Envolvimento parental nos trajectos escolares dos filhos nas escolas integradas e escolas segmentadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Eva Patrícia Duarte
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/5695
Resumo: Dissertação de Mestrado em Sociologia do Conhecimento, Educação e Sociedade
id RCAP_cf88acb95ed5d3490ba2443eb9757216
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/5695
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento parental nos trajectos escolares dos filhos nas escolas integradas e escolas segmentadasEscolaFamíliaPaisAlunosProfessoresCapital socialEnvolvimento parentalSucesso escolarDissertação de Mestrado em Sociologia do Conhecimento, Educação e SociedadeA forma como a escola se relaciona com a família e esta com aquela tem vindo a mudar, não propriamente por necessidades sentidas pelos actores em questão (professores, encarregados de educação e alunos), mas por imposição das mudanças ao nível do contexto económico, social e político. O processo de globalização das economias e das sociedades, a adesão à União Europeia e as modificações ao nível estruturas familiares transformaram o discurso político e social relativamente à escola e à forma como ela deve servir a sociedade. Dos sistemas educativos pretende-se que respondam cada vez mais à necessidade de se integrarem nas dinâmicas locais e de sustentarem os processos de diferenciação social e cultural, o que exige uma maior proximidade das escolas às suas comunidades (constituídas pelas autarquias, empresas, instituições variadas, famílias dos alunos, etc) por forma a aumentar a comunicação e a concertação de objectivos e de estratégias. Também os níveis de escolarização mais elevados dos pais e o cada vez maior acesso a um grande número de informações, faz com que a população de uma forma em geral esteja mais atenta ao que se passa nas escolas. O insucesso escolar dos alunos deixou de poder ser explicado unicamente pela diferenciação de classes como nas teorias da reprodução social e muitos estudos apontam para fortes estratégias de escolarização junto das classes sociais mais desfavorecidas. Outros estudos indicam que a maior proximidade entre famílias e escola e um maior envolvimento parental nos percursos escolares dos filhos, aumenta as probabilidades de sucesso por parte dos alunos. Por influência desses autores e tentando perceber se uma maior disponibilidade de capital social dos alunos e um maior envolvimento parental dos seus pais facilita o sucesso escolar, procurámos saber se as Escolas Integradas possibilitam a obtenção de níveis mais elevados do que as Escolas Segmentadas (onde os alunos frequentam sucessivos espaços físicos e disfrutam de ambientes organizacionais diferenciados, tendo de estabelecer, assim tal como os seus encarregados de educação, novos contactos com novos professores) tal como era preconizado nos objectivos da criação das primeiras.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaJustino, DavidRUNGonçalves, Eva Patrícia Duarte2011-05-30T09:25:42Z2010-092010-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/5695porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:09:02Zoai:run.unl.pt:10362/5695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:09:02Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento parental nos trajectos escolares dos filhos nas escolas integradas e escolas segmentadas
title Envolvimento parental nos trajectos escolares dos filhos nas escolas integradas e escolas segmentadas
spellingShingle Envolvimento parental nos trajectos escolares dos filhos nas escolas integradas e escolas segmentadas
Gonçalves, Eva Patrícia Duarte
Escola
Família
Pais
Alunos
Professores
Capital social
Envolvimento parental
Sucesso escolar
title_short Envolvimento parental nos trajectos escolares dos filhos nas escolas integradas e escolas segmentadas
title_full Envolvimento parental nos trajectos escolares dos filhos nas escolas integradas e escolas segmentadas
title_fullStr Envolvimento parental nos trajectos escolares dos filhos nas escolas integradas e escolas segmentadas
title_full_unstemmed Envolvimento parental nos trajectos escolares dos filhos nas escolas integradas e escolas segmentadas
title_sort Envolvimento parental nos trajectos escolares dos filhos nas escolas integradas e escolas segmentadas
author Gonçalves, Eva Patrícia Duarte
author_facet Gonçalves, Eva Patrícia Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Justino, David
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Eva Patrícia Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Família
Pais
Alunos
Professores
Capital social
Envolvimento parental
Sucesso escolar
topic Escola
Família
Pais
Alunos
Professores
Capital social
Envolvimento parental
Sucesso escolar
description Dissertação de Mestrado em Sociologia do Conhecimento, Educação e Sociedade
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09
2010-09-01T00:00:00Z
2011-05-30T09:25:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/5695
url http://hdl.handle.net/10362/5695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545459307118592