A Importância da Gramática na Oralidade e na Aprendizagem do Português como Língua Estrangeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/148487 |
Resumo: | Para se fazer um adequado uso e se alcançar uma correta compreensão da língua portuguesa é essencial dominar bem as regras da gramática, não só em texto escrito mas também na oralidade. Por isso, nesta dissertação, analisar-se-á a função estrutural da gramática em especial na aplicação oral da língua e que métodos os professores podem adotar para a ensinarem aos estudantes, sem estes acharem isso, como acontece muitas vezes, algo entediante e insípido. Assim, na primeira parte, clarificar-se-á o contexto e o conceito de gramática portuguesa. De seguida, na segunda parte, irá analisar-se o papel que a gramática desempenha no domínio da expressão oral, um dos eixos fundamentais da nossa aprendizagem do português. A fim de promover a inovação no ensino e na aprendizagem, e para aprofundar o desenvolvimento e a divulgação do português, precisamos de estudar, analisar e encontrar melhores formas de ensino da gramática, formas que sejam mais práticas e que estejam de acordo com o contexto do ensino, mas também com a vida real. Por isso, finalmente, na terceira parte, irá apresentar-se os resultados de alguns questionários realizados em aulas de português, para procurar os melhores métodos de ensino da gramática. Vai-se ainda examinar um dos manuais mais usados no ensino da língua portuguesa na China. Analisando os resultados, poderemos reconhecer o papel absolutamente fundamental que a gramática desempenha no processo de comunicação linguística, enquanto garantia de uma correta e compreensível expressão de ideias e de um uso adequado da língua. |
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A Importância da Gramática na Oralidade e na Aprendizagem do Português como Língua EstrangeiraEnsino da gramáticaOralidadePLEMétodo pedagógico explícito e implícitoEnsino cooperativoGrammar teachingOralityCooperative teachingExplicit and implicit pedagogical methodDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasPara se fazer um adequado uso e se alcançar uma correta compreensão da língua portuguesa é essencial dominar bem as regras da gramática, não só em texto escrito mas também na oralidade. Por isso, nesta dissertação, analisar-se-á a função estrutural da gramática em especial na aplicação oral da língua e que métodos os professores podem adotar para a ensinarem aos estudantes, sem estes acharem isso, como acontece muitas vezes, algo entediante e insípido. Assim, na primeira parte, clarificar-se-á o contexto e o conceito de gramática portuguesa. De seguida, na segunda parte, irá analisar-se o papel que a gramática desempenha no domínio da expressão oral, um dos eixos fundamentais da nossa aprendizagem do português. A fim de promover a inovação no ensino e na aprendizagem, e para aprofundar o desenvolvimento e a divulgação do português, precisamos de estudar, analisar e encontrar melhores formas de ensino da gramática, formas que sejam mais práticas e que estejam de acordo com o contexto do ensino, mas também com a vida real. Por isso, finalmente, na terceira parte, irá apresentar-se os resultados de alguns questionários realizados em aulas de português, para procurar os melhores métodos de ensino da gramática. Vai-se ainda examinar um dos manuais mais usados no ensino da língua portuguesa na China. Analisando os resultados, poderemos reconhecer o papel absolutamente fundamental que a gramática desempenha no processo de comunicação linguística, enquanto garantia de uma correta e compreensível expressão de ideias e de um uso adequado da língua.In order to make proper use and to achieve a correct understanding of the Portuguese language, it is essential to master the rules of grammar well, not only in written text, but also orally. In this dissertation, I will analyze the structural function of grammar in the oral application of language and what methods teachers can adopt to teach it to students, without the latter finding it, as it often happens, something boring and insipid. Thus, in the first part, I will clarify the context and the concept of Portuguese grammar. Then, we will analyze the role that grammar plays in the domain of oral expression, one of the fundamental axes of our Portuguese learning. To promote innovation in teaching and learning, and to further the development and dissemination of Portuguese, we need to study, analyze, and find better ways of teaching grammar, ways that are more practical and ways that are more practical and that are inspired by the teaching context and real life. So, finally, in the third part, I will carry out some questionnaires in Portuguese classes to look for the best methods of teaching grammar and I will assay one of the most used textbooks in teaching Portuguese in China. By analyzing the results, we will be able to recognize the extremely key role that grammar plays in the process of linguistic communication, as a guarantee for a correct and comprehensible expression of ideas and an adequate use of the language.Gale, Ana Maria Mão de Ferro Martinho CarverRUNYanyan, Zhu2023-02-01T12:05:38Z2022-12-052022-04-222022-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/148487TID:203127455porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:29:58Zoai:run.unl.pt:10362/148487Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:53:23.127588Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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