As percepções dos professores face à importância do envolvimento da família na vida escolar dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prego, João
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4305
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_ce37b37bea2633fd8f4a2b523f7ac01f
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4305
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As percepções dos professores face à importância do envolvimento da família na vida escolar dos alunosPercepçãoProfessorFamíliaAlunosEnvolvimentoPerceptionTeacherFamilyStudentInvolvementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioO presente estudo pretendia conhecer as percepções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico face à importância do envolvimento dos pais na vida escolar dos alunos e saber se os professores percepcionam de modo diferente o envolvimento dos pais dos bons e fracos alunos. O trabalho divide-se em duas partes. A primeira parte debruça-se sobre o enquadramento teórico do tema e a segunda parte sobre o método e a apresentação, interpretação e discussão dos resultados. Participaram no estudo 65 professores do 1º ciclo de algumas escolas da região de Lisboa, dos quais 13 eram do sexo masculino e 52 do sexo feminino. Os professores foram questionados sobre a importância do envolvimento parental no sucesso dos alunos e sobre as suas percepções face ao envolvimento dos pais dos bons e fracos alunos. Para o estudo, foi utilizado um questionário que caracterizava as percepções do envolvimento dos pais em três dimensões: 1)- o envolvimento dos pais na escola, 2)- o envolvimento dos pais em casa e 3)- a comunicação dos pais com os professores. Os resultados que encontramos mostram que os professores percepcionam como importante o envolvimento dos pais no sucesso escolar dos filhos. Entretanto, os professores consideram o envolvimento dos pais em casa e na comunicação com os professores mais importantes para o sucesso dos alunos do que o envolvimento dos pais na escola. Também verificamos que os professores percepcionam os pais dos bons alunos como mais envolvidos na vida académica dos alunos em casa e na comunicação do que na escola.ABSTRACT: This study intends to know the Primary School Teachers’ perceptions concerning the importance of family involvement in the children’s school life and if in opinion of the teachers, the good student parents are more involvement in the children’s school life than the failure student parents. The study was divided in two parts. In the first part, we framed the problem. In the second part of our work, we presented the data we collected and interpreted and discussed the results. Sixty-five Primary School teachers’ (52 women and 13 men) from some schools of Lisbon participated in the study. The teachers were inquired about the importance of family involvement in the children’s success and if the teachers’ perceptions about family involvement differ according the good and failure student. We used Teachers Perceptions Questionnaire that ask teachers perceptions about family involvement at home, in school and communication with teachers. The results show that the teachers consider family involvement as important in the children´s school life. But the teachers consider family involvement at home and communication with teachers more important in children’s success than family involvement in school. Also, the results show that teachers consider parents of good student as more involved than failure student´s parents.Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesRepositório do ISPAPrego, João2016-01-29T20:25:52Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4305porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:03Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4305Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:06.861847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As percepções dos professores face à importância do envolvimento da família na vida escolar dos alunos
title As percepções dos professores face à importância do envolvimento da família na vida escolar dos alunos
spellingShingle As percepções dos professores face à importância do envolvimento da família na vida escolar dos alunos
Prego, João
Percepção
Professor
Família
Alunos
Envolvimento
Perception
Teacher
Family
Student
Involvement
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short As percepções dos professores face à importância do envolvimento da família na vida escolar dos alunos
title_full As percepções dos professores face à importância do envolvimento da família na vida escolar dos alunos
title_fullStr As percepções dos professores face à importância do envolvimento da família na vida escolar dos alunos
title_full_unstemmed As percepções dos professores face à importância do envolvimento da família na vida escolar dos alunos
title_sort As percepções dos professores face à importância do envolvimento da família na vida escolar dos alunos
author Prego, João
author_facet Prego, João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Prego, João
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção
Professor
Família
Alunos
Envolvimento
Perception
Teacher
Family
Student
Involvement
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Percepção
Professor
Família
Alunos
Envolvimento
Perception
Teacher
Family
Student
Involvement
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010-01-01T00:00:00Z
2016-01-29T20:25:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/4305
url http://hdl.handle.net/10400.12/4305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130082016493568