Para além da nossa sala: espaço exterior como impulsionador de novas descobertas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neiva, Ana Patrícia da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/77913
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_cecac1a43123fd443aa11020ecd5bbcc
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77913
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Para além da nossa sala: espaço exterior como impulsionador de novas descobertasBeyond our room: outer space as a driver of new discoveriesAprendizagem ativaBrincarEducação ambientalEspaço exteriorSustentabilidadeActive learningPlayEnvironmental educationOutdoor spaceSustainabilityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar visa demonstrar o processo de planificação, dinamização e avaliação do projeto de intervenção pedagógica desenvolvido ao longo do estágio. A valência de Creche compreendeu um grupo de crianças na faixa etária dos 2 e 3 anos de idade, e a valência de Educação Pré-Escolar abrangia um grupo com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. A aproximação à metodologia de investigação-ação possibilitou a contextualização da intervenção admitindo uma prática pedagógica alicerçada na intencionalidade educativa e fundamentada em processos reflexivos. As alterações climáticas são um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta. A atual geração procura soluções céleres, que se traduzem, essencialmente, na adoção de medidas práticas. As crianças são o futuro de esperança que no presente se traduz na urgente mudança. Para que advenham mudanças societais e para garantir um melhor futuro para as gerações vindouras, minimizando os danos que o planeta sofrerá, é fundamental aumentar o tempo de contacto das crianças com o ar livre. Para que as mesmas possam, na verdadeira essência do brincar, explorar, sentir e saborear a Natureza, dado que ninguém poderá desenvolver sentimentos de respeito, encantamento e preservação por algo que não reconhece. Assim, o projeto de intervenção intitulado de “Para além da nossa sala: Espaço exterior como impulsionador de novas descobertas” teve como principal intuito ampliar o tempo de contacto e o leque de experiências de qualidade no espaço exterior, onde através do brincar, as crianças exerceram um papel ativo na sua aprendizagem. Numa fase nominal, principiou-se o entendimento de atitudes de conservação da Natureza, visível no comprometimento e na inquietação das crianças em cuidar do espaço exterior.The present Internship Report for obtaining a Master's degree in Pre-School Education aims to demonstrate the process of planning, promoting and evaluating the pedagogical intervention project developed during the internship. The Nursery valence comprised a group of children in the aged between of 2 and 3 years old, and the Pre-School Education valence covered a group in the age gap from 3 to 6 years. The approach to the action-research methodology made it possible to contextualize the intervention, admitting a pedagogical practice based on educational intentionality and grounded on reflective processes. Climate change is one of the biggest challenges facing humanity. The current generation is looking for quick solutions, which essentially translate into the adoption of practical measures. Children are the future of hope that in the present translates into urgent change. In order for societal changes to come and to guarantee a better future for generations to come, minimizing the damage that the planet will suffer, it is essential to increase children's contact time with the outdoors. So that they can, in the true essence of playing, explore, feel and taste Nature, since no one will be able to develop feelings of respect, enchantment and preservation for something they do not recognize. Thus, the intervention project entitled “Beyond our room: Outer space as a driver of new discoveries” had the main purpose of extending the contact time and the range of quality experiences in the outer space, where, through playing, children played an active role in their learning. In a nominal phase, the understanding of nature conservation attitudes began, visible in the commitment and concern of children in taking care of the outer space.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoNeiva, Ana Patrícia da Silva20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77913por202984451info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:02.739692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Para além da nossa sala: espaço exterior como impulsionador de novas descobertas
Beyond our room: outer space as a driver of new discoveries
title Para além da nossa sala: espaço exterior como impulsionador de novas descobertas
spellingShingle Para além da nossa sala: espaço exterior como impulsionador de novas descobertas
Neiva, Ana Patrícia da Silva
Aprendizagem ativa
Brincar
Educação ambiental
Espaço exterior
Sustentabilidade
Active learning
Play
Environmental education
Outdoor space
Sustainability
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Para além da nossa sala: espaço exterior como impulsionador de novas descobertas
title_full Para além da nossa sala: espaço exterior como impulsionador de novas descobertas
title_fullStr Para além da nossa sala: espaço exterior como impulsionador de novas descobertas
title_full_unstemmed Para além da nossa sala: espaço exterior como impulsionador de novas descobertas
title_sort Para além da nossa sala: espaço exterior como impulsionador de novas descobertas
author Neiva, Ana Patrícia da Silva
author_facet Neiva, Ana Patrícia da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parente, Maria Cristina Cristo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Neiva, Ana Patrícia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ativa
Brincar
Educação ambiental
Espaço exterior
Sustentabilidade
Active learning
Play
Environmental education
Outdoor space
Sustainability
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem ativa
Brincar
Educação ambiental
Espaço exterior
Sustentabilidade
Active learning
Play
Environmental education
Outdoor space
Sustainability
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/77913
url https://hdl.handle.net/1822/77913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202984451
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132202167959552