Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Sara Andresa Cássio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/19318
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico referente ao ano letivo 2017-2018. Esta prática decorreu em dois níveis de ensino distintos: no 1.º CEB, numa turma de 4.º ano de escolaridade, e no 2.º CEB, numa turma do 6.º ano de escolaridade nas disciplinas de matemática e ciências naturais. O estágio foi desenvolvido em duas escolas do ensino público de Bragança. Este relatório descreve, analisa e reflete sobre as experiências de ensino-aprendizagem diversificadas desenvolvidas em ambos os contextos, em particular aquelas em que se procurou integrar práticas que incluíssem o desenvolvimento do trabalho de grupo em sala de aula. Efetivamente, ao longo da PES desenvolveu-se um estudo sobre quais as perceções dos alunos sobre as suas aprendizagens quando realizam trabalho de grupo. Através de um inquérito por questionário, procurou-se saber a opinião dos alunos sobre as suas aprendizagens no trabalho de grupo e utilizaram-se grelhas de observação para apurar como os alunos se organizam e quais são os seus comportamentos. Também foi aplicado um mini teste para perceber os conhecimentos que os alunos efetivamente aprenderam com a realização do trabalho de grupo. A análise dos dados do estudo exploratório evidenciou que os alunos pensam que, quando se recorre à realização do trabalho de grupo na sala de aula, melhoram as suas aprendizagens e as suas capacidades de socialização. Estes resultados foram concordantes com as perspetivas teóricas que referem que quando os alunos passam a ser agentes ativos na construção do seu próprio conhecimento, as aprendizagens são mais sólidas, quer no domínio do conhecimento substantivo dos conteúdos quer ao nível das suas competências sócio afetivas. Os resultados mostraram também que o uso de trabalho de grupo desenvolveu nos alunos o sentido de interajuda, cooperação e aceitação do grupo e uma maior responsabilidade. O relatório inclui as considerações finais sobre o percurso formativo desenvolvido na PES, salientando as aprendizagens que mais se evidenciaram e que constituirão o primeiro passo para o meu desenvolvimento profissional.
id RCAP_cdc6c411e92257180749be796d70b587
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19318
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoSocialização nos gruposPrática de Ensino SupervisionadaTrabalho de grupoCooperaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico referente ao ano letivo 2017-2018. Esta prática decorreu em dois níveis de ensino distintos: no 1.º CEB, numa turma de 4.º ano de escolaridade, e no 2.º CEB, numa turma do 6.º ano de escolaridade nas disciplinas de matemática e ciências naturais. O estágio foi desenvolvido em duas escolas do ensino público de Bragança. Este relatório descreve, analisa e reflete sobre as experiências de ensino-aprendizagem diversificadas desenvolvidas em ambos os contextos, em particular aquelas em que se procurou integrar práticas que incluíssem o desenvolvimento do trabalho de grupo em sala de aula. Efetivamente, ao longo da PES desenvolveu-se um estudo sobre quais as perceções dos alunos sobre as suas aprendizagens quando realizam trabalho de grupo. Através de um inquérito por questionário, procurou-se saber a opinião dos alunos sobre as suas aprendizagens no trabalho de grupo e utilizaram-se grelhas de observação para apurar como os alunos se organizam e quais são os seus comportamentos. Também foi aplicado um mini teste para perceber os conhecimentos que os alunos efetivamente aprenderam com a realização do trabalho de grupo. A análise dos dados do estudo exploratório evidenciou que os alunos pensam que, quando se recorre à realização do trabalho de grupo na sala de aula, melhoram as suas aprendizagens e as suas capacidades de socialização. Estes resultados foram concordantes com as perspetivas teóricas que referem que quando os alunos passam a ser agentes ativos na construção do seu próprio conhecimento, as aprendizagens são mais sólidas, quer no domínio do conhecimento substantivo dos conteúdos quer ao nível das suas competências sócio afetivas. Os resultados mostraram também que o uso de trabalho de grupo desenvolveu nos alunos o sentido de interajuda, cooperação e aceitação do grupo e uma maior responsabilidade. O relatório inclui as considerações finais sobre o percurso formativo desenvolvido na PES, salientando as aprendizagens que mais se evidenciaram e que constituirão o primeiro passo para o meu desenvolvimento profissional.The present report was accomplished within the curricular unit of Supervised Teaching Praxis (PES) which is part of the Master’s Program in Teaching 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Science in 2nd Cycle of Basic Education in the school year 2017-2018. This praxis happened in two public schools, in Bragança between two different levels of learning: one in a class of the fourth level in the 1st Cycle and the other in a class of the sixth level in the 2nd Cycle of Basic Education. The subjects in study were Maths and Science. This report describes, analyses and reflects about several experiences of the learning-teaching process. These experiences were performed in the both contexts, in particular those practices which included the group work during the lessons inside de classroom. Along the PES, the pupils perceptions, while doing group work, were studied. For that, the pupils answered an inquiry by questionnaire. The aim was to know the pupils opinions about their learning while they were doing group work. Through observation grids it was possible to understand how the pupils organize themselves and what were their behaviors. Besides that, the application of formative assessment allowed us to realize what the pupils really learned with the group work. After analyzing the results of this exploratory study, it was clear that the pupils think they can learn more and improve their learning and social skills. These results are in line with the theoretical perspectives that refer when the learners are themselves active agents in the knowledge construction process, their learnings are more effective, not only in the knowledge itself, but also in social skills: peers cooperation, help, more responsibility and acceptance in the group. The report includes the final considerations about the formative training, developed by PES, where the most important learnings were emphasized. Bearing this in mind, that will be the first step to my profissional development.Gonçalves, AdorindaBiblioteca Digital do IPBAraújo, Sara Andresa Cássio2019-05-22T10:38:23Z201820172018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19318TID:202247856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:43:59Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19318Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:45.241176Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Araújo, Sara Andresa Cássio
Socialização nos grupos
Prática de Ensino Supervisionada
Trabalho de grupo
Cooperação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
author Araújo, Sara Andresa Cássio
author_facet Araújo, Sara Andresa Cássio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Adorinda
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Sara Andresa Cássio
dc.subject.por.fl_str_mv Socialização nos grupos
Prática de Ensino Supervisionada
Trabalho de grupo
Cooperação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Socialização nos grupos
Prática de Ensino Supervisionada
Trabalho de grupo
Cooperação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico referente ao ano letivo 2017-2018. Esta prática decorreu em dois níveis de ensino distintos: no 1.º CEB, numa turma de 4.º ano de escolaridade, e no 2.º CEB, numa turma do 6.º ano de escolaridade nas disciplinas de matemática e ciências naturais. O estágio foi desenvolvido em duas escolas do ensino público de Bragança. Este relatório descreve, analisa e reflete sobre as experiências de ensino-aprendizagem diversificadas desenvolvidas em ambos os contextos, em particular aquelas em que se procurou integrar práticas que incluíssem o desenvolvimento do trabalho de grupo em sala de aula. Efetivamente, ao longo da PES desenvolveu-se um estudo sobre quais as perceções dos alunos sobre as suas aprendizagens quando realizam trabalho de grupo. Através de um inquérito por questionário, procurou-se saber a opinião dos alunos sobre as suas aprendizagens no trabalho de grupo e utilizaram-se grelhas de observação para apurar como os alunos se organizam e quais são os seus comportamentos. Também foi aplicado um mini teste para perceber os conhecimentos que os alunos efetivamente aprenderam com a realização do trabalho de grupo. A análise dos dados do estudo exploratório evidenciou que os alunos pensam que, quando se recorre à realização do trabalho de grupo na sala de aula, melhoram as suas aprendizagens e as suas capacidades de socialização. Estes resultados foram concordantes com as perspetivas teóricas que referem que quando os alunos passam a ser agentes ativos na construção do seu próprio conhecimento, as aprendizagens são mais sólidas, quer no domínio do conhecimento substantivo dos conteúdos quer ao nível das suas competências sócio afetivas. Os resultados mostraram também que o uso de trabalho de grupo desenvolveu nos alunos o sentido de interajuda, cooperação e aceitação do grupo e uma maior responsabilidade. O relatório inclui as considerações finais sobre o percurso formativo desenvolvido na PES, salientando as aprendizagens que mais se evidenciaram e que constituirão o primeiro passo para o meu desenvolvimento profissional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-05-22T10:38:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/19318
TID:202247856
url http://hdl.handle.net/10198/19318
identifier_str_mv TID:202247856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135361063976960