e emocional da criança na creche |
title |
Estratégias de promoção e desenvolvimento social e emocional da criança na creche |
spellingShingle |
Estratégias de promoção e desenvolvimento social e emocional da criança na creche Sá, Adriana Marina Salgueiro de Desenvolvimento sócio-emocional Conhecimento de si próprio Interações e relações Socio-emotional development Self-knowledge Interactions and relationships Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Estratégias de promoção e desenvolvimento social e emocional da criança na creche |
title_full |
Estratégias de promoção e desenvolvimento social e emocional da criança na creche |
title_fullStr |
Estratégias de promoção e desenvolvimento social e emocional da criança na creche |
title_full_unstemmed |
Estratégias de promoção e desenvolvimento social e emocional da criança na creche |
title_sort |
Estratégias de promoção e desenvolvimento social e emocional da criança na creche |
author |
Sá, Adriana Marina Salgueiro de |
author_facet |
Sá, Adriana Marina Salgueiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Parente, Maria Cristina Cristo Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Adriana Marina Salgueiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento sócio-emocional Conhecimento de si próprio Interações e relações Socio-emotional development Self-knowledge Interactions and relationships Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Desenvolvimento sócio-emocional Conhecimento de si próprio Interações e relações Socio-emotional development Self-knowledge Interactions and relationships Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/57378 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/57378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202100502 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132668401549312 |