Música tradicional madeirense como ferramenta motivadora na aprendizagem inicial do piano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/34755 |
Resumo: | O presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, que se insere no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro, encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte consiste num Projeto Educativo que visa o desenvolvimento de arranjos para piano baseados em melodias tradicionais madeirenses e a sua adaptação aos níveis iniciantes. Foi feita uma revisão de literatura para fundamentar a pertinência do projeto e foram empregues metodologias diversificadas com o propósito de verificar a sua viabilidade. Com este estudo de caso pretende-se utilizar a Música Tradicional Madeirense como ferramenta pedagógica na aprendizagem inicial do piano, tendo como foco principal de análise o seu impacto a nível motivacional. A segunda parte consiste no relatório de estágio realizado no Núcleo do Caniço do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira no ano letivo de 2020/2021. |
id |
RCAP_cea69caff2f90950fd7d870d0cecd84a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/34755 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Música tradicional madeirense como ferramenta motivadora na aprendizagem inicial do pianoEnsino de músicaMotivaçãoIniciação ao pianoMúsica tradicional madeirenseO presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, que se insere no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro, encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte consiste num Projeto Educativo que visa o desenvolvimento de arranjos para piano baseados em melodias tradicionais madeirenses e a sua adaptação aos níveis iniciantes. Foi feita uma revisão de literatura para fundamentar a pertinência do projeto e foram empregues metodologias diversificadas com o propósito de verificar a sua viabilidade. Com este estudo de caso pretende-se utilizar a Música Tradicional Madeirense como ferramenta pedagógica na aprendizagem inicial do piano, tendo como foco principal de análise o seu impacto a nível motivacional. A segunda parte consiste no relatório de estágio realizado no Núcleo do Caniço do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira no ano letivo de 2020/2021.This Final Report of the Supervised Teaching Practise, a component of the Masters’ Degree in Music Education of the University of Aveiro, is divided in two sections. The first part consists of an Educative Project that aims to develop a set of piano arrangements based on traditional melodies from Madeira and adjust them for beginner levels of piano learning. A review of the existing literature was used to substantiate the relevance of this study and a group of varied methodologies was applied to verify the feasibility of the project. This case study aims to use traditional music of Madeira as a pedagogical tool in the beginner level of piano learning, having the main focus on the analysis of its motivational impact. The second part is the report of the internship that took place in the school year of 2020/2021 in Núcleo do Caniço do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira.2022-09-22T15:21:17Z2021-12-17T00:00:00Z2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34755porFernandes, Janine Ramos Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:07:02Zoai:ria.ua.pt:10773/34755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:56.964801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música tradicional madeirense como ferramenta motivadora na aprendizagem inicial do piano |
title |
Música tradicional madeirense como ferramenta motivadora na aprendizagem inicial do piano |
spellingShingle |
Música tradicional madeirense como ferramenta motivadora na aprendizagem inicial do piano Fernandes, Janine Ramos Vieira Ensino de música Motivação Iniciação ao piano Música tradicional madeirense |
title_short |
Música tradicional madeirense como ferramenta motivadora na aprendizagem inicial do piano |
title_full |
Música tradicional madeirense como ferramenta motivadora na aprendizagem inicial do piano |
title_fullStr |
Música tradicional madeirense como ferramenta motivadora na aprendizagem inicial do piano |
title_full_unstemmed |
Música tradicional madeirense como ferramenta motivadora na aprendizagem inicial do piano |
title_sort |
Música tradicional madeirense como ferramenta motivadora na aprendizagem inicial do piano |
author |
Fernandes, Janine Ramos Vieira |
author_facet |
Fernandes, Janine Ramos Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Janine Ramos Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de música Motivação Iniciação ao piano Música tradicional madeirense |
topic |
Ensino de música Motivação Iniciação ao piano Música tradicional madeirense |
description |
O presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, que se insere no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro, encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte consiste num Projeto Educativo que visa o desenvolvimento de arranjos para piano baseados em melodias tradicionais madeirenses e a sua adaptação aos níveis iniciantes. Foi feita uma revisão de literatura para fundamentar a pertinência do projeto e foram empregues metodologias diversificadas com o propósito de verificar a sua viabilidade. Com este estudo de caso pretende-se utilizar a Música Tradicional Madeirense como ferramenta pedagógica na aprendizagem inicial do piano, tendo como foco principal de análise o seu impacto a nível motivacional. A segunda parte consiste no relatório de estágio realizado no Núcleo do Caniço do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira no ano letivo de 2020/2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-17T00:00:00Z 2021-12-17 2022-09-22T15:21:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/34755 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/34755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137714310742016 |