A Importância da Gramática na Oralidade e na Aprendizagem do Português como Língua Estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yanyan, Zhu
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/148487
Resumo: Para se fazer um adequado uso e se alcançar uma correta compreensão da língua portuguesa é essencial dominar bem as regras da gramática, não só em texto escrito mas também na oralidade. Por isso, nesta dissertação, analisar-se-á a função estrutural da gramática em especial na aplicação oral da língua e que métodos os professores podem adotar para a ensinarem aos estudantes, sem estes acharem isso, como acontece muitas vezes, algo entediante e insípido. Assim, na primeira parte, clarificar-se-á o contexto e o conceito de gramática portuguesa. De seguida, na segunda parte, irá analisar-se o papel que a gramática desempenha no domínio da expressão oral, um dos eixos fundamentais da nossa aprendizagem do português. A fim de promover a inovação no ensino e na aprendizagem, e para aprofundar o desenvolvimento e a divulgação do português, precisamos de estudar, analisar e encontrar melhores formas de ensino da gramática, formas que sejam mais práticas e que estejam de acordo com o contexto do ensino, mas também com a vida real. Por isso, finalmente, na terceira parte, irá apresentar-se os resultados de alguns questionários realizados em aulas de português, para procurar os melhores métodos de ensino da gramática. Vai-se ainda examinar um dos manuais mais usados no ensino da língua portuguesa na China. Analisando os resultados, poderemos reconhecer o papel absolutamente fundamental que a gramática desempenha no processo de comunicação linguística, enquanto garantia de uma correta e compreensível expressão de ideias e de um uso adequado da língua.
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