As funções do supervisor do segundo e terceiro ciclos do ensino básico : contributos para o desenvolvimento profissional e institucional numa organização de educação e ensino privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Carla Marina Torres
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1140
Resumo: Este estudo procura explorar as expectativas e as necessidades dos docentes do segundo e terceiro ciclos do ensino básico relativamente às funções do supervisor pedagógico numa instituição de ensino particular. É nossa convicção que estas funções do supervisor são promotoras do desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes, bem como do desenvolvimento institucional. O desempenho destas é essencial para desenvolvimento profissional docente e promove o desenvolvimento de capacidades que permitem que o professor responda aos desafios atuais que lhe são impostos. Nesta investigação participaram cinco professores do segundo e terceiro ciclos de ensino básico e um coordenador de ciclo, que exerce funções nestes níveis de ensino. No que respeita à metodologia utilizada, optamos pela abordagem interpretativa, no âmbito de um paradigma de investigação qualitativa, utilizando a modalidade de entrevista semiestruturada, tendo em conta o instrumento de recolha de dados, meramente exploratório. Para o tratamento de dados das entrevistas, recorreu-se à análise de conteúdo, definindo categorias, com o intuito de distribuir as unidades de registo que se enquadraram de forma pertinente e contextualizada nesta investigação. Com os resultados desta investigação é possível realçar a emergência do papel do supervisor para estes ciclos de ensino, de modo a garantir o desenvolvimento profissional docente e, consequentemente, promover mecanismos de auto e hetero regulação, fazendo com que o professor se torne capaz de desenvolver um sentido comum de constante aprendizagem e partilha de experiências, na qual a construção de planos de melhoria assume um papel importante para a mudança da sua ação pedagógica, para o sucesso dos alunos, da instituição e para o reconhecimento do trabalho docente nesta organização educativa e na sociedade. Com efeito, é apresentado um conjunto de funções exequíveis para a função do supervisor na construção do desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes. Formalizou-se, também, um conjunto de características pessoais e profissionais para a pessoa que exerce funções supervisivas, por forma a ficar bem claro quais são as v características mais esperadas no supervisor pelos docentes supervisionados, pelos documentos regulamentares oficiais e institucionais e a filosofia e os pressupostos preconizados no projeto educativo.
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Nesta investigação participaram cinco professores do segundo e terceiro ciclos de ensino básico e um coordenador de ciclo, que exerce funções nestes níveis de ensino. No que respeita à metodologia utilizada, optamos pela abordagem interpretativa, no âmbito de um paradigma de investigação qualitativa, utilizando a modalidade de entrevista semiestruturada, tendo em conta o instrumento de recolha de dados, meramente exploratório. Para o tratamento de dados das entrevistas, recorreu-se à análise de conteúdo, definindo categorias, com o intuito de distribuir as unidades de registo que se enquadraram de forma pertinente e contextualizada nesta investigação. Com os resultados desta investigação é possível realçar a emergência do papel do supervisor para estes ciclos de ensino, de modo a garantir o desenvolvimento profissional docente e, consequentemente, promover mecanismos de auto e hetero regulação, fazendo com que o professor se torne capaz de desenvolver um sentido comum de constante aprendizagem e partilha de experiências, na qual a construção de planos de melhoria assume um papel importante para a mudança da sua ação pedagógica, para o sucesso dos alunos, da instituição e para o reconhecimento do trabalho docente nesta organização educativa e na sociedade. Com efeito, é apresentado um conjunto de funções exequíveis para a função do supervisor na construção do desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes. Formalizou-se, também, um conjunto de características pessoais e profissionais para a pessoa que exerce funções supervisivas, por forma a ficar bem claro quais são as v características mais esperadas no supervisor pelos docentes supervisionados, pelos documentos regulamentares oficiais e institucionais e a filosofia e os pressupostos preconizados no projeto educativo.This study aims to explore the expectations and needs of the second and third cycle teachers as far as the pedagogical supervisor’s tasks in a private school are concerned. We believe that these tasks promote the teachers’ personal and professional development as well as the institution’s. Moreover, these tasks are essential for the professional growth of the teachers and they promote the development of skills which allow them to face everyday challenges. In this investigation, the people involved were five second and third cycle teachers and a coordinator who works with these cycles too. As far as the methodology used, we chose the interpretative approach, according to a qualitative investigation paradigm, taking advantage of semi-structured interviews, bearing in mind the tool of data collection which was merely exploratory. In order to analyse the data collected from the interviews, we reflected upon the content, defining categories so as to distribute the units that fit this investigation in a relevant and contextualised way. With the results of the investigation, we were able to highlight the importance of the role of the supervisor in these educational cycles, in order to guarantee the teachers’ professional development and consequently to promote self and hetero assessment. That way, we can make sure the teacher becomes capable of developing an idea of lifelong learning and sharing of professional experience, in which the improvement plans assume an important role for a possible change in the teacher’s pedagogical act towards the students and the school’s success and for the acknowledgment of the teachers’ work in the educational system and in society. Therefore, it is presented a set of manageable tasks for the supervisor’s job in the process of the teachers’ personal and professional development. It is also formalised a set of personal and professional characteristics for the person who is in charge of the supervision task so as to clear up the idea of the supervisor to teachers, to the vii official and institutional documents and the philosophy and principles included in the educational project.2013-01-17T15:40:15Z2013-05-20T14:05:35Z2012-07-01T00:00:00Z2012-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1140porPinto, Carla Marina Torresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:38Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1140Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:39.497380Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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