A competitividade dos territórios e o marketing territorial: um modelo conceptual de análise da construção da proposta de valor do produto território e a intervenção das autoridades locais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3152 |
Resumo: | O território enquanto espaço de dinâmicas produtivas e em função dessa realidade apresenta um determinado nível de competitividade. Recolhendo diversos contributos é confirmado o impacto da competitividade de um território no aumento da sua produtividade e da qualidade de vida da sua população. Reconhecendo a importância da capacidade competitiva do território na qualidade de vida dos cidadãos, afigura-se essencial aferir se o marketing territorial constitui um instrumento fundamental de planeamento e gestão de um território, fazendo parte de um pacote mais vasto de elementos a considerar na construção de uma visão estratégica para o território, e bem assim, de apoio e suporte à sua capacidade competitiva. A noção de que a implementação de políticas, estratégias e actividades de marketing territorial implicam a construção de uma proposta de valor relativa ao produto território é realçada, bem como o papel decisivo que as autoridades locais têm na construção dessa proposta. Nesse particular, embora informal e resumidamente, é apresentada a análise de um caso concreto no Município de Nisa. Questionando se a proposta de valor do produto território é, efectivamente, resultado de uma consistente política de marketing territorial, avança-se para a proposta de um modelo conceptual de análise a aplicar posteriormente, no âmbito de um case study já identificado. Pretende-se que a aplicação do modelo possa testar a consistência e o sucesso da proposta de valor do produto território, tendo em atenção o seu impacto na capacidade competitiva de dado território e os necessários reflexos na qualidade de vida da população. |
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A competitividade dos territórios e o marketing territorial: um modelo conceptual de análise da construção da proposta de valor do produto território e a intervenção das autoridades locaisMarketing territorial - CompetitividadeMarketing territorial - EstratégiasCompetitividade territorial - Qualidade de vidaValor territorial - Poder localO território enquanto espaço de dinâmicas produtivas e em função dessa realidade apresenta um determinado nível de competitividade. Recolhendo diversos contributos é confirmado o impacto da competitividade de um território no aumento da sua produtividade e da qualidade de vida da sua população. Reconhecendo a importância da capacidade competitiva do território na qualidade de vida dos cidadãos, afigura-se essencial aferir se o marketing territorial constitui um instrumento fundamental de planeamento e gestão de um território, fazendo parte de um pacote mais vasto de elementos a considerar na construção de uma visão estratégica para o território, e bem assim, de apoio e suporte à sua capacidade competitiva. A noção de que a implementação de políticas, estratégias e actividades de marketing territorial implicam a construção de uma proposta de valor relativa ao produto território é realçada, bem como o papel decisivo que as autoridades locais têm na construção dessa proposta. Nesse particular, embora informal e resumidamente, é apresentada a análise de um caso concreto no Município de Nisa. Questionando se a proposta de valor do produto território é, efectivamente, resultado de uma consistente política de marketing territorial, avança-se para a proposta de um modelo conceptual de análise a aplicar posteriormente, no âmbito de um case study já identificado. Pretende-se que a aplicação do modelo possa testar a consistência e o sucesso da proposta de valor do produto território, tendo em atenção o seu impacto na capacidade competitiva de dado território e os necessários reflexos na qualidade de vida da população.The territory as a place of productive dynamics presents a certain level of competitiveness. Collecting various contributions it is confirmed the impact of the place competitiveness to improve its productivity and quality of life of its population. Recognizing the importance of place competitiveness in the quality of life, it is essential to assess whether the place marketing is an essential tool for planning and managing a territory, as part of a broader package of elements to consider in building a strategic vision for the place, as well as a support to its competitive capacity. The notion that the implementation of policies, strategies and marketing activities involving the place product value proposition framework is highlighted, and the crucial role that local authorities have in developing this proposal. In particular it is, though informal and briefly, presented the analysis of a case in the city of Nisa. Wondering if the value proposition of the place product is actually the result of a consistent policy of place marketing, it is proposed a conceptual model to be applied later as part of a case study already identified. It is intended that the application of the model can test the consistency and success of the proposed place product value, taking into consideration their impact on competitiveness of a given territory and consequently on the quality of life of its population.Raposo, Mário Lino BaratauBibliorumBelo, Manuel José Gordo Videira2015-03-23T14:51:03Z20102010-062010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3152porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:27Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:39.349764Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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