A recetividade ao trabalho de grupo no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Carla Sofia Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2145
Resumo: RESUMO O presente relatório de estágio integra uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto e uma investigação empírica que pretende averiguar se professores e alunos são recetivos ao trabalho de grupo e de que forma o incrementam aquando da concretização de atividades de ensino-aprendizagem, com particular ênfase na área curricular de Estudo do Meio. Para o efeito, recorremos ao material por nós desenvolvido ao longo dos estágios, bem como a autores de referência em educação, a fim de refletirmos sobre as nossas práticas e também sobre a metodologia de trabalho de grupo e a sua utilização no 1.º CEB. Em termos empíricos realizámos uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. Este foi aplicado a professores e alunos do 4º ano de escolaridade de todas as escolas públicas e privadas do concelho de Lamego. Os dados obtidos permitem concluir que quer os professores quer os alunos são bastante recetivos ao trabalho de grupo e que este é desenvolvido, frequentemente, nas salas de aula do 4º ano, sobretudo em Estudo do Meio, sendo utilizado de preferência para a pesquisa de informação e realização de atividades experimentais. Esta metodologia permite aos alunos não só uma maior interação social como também facilita a aquisição de conteúdos nesta área curricular.
id RCAP_09f6da6e7ec7dc8935eeabc1210bd396
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2145
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A recetividade ao trabalho de grupo no 1º ciclo do ensino básicoReflexãoTrabalho de grupoCooperação1º Ciclo do Ensino BásicoRESUMO O presente relatório de estágio integra uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto e uma investigação empírica que pretende averiguar se professores e alunos são recetivos ao trabalho de grupo e de que forma o incrementam aquando da concretização de atividades de ensino-aprendizagem, com particular ênfase na área curricular de Estudo do Meio. Para o efeito, recorremos ao material por nós desenvolvido ao longo dos estágios, bem como a autores de referência em educação, a fim de refletirmos sobre as nossas práticas e também sobre a metodologia de trabalho de grupo e a sua utilização no 1.º CEB. Em termos empíricos realizámos uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. Este foi aplicado a professores e alunos do 4º ano de escolaridade de todas as escolas públicas e privadas do concelho de Lamego. Os dados obtidos permitem concluir que quer os professores quer os alunos são bastante recetivos ao trabalho de grupo e que este é desenvolvido, frequentemente, nas salas de aula do 4º ano, sobretudo em Estudo do Meio, sendo utilizado de preferência para a pesquisa de informação e realização de atividades experimentais. Esta metodologia permite aos alunos não só uma maior interação social como também facilita a aquisição de conteúdos nesta área curricular.ABSTRACT The following report includes a critical reflection on developed practices in a context and also an empirical research which intends to ascertain if teachers and students welcome group work and in which way do they develop it on teaching - learning activities with a particular emphasis on the curriculum area of Environment Studies. For this purpose we used resources developed by us during our practice activities as well as the advised education’ authors in order to bethink not only on our practices but also on the group work methodology applied on primary school. In what concerns to the empirically data, we conducted a descriptive research based on a inquiry by questionnaire which was applied to teachers and students from the fourth year of all public and private schools in the city of Lamego. The obtained data showed that both teachers and students are quite receptive to group work. This kind of work is often developed inside the fourth year students’ classrooms, mainly when they are working on Environment Studies and it is usually conducted on information research and on experimental research work/activities. This methodology allows students not only a bigger social interaction and also favor the contents acquisition in this curricular area.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuCardoso, Ana PaulaRocha, JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuGuedes, Carla Sofia Pereira2014-05-19T12:53:40Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2145porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:26Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:24.318110Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A recetividade ao trabalho de grupo no 1º ciclo do ensino básico
title A recetividade ao trabalho de grupo no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A recetividade ao trabalho de grupo no 1º ciclo do ensino básico
Guedes, Carla Sofia Pereira
Reflexão
Trabalho de grupo
Cooperação
1º Ciclo do Ensino Básico
title_short A recetividade ao trabalho de grupo no 1º ciclo do ensino básico
title_full A recetividade ao trabalho de grupo no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A recetividade ao trabalho de grupo no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A recetividade ao trabalho de grupo no 1º ciclo do ensino básico
title_sort A recetividade ao trabalho de grupo no 1º ciclo do ensino básico
author Guedes, Carla Sofia Pereira
author_facet Guedes, Carla Sofia Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Ana Paula
Rocha, João
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Carla Sofia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexão
Trabalho de grupo
Cooperação
1º Ciclo do Ensino Básico
topic Reflexão
Trabalho de grupo
Cooperação
1º Ciclo do Ensino Básico
description RESUMO O presente relatório de estágio integra uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto e uma investigação empírica que pretende averiguar se professores e alunos são recetivos ao trabalho de grupo e de que forma o incrementam aquando da concretização de atividades de ensino-aprendizagem, com particular ênfase na área curricular de Estudo do Meio. Para o efeito, recorremos ao material por nós desenvolvido ao longo dos estágios, bem como a autores de referência em educação, a fim de refletirmos sobre as nossas práticas e também sobre a metodologia de trabalho de grupo e a sua utilização no 1.º CEB. Em termos empíricos realizámos uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. Este foi aplicado a professores e alunos do 4º ano de escolaridade de todas as escolas públicas e privadas do concelho de Lamego. Os dados obtidos permitem concluir que quer os professores quer os alunos são bastante recetivos ao trabalho de grupo e que este é desenvolvido, frequentemente, nas salas de aula do 4º ano, sobretudo em Estudo do Meio, sendo utilizado de preferência para a pesquisa de informação e realização de atividades experimentais. Esta metodologia permite aos alunos não só uma maior interação social como também facilita a aquisição de conteúdos nesta área curricular.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2014-05-19T12:53:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2145
url http://hdl.handle.net/10400.19/2145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130879575982080