Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/19318 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico referente ao ano letivo 2017-2018. Esta prática decorreu em dois níveis de ensino distintos: no 1.º CEB, numa turma de 4.º ano de escolaridade, e no 2.º CEB, numa turma do 6.º ano de escolaridade nas disciplinas de matemática e ciências naturais. O estágio foi desenvolvido em duas escolas do ensino público de Bragança. Este relatório descreve, analisa e reflete sobre as experiências de ensino-aprendizagem diversificadas desenvolvidas em ambos os contextos, em particular aquelas em que se procurou integrar práticas que incluíssem o desenvolvimento do trabalho de grupo em sala de aula. Efetivamente, ao longo da PES desenvolveu-se um estudo sobre quais as perceções dos alunos sobre as suas aprendizagens quando realizam trabalho de grupo. Através de um inquérito por questionário, procurou-se saber a opinião dos alunos sobre as suas aprendizagens no trabalho de grupo e utilizaram-se grelhas de observação para apurar como os alunos se organizam e quais são os seus comportamentos. Também foi aplicado um mini teste para perceber os conhecimentos que os alunos efetivamente aprenderam com a realização do trabalho de grupo. A análise dos dados do estudo exploratório evidenciou que os alunos pensam que, quando se recorre à realização do trabalho de grupo na sala de aula, melhoram as suas aprendizagens e as suas capacidades de socialização. Estes resultados foram concordantes com as perspetivas teóricas que referem que quando os alunos passam a ser agentes ativos na construção do seu próprio conhecimento, as aprendizagens são mais sólidas, quer no domínio do conhecimento substantivo dos conteúdos quer ao nível das suas competências sócio afetivas. Os resultados mostraram também que o uso de trabalho de grupo desenvolveu nos alunos o sentido de interajuda, cooperação e aceitação do grupo e uma maior responsabilidade. O relatório inclui as considerações finais sobre o percurso formativo desenvolvido na PES, salientando as aprendizagens que mais se evidenciaram e que constituirão o primeiro passo para o meu desenvolvimento profissional. |
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Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoSocialização nos gruposPrática de Ensino SupervisionadaTrabalho de grupoCooperaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico referente ao ano letivo 2017-2018. Esta prática decorreu em dois níveis de ensino distintos: no 1.º CEB, numa turma de 4.º ano de escolaridade, e no 2.º CEB, numa turma do 6.º ano de escolaridade nas disciplinas de matemática e ciências naturais. O estágio foi desenvolvido em duas escolas do ensino público de Bragança. Este relatório descreve, analisa e reflete sobre as experiências de ensino-aprendizagem diversificadas desenvolvidas em ambos os contextos, em particular aquelas em que se procurou integrar práticas que incluíssem o desenvolvimento do trabalho de grupo em sala de aula. Efetivamente, ao longo da PES desenvolveu-se um estudo sobre quais as perceções dos alunos sobre as suas aprendizagens quando realizam trabalho de grupo. Através de um inquérito por questionário, procurou-se saber a opinião dos alunos sobre as suas aprendizagens no trabalho de grupo e utilizaram-se grelhas de observação para apurar como os alunos se organizam e quais são os seus comportamentos. Também foi aplicado um mini teste para perceber os conhecimentos que os alunos efetivamente aprenderam com a realização do trabalho de grupo. A análise dos dados do estudo exploratório evidenciou que os alunos pensam que, quando se recorre à realização do trabalho de grupo na sala de aula, melhoram as suas aprendizagens e as suas capacidades de socialização. Estes resultados foram concordantes com as perspetivas teóricas que referem que quando os alunos passam a ser agentes ativos na construção do seu próprio conhecimento, as aprendizagens são mais sólidas, quer no domínio do conhecimento substantivo dos conteúdos quer ao nível das suas competências sócio afetivas. Os resultados mostraram também que o uso de trabalho de grupo desenvolveu nos alunos o sentido de interajuda, cooperação e aceitação do grupo e uma maior responsabilidade. O relatório inclui as considerações finais sobre o percurso formativo desenvolvido na PES, salientando as aprendizagens que mais se evidenciaram e que constituirão o primeiro passo para o meu desenvolvimento profissional.The present report was accomplished within the curricular unit of Supervised Teaching Praxis (PES) which is part of the Master’s Program in Teaching 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Science in 2nd Cycle of Basic Education in the school year 2017-2018. This praxis happened in two public schools, in Bragança between two different levels of learning: one in a class of the fourth level in the 1st Cycle and the other in a class of the sixth level in the 2nd Cycle of Basic Education. The subjects in study were Maths and Science. This report describes, analyses and reflects about several experiences of the learning-teaching process. These experiences were performed in the both contexts, in particular those practices which included the group work during the lessons inside de classroom. Along the PES, the pupils perceptions, while doing group work, were studied. For that, the pupils answered an inquiry by questionnaire. The aim was to know the pupils opinions about their learning while they were doing group work. Through observation grids it was possible to understand how the pupils organize themselves and what were their behaviors. Besides that, the application of formative assessment allowed us to realize what the pupils really learned with the group work. After analyzing the results of this exploratory study, it was clear that the pupils think they can learn more and improve their learning and social skills. These results are in line with the theoretical perspectives that refer when the learners are themselves active agents in the knowledge construction process, their learnings are more effective, not only in the knowledge itself, but also in social skills: peers cooperation, help, more responsibility and acceptance in the group. The report includes the final considerations about the formative training, developed by PES, where the most important learnings were emphasized. Bearing this in mind, that will be the first step to my profissional development.Gonçalves, AdorindaBiblioteca Digital do IPBAraújo, Sara Andresa Cássio2019-05-22T10:38:23Z201820172018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19318TID:202247856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:43:59Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19318Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:45.241176Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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