Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da transição digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1ºCEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21970 |
Resumo: | No atual contexto de aulas presenciais, tornou-se necessário encontrar novas formas de aprendizagem para os alunos de forma a conseguirem adquirir aprendizagens significativas. Utilizámos o trabalho colaborativo, em grupo, e o recurso a RED de forma a conseguir as interações que permitissem desenvolver estratégias de aprendizagem a alunos com NE e que promovessem, ao mesmo tempo, a sua inclusão nas turmas onde estavam integrados. Este trabalho apresenta um projeto que utilizou um grupo de alunos com NE, de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde foi desenvolvida e apresentada uma história a partir do RED Calaméo com o objetivo de potenciar a inclusão destes alunos com os seus pares. Complementarmente, pretendeu-se perceber se os alunos com NE se sentiam mais motivados, mais integrados em contexto de sala de aula e mais bem aceites pelos seus pares. Como resultados, podemos verificar que o grupo de alunos desenvolveu capacidades de linguagem, de expressividade, bem como de interação, que até ao momento não tinham. A autoestima e motivação dos mesmos foi evidenciada pelas professoras das turmas como relevantes após a apresentação da história. Consideramos que foram atingidos os objetivos propostos nomeadamente, através do trabalho colaborativo e da exploração de RED, como veículos potenciadores da integração dos alunos e melhoria da sua autoestima. |
id |
RCAP_ce64fc09a2681a7ece7e94d6b23d337e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21970 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da transição digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1ºCEBLos Recursos Educativos Digitales como facilitadores de la transición digital en tiempos de pandemia: una estrategia para la inclusión de estudiantes con necesidades específicas en el 1ºCEBOs Recursos Educativos Digitais como facilitadores da transição digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1ºCEBArtigosNo atual contexto de aulas presenciais, tornou-se necessário encontrar novas formas de aprendizagem para os alunos de forma a conseguirem adquirir aprendizagens significativas. Utilizámos o trabalho colaborativo, em grupo, e o recurso a RED de forma a conseguir as interações que permitissem desenvolver estratégias de aprendizagem a alunos com NE e que promovessem, ao mesmo tempo, a sua inclusão nas turmas onde estavam integrados. Este trabalho apresenta um projeto que utilizou um grupo de alunos com NE, de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde foi desenvolvida e apresentada uma história a partir do RED Calaméo com o objetivo de potenciar a inclusão destes alunos com os seus pares. Complementarmente, pretendeu-se perceber se os alunos com NE se sentiam mais motivados, mais integrados em contexto de sala de aula e mais bem aceites pelos seus pares. Como resultados, podemos verificar que o grupo de alunos desenvolveu capacidades de linguagem, de expressividade, bem como de interação, que até ao momento não tinham. A autoestima e motivação dos mesmos foi evidenciada pelas professoras das turmas como relevantes após a apresentação da história. Consideramos que foram atingidos os objetivos propostos nomeadamente, através do trabalho colaborativo e da exploração de RED, como veículos potenciadores da integração dos alunos e melhoria da sua autoestima.In the current context of face-to-face classes, it has become necessary to find new ways of learning for students in order to acquire meaningful learning. We used collaborative, group work and the use of RED in order to achieve the interactions that would allow the development of learning strategies for students with NE and that would promote, at the same time, their inclusion in the classes where they were integrated. This work presents a project that used a group of students with NE, from a Primary School, where a story from RED Calaméo was developed and presented with the aim of enhancing the inclusion of these students with their peers. Complementarily, it was intended to understand if the students with NE felt more motivated, more integrated in a classroom context and better accepted by their peers. As a result, we can see that the group of students developed language skills, expressiveness, as well as interaction, which they did not have until now. Their self-esteem and motivation was evidenced by the class teachers as relevant after the presentation of the story. We consider that the proposed objectives have been achieved namely, through collaborative work and the exploration of RED, as vehicles for the integration of students and the improvement of their self-esteem.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2020-12-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21970por2182-9608Samartinho, Ana CatarinaNovo, CristinaSamartinho, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:52Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21970Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:09.111925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da transição digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1ºCEB Los Recursos Educativos Digitales como facilitadores de la transición digital en tiempos de pandemia: una estrategia para la inclusión de estudiantes con necesidades específicas en el 1ºCEB Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da transição digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1ºCEB |
title |
Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da transição digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1ºCEB |
spellingShingle |
Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da transição digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1ºCEB Samartinho, Ana Catarina Artigos |
title_short |
Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da transição digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1ºCEB |
title_full |
Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da transição digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1ºCEB |
title_fullStr |
Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da transição digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1ºCEB |
title_full_unstemmed |
Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da transição digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1ºCEB |
title_sort |
Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da transição digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1ºCEB |
author |
Samartinho, Ana Catarina |
author_facet |
Samartinho, Ana Catarina Novo, Cristina Samartinho, João |
author_role |
author |
author2 |
Novo, Cristina Samartinho, João |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Samartinho, Ana Catarina Novo, Cristina Samartinho, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
No atual contexto de aulas presenciais, tornou-se necessário encontrar novas formas de aprendizagem para os alunos de forma a conseguirem adquirir aprendizagens significativas. Utilizámos o trabalho colaborativo, em grupo, e o recurso a RED de forma a conseguir as interações que permitissem desenvolver estratégias de aprendizagem a alunos com NE e que promovessem, ao mesmo tempo, a sua inclusão nas turmas onde estavam integrados. Este trabalho apresenta um projeto que utilizou um grupo de alunos com NE, de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde foi desenvolvida e apresentada uma história a partir do RED Calaméo com o objetivo de potenciar a inclusão destes alunos com os seus pares. Complementarmente, pretendeu-se perceber se os alunos com NE se sentiam mais motivados, mais integrados em contexto de sala de aula e mais bem aceites pelos seus pares. Como resultados, podemos verificar que o grupo de alunos desenvolveu capacidades de linguagem, de expressividade, bem como de interação, que até ao momento não tinham. A autoestima e motivação dos mesmos foi evidenciada pelas professoras das turmas como relevantes após a apresentação da história. Consideramos que foram atingidos os objetivos propostos nomeadamente, através do trabalho colaborativo e da exploração de RED, como veículos potenciadores da integração dos alunos e melhoria da sua autoestima. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21970 |
url |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130486882172928 |