Aprendizagem das ciências naturais com recurso à aplicação móvel EduPARK num jogo interativo outdoor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria Luísa Mendes de Vasconcellos Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28270
Resumo: A presente dissertação de mestrado desenvolveu-se no âmbito do projeto EduPARK, com vista à obtenção do grau de Mestre em Biologia Aplicada. O projeto EduPARK visa desenvolver aprendizagens formais, não- formais e informais com atividades outdoor, recorrendo a dispositivos móveis para promover a aprendizagem. Com este estudo pretende-se promover uma aprendizagem contextualizada em Ciências Naturais, de forma a facilitar o interesse e ajudar os alunos a interligar aprendizagens escolares com o seu contexto e em situações de vida real. Para atingir este objetivo, propõe-se responder à seguinte questão de investigação: Qual a influência do uso da aplicação móvel EduPARK na aprendizagem de Ciências Naturais em alunos do 8º ano do Ensino Básico em contexto outdoor? De modo a dar resposta à questão mencionada, desenvolveu-se e implementou-se um Guião Educativo incluído na aplicação EduPARK, baseado no plano curricular de Ciências Naturais do 8º ano de escolaridade. O Guião intitula-se “3º CEB, 8º Ano-CN“ e alia um jogo educativo a recursos de realidade aumentada, combinando o mundo real e virtual Os objetivos do presente estudo são: i) analisar o conhecimento de conteúdos programáticos de Ciências Naturais do 8º ano de escolaridade adquirido através do uso da aplicação EduPARK e ii) compreender a satisfação dos alunos em relação à metodologia de ensino adotada (jogo educativo suportado por tecnologias móveis e realidade aumentada num contexto de aprendizagem outdoor). Considerando a natureza da questão de investigação e respetivos objetivos, realizou-se uma investigação mista, baseada num estudo de caso, com recolha de dados baseada em observação e inquirição por questionários aplicados a alunos de uma turma do 8º ano de escolaridade. Os resultados obtidos mostram que o uso da aplicação móvel EduPARK e o facto de possibilitar a realização de atividades em contexto formal de aprendizagem em ambientes outdoor, aliada a novas tecnologias, promovem o interesse dos alunos para a aprendizagem de Ciências Naturais. Os alunos revelaram uma perceção positiva em relação ao valor da utilização da aplicação para a aquisição de conhecimento curricular. Os dados recolhidos sugerem que há uma consolidação de conhecimento durante a atividade realizada, principalmente em questões em que estão presentes realidade aumentada ou conteúdos multimédia associados à introdução ou ao feedback das questões. Os resultados apontam que estes conteúdos auxiliam os estudantes a desenvolver uma melhor compreensão de conteúdos relacionados com as Ciências Naturais, alcançando melhores resultados em termos de ganhos de conhecimento.
id RCAP_cd5c131e3c9f7b2b34f392124f5237d7
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/28270
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem das ciências naturais com recurso à aplicação móvel EduPARK num jogo interativo outdoorProjeto EduPARKAprendizagemPlano curricularCiências NaturaisContexto outdoorMobile learningRealidade aumentadaGuião EducativoA presente dissertação de mestrado desenvolveu-se no âmbito do projeto EduPARK, com vista à obtenção do grau de Mestre em Biologia Aplicada. O projeto EduPARK visa desenvolver aprendizagens formais, não- formais e informais com atividades outdoor, recorrendo a dispositivos móveis para promover a aprendizagem. Com este estudo pretende-se promover uma aprendizagem contextualizada em Ciências Naturais, de forma a facilitar o interesse e ajudar os alunos a interligar aprendizagens escolares com o seu contexto e em situações de vida real. Para atingir este objetivo, propõe-se responder à seguinte questão de investigação: Qual a influência do uso da aplicação móvel EduPARK na aprendizagem de Ciências Naturais em alunos do 8º ano do Ensino Básico em contexto outdoor? De modo a dar resposta à questão mencionada, desenvolveu-se e implementou-se um Guião Educativo incluído na aplicação EduPARK, baseado no plano curricular de Ciências Naturais do 8º ano de escolaridade. O Guião intitula-se “3º CEB, 8º Ano-CN“ e alia um jogo educativo a recursos de realidade aumentada, combinando o mundo real e virtual Os objetivos do presente estudo são: i) analisar o conhecimento de conteúdos programáticos de Ciências Naturais do 8º ano de escolaridade adquirido através do uso da aplicação EduPARK e ii) compreender a satisfação dos alunos em relação à metodologia de ensino adotada (jogo educativo suportado por tecnologias móveis e realidade aumentada num contexto de aprendizagem outdoor). Considerando a natureza da questão de investigação e respetivos objetivos, realizou-se uma investigação mista, baseada num estudo de caso, com recolha de dados baseada em observação e inquirição por questionários aplicados a alunos de uma turma do 8º ano de escolaridade. Os resultados obtidos mostram que o uso da aplicação móvel EduPARK e o facto de possibilitar a realização de atividades em contexto formal de aprendizagem em ambientes outdoor, aliada a novas tecnologias, promovem o interesse dos alunos para a aprendizagem de Ciências Naturais. Os alunos revelaram uma perceção positiva em relação ao valor da utilização da aplicação para a aquisição de conhecimento curricular. Os dados recolhidos sugerem que há uma consolidação de conhecimento durante a atividade realizada, principalmente em questões em que estão presentes realidade aumentada ou conteúdos multimédia associados à introdução ou ao feedback das questões. Os resultados apontam que estes conteúdos auxiliam os estudantes a desenvolver uma melhor compreensão de conteúdos relacionados com as Ciências Naturais, alcançando melhores resultados em termos de ganhos de conhecimento.This Master's dissertation was developed within the scope of the EduPARK project, aiming to obtain the Master's degree in Applied Biology. The EduPARK project aims to develop formal, non-formal and informal learning with outdoor activities, using mobile devices to promote learning. This study aims to promote a contextualized learning in Natural Sciences, in order to engage and help students connecting school learning with its context and also in real life situations. To achieve this goal, it is proposed to answer the following research question: What is the impact of the use of the EduPARK mobile application on learning of Natural Sciences in 8th grade students in outdoor context? In order to answer this question, an Educational Guide included in the EduPARK application was developed and implemented, based on the Natural Sciences curriculum for the 8th grade. This guide, titled “3º CEB, 8º Ano- CN”, combines an educational game with Augmented Reality features connecting the real and virtual world. The objectives of this study are: i) analyze the knowledge of 8th grade Natural Sciences syllabus acquired through the use of the EduPARK application and ii) understand the students' satisfaction regarding the teaching methodology implemented (educational game supported by mobile and augmented reality technologies in a context of outdoor learning). Considering the nature of the research question and its objectives, a mixed research based on a case study was conducted, with data collection based on observation and questionnaires applied to students in an 8th grade class. The results show that the use of the EduPARK mobile application and the fact that it allows to undertake activities in formal context of learning in outdoor environments, combined with new technologies, promotes students' attention and interest in learning Natural Sciences. Students revealed a positive perception regarding the value of using the application to acquire curricular knowledge. The data collected suggests that there is a consolidation of knowledge during the activity, especially in questions where Augmented Reality or multimedia content are associated with the introduction or feedback of the questions. The results indicate that these contents help students to develop a better understanding of Natural Sciences related content and achieving better results in terms of knowledge gains.2021-01-06T00:00:00Z2019-12-16T00:00:00Z2019-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28270porGomes, Maria Luísa Mendes de Vasconcellos Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:54:41Zoai:ria.ua.pt:10773/28270Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:51.164963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem das ciências naturais com recurso à aplicação móvel EduPARK num jogo interativo outdoor
title Aprendizagem das ciências naturais com recurso à aplicação móvel EduPARK num jogo interativo outdoor
spellingShingle Aprendizagem das ciências naturais com recurso à aplicação móvel EduPARK num jogo interativo outdoor
Gomes, Maria Luísa Mendes de Vasconcellos Ribeiro
Projeto EduPARK
Aprendizagem
Plano curricular
Ciências Naturais
Contexto outdoor
Mobile learning
Realidade aumentada
Guião Educativo
title_short Aprendizagem das ciências naturais com recurso à aplicação móvel EduPARK num jogo interativo outdoor
title_full Aprendizagem das ciências naturais com recurso à aplicação móvel EduPARK num jogo interativo outdoor
title_fullStr Aprendizagem das ciências naturais com recurso à aplicação móvel EduPARK num jogo interativo outdoor
title_full_unstemmed Aprendizagem das ciências naturais com recurso à aplicação móvel EduPARK num jogo interativo outdoor
title_sort Aprendizagem das ciências naturais com recurso à aplicação móvel EduPARK num jogo interativo outdoor
author Gomes, Maria Luísa Mendes de Vasconcellos Ribeiro
author_facet Gomes, Maria Luísa Mendes de Vasconcellos Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Maria Luísa Mendes de Vasconcellos Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto EduPARK
Aprendizagem
Plano curricular
Ciências Naturais
Contexto outdoor
Mobile learning
Realidade aumentada
Guião Educativo
topic Projeto EduPARK
Aprendizagem
Plano curricular
Ciências Naturais
Contexto outdoor
Mobile learning
Realidade aumentada
Guião Educativo
description A presente dissertação de mestrado desenvolveu-se no âmbito do projeto EduPARK, com vista à obtenção do grau de Mestre em Biologia Aplicada. O projeto EduPARK visa desenvolver aprendizagens formais, não- formais e informais com atividades outdoor, recorrendo a dispositivos móveis para promover a aprendizagem. Com este estudo pretende-se promover uma aprendizagem contextualizada em Ciências Naturais, de forma a facilitar o interesse e ajudar os alunos a interligar aprendizagens escolares com o seu contexto e em situações de vida real. Para atingir este objetivo, propõe-se responder à seguinte questão de investigação: Qual a influência do uso da aplicação móvel EduPARK na aprendizagem de Ciências Naturais em alunos do 8º ano do Ensino Básico em contexto outdoor? De modo a dar resposta à questão mencionada, desenvolveu-se e implementou-se um Guião Educativo incluído na aplicação EduPARK, baseado no plano curricular de Ciências Naturais do 8º ano de escolaridade. O Guião intitula-se “3º CEB, 8º Ano-CN“ e alia um jogo educativo a recursos de realidade aumentada, combinando o mundo real e virtual Os objetivos do presente estudo são: i) analisar o conhecimento de conteúdos programáticos de Ciências Naturais do 8º ano de escolaridade adquirido através do uso da aplicação EduPARK e ii) compreender a satisfação dos alunos em relação à metodologia de ensino adotada (jogo educativo suportado por tecnologias móveis e realidade aumentada num contexto de aprendizagem outdoor). Considerando a natureza da questão de investigação e respetivos objetivos, realizou-se uma investigação mista, baseada num estudo de caso, com recolha de dados baseada em observação e inquirição por questionários aplicados a alunos de uma turma do 8º ano de escolaridade. Os resultados obtidos mostram que o uso da aplicação móvel EduPARK e o facto de possibilitar a realização de atividades em contexto formal de aprendizagem em ambientes outdoor, aliada a novas tecnologias, promovem o interesse dos alunos para a aprendizagem de Ciências Naturais. Os alunos revelaram uma perceção positiva em relação ao valor da utilização da aplicação para a aquisição de conhecimento curricular. Os dados recolhidos sugerem que há uma consolidação de conhecimento durante a atividade realizada, principalmente em questões em que estão presentes realidade aumentada ou conteúdos multimédia associados à introdução ou ao feedback das questões. Os resultados apontam que estes conteúdos auxiliam os estudantes a desenvolver uma melhor compreensão de conteúdos relacionados com as Ciências Naturais, alcançando melhores resultados em termos de ganhos de conhecimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16T00:00:00Z
2019-12-16
2021-01-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/28270
url http://hdl.handle.net/10773/28270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137664552665088