Implicações das atividades de enriquecimento curricular (AEC) na organização do trabalho docente e nas práticas de monodocência - representações dos atores organizacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Videira, Jorge Manuel Vicente
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8360
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração Escolar
id RCAP_ce9a14fe7f165a3e10be7978fa51f5c7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8360
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implicações das atividades de enriquecimento curricular (AEC) na organização do trabalho docente e nas práticas de monodocência - representações dos atores organizacionaisEscola a tempo inteiroEnriquecimento curricularMonodocência e coadjuvaçãoLógicas organizacionaisFull-time schoolExtra academic activitiesSingle lecturer and cooperationOrganizational logicsDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração EscolarNo âmbito da Escola a Tempo Inteiro (ETI), a introdução das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) veio alterar a organização das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) de uma forma muito significativa, com repercussões na estrutura, nos processos, nos modos de organização do trabalho dos professores, nas relações e interações e nos tempos e dos espaços escolares de educação formal e não formal. Com o presente estudo no âmbito da administração educacional, pretende-se dar a conhecer, a partir das representações dos atores organizacionais, as influências e implicações do programa de generalização das AEC, nas lógicas organizacionais das escolas públicas ao nível do conceito e das práticas de monodocência no 1.º ciclo do ensino básico. Realizado em três Agrupamentos de Escolas da zona de Lisboa, o estudo visou: conhecer e analisar as representações dos gestores de topo e intermédios sobre o modelo de implementação da política de ETI e as suas implicações nas dimensões organizacionais dos agrupamentos de escolas; e analisar as implicações das AEC no regime de monodocência, ao nível da organização do trabalho dos professores do 1.º ciclo do ensino básico, dos processos de articulação entre docentes e nos processos de transição para o 2.º ciclo do ensino básico. As conclusões apontam para a existência de divergências entre as representações dos Diretores e as dos Coordenadores do 1.º ciclo em relação ao modelo de implementação da política; e para a importância do trabalho de parceria e articulação que é realizado entre os professores das AEC e os do 1.º ciclo, reconhecendo-se: a emergência de uma “monodocência coadjuvada”; a existência de relações profissionais de cooperação e articulação; e a existência de mais-valias para as escolas trazidas pelos professores das AEC, por serem portadores de outras valências de conhecimento e contribuírem para facilitar a transição entre ciclos.ABSTRACT In the scope of full-time school (FTS), the introduction of extra academic activities (EAA), has come to alter the organization of elementary schools in a manner of most significance, with repercussions in the structure, procedures, in the ways of management of the educators’ work, in the relations and interactions and the school times and spaces of formal and non-formal education. With the following study in the scope of educational administration, it aims to make known, from the representations of the organizational players, the influences and implications of EAA’s generalization program, in the organizational logics of public schools at the concept level and the single educator practices in the elementary school. Accomplished in three school groupings in the Lisbon area, the study aimed: To acknowledge and analyze the representations of top and medium managers over the model of FTS’ political implementation and its implications on the schools’ groupings organizational dimensions; and analyze the EAA’s implication on the single educators’ regime, on the level of organization of the elementary school’s lecturers’ work, of the articulation processes between lecturers and the transitional processes to the middle school level. The conclusions point to the existence of divergences between the representations of the Principals and the Coordinators of the elementary school in relation to the model of political implementation; and to the importance of a partnership’s work and articulation which is accomplished between the EAA’s lecturers and those from the elementary school, acknowledging that: the appearance of a “single lecturer’s cooperation”; the existence of professional relations of cooperation and articulation; and the existence of gains to the schools brought by the EAA’s lecturers, for being carriers of other knowledge advantages and for contributing to facilitate the transition between cycles.Pires, CarlosRCIPLVideira, Jorge Manuel Vicente2018-04-06T10:31:38Z2017-12-152017-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8360TID:201851580porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:42Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:08.244243Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implicações das atividades de enriquecimento curricular (AEC) na organização do trabalho docente e nas práticas de monodocência - representações dos atores organizacionais
title Implicações das atividades de enriquecimento curricular (AEC) na organização do trabalho docente e nas práticas de monodocência - representações dos atores organizacionais
spellingShingle Implicações das atividades de enriquecimento curricular (AEC) na organização do trabalho docente e nas práticas de monodocência - representações dos atores organizacionais
Videira, Jorge Manuel Vicente
Escola a tempo inteiro
Enriquecimento curricular
Monodocência e coadjuvação
Lógicas organizacionais
Full-time school
Extra academic activities
Single lecturer and cooperation
Organizational logics
title_short Implicações das atividades de enriquecimento curricular (AEC) na organização do trabalho docente e nas práticas de monodocência - representações dos atores organizacionais
title_full Implicações das atividades de enriquecimento curricular (AEC) na organização do trabalho docente e nas práticas de monodocência - representações dos atores organizacionais
title_fullStr Implicações das atividades de enriquecimento curricular (AEC) na organização do trabalho docente e nas práticas de monodocência - representações dos atores organizacionais
title_full_unstemmed Implicações das atividades de enriquecimento curricular (AEC) na organização do trabalho docente e nas práticas de monodocência - representações dos atores organizacionais
title_sort Implicações das atividades de enriquecimento curricular (AEC) na organização do trabalho docente e nas práticas de monodocência - representações dos atores organizacionais
author Videira, Jorge Manuel Vicente
author_facet Videira, Jorge Manuel Vicente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Carlos
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Videira, Jorge Manuel Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Escola a tempo inteiro
Enriquecimento curricular
Monodocência e coadjuvação
Lógicas organizacionais
Full-time school
Extra academic activities
Single lecturer and cooperation
Organizational logics
topic Escola a tempo inteiro
Enriquecimento curricular
Monodocência e coadjuvação
Lógicas organizacionais
Full-time school
Extra academic activities
Single lecturer and cooperation
Organizational logics
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração Escolar
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
2017-12-15T00:00:00Z
2018-04-06T10:31:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8360
TID:201851580
url http://hdl.handle.net/10400.21/8360
identifier_str_mv TID:201851580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133433109151744