Competitividade dos destinos turísticos: A perspetiva dos municípios da Região Centro de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Mariana Ribeiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/9092
Resumo: A competitividade está associada ao facto de pessoas ou organizações competirem entre si. Neste sentido podem surgir características de disputa, concorrência e rivalidade em troca de um resultado, prémio ou vantagem. Devido ao desenvolvimento do setor terciário, a competição tem sido mais recorrente e refletida na prestação de serviços, incluindo na indústria turística. O setor turístico tornou-se cada vez mais importante para o desenvolvimento económico global e nacional. A concorrência e a pressão entre destinos têm aumentado, o que consequentemente leva a que a competitividade comece a ser reconhecida como um fator crucial e de notoriedade dos destinos turísticos. Nos últimos anos, investigadores, organizações e entidades públicas começaram a analisar a competitividade do ponto de vista dos destinos, em vez de tradicionalmente investigarem a competição entre empresas turísticas. É complexo definir competitividade do destino turístico, devido às distintas perspetivas, aos diversos atributos associados e à variedade de objetivos. Não obstante, na literatura de turismo começa-se a encontrar trabalhos científicos relacionados com a temática, ao nível de desenvolvimento de modelos concetuais, na identificação de novos indicadores, métodos de medição e análises de competitividade de determinados destinos turísticos. O presente estudo visa verificar de que forma é que a temática da competitividade dos destinos turísticos é considerada e analisada pelos municípios pertencentes à Região Centro de Portugal. Para este efeito adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa, recorrendo-se à análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas realizadas a representantes de diferentes Câmaras Municipais da Região Centro de Portugal. Através de diálogos presenciais e via online procurou-se compreender quais são as perspetivas, ações empreendidas e desafios que as câmaras municipais são confrontadas. Com base nos resultados obtidos, são propostos alguns indicadores de medição da competitividade dos destinos turísticos. Estes são baseados nas informações obtidas através das entrevistas com os representantes dos municípios da Região Centro, assim como no trabalho científico revisto na literatura.
id RCAP_cf8fe97ac7dea7659e7b02fd31dfedc7
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9092
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competitividade dos destinos turísticos: A perspetiva dos municípios da Região Centro de PortugalCompetitividadeDestinos TurísticosMunicípiosCentro de PortugalCompetitivenessMunicipalitiesTourist DestinationsCenter of PortugalDomínio/Área Científica::Ciências SociaisA competitividade está associada ao facto de pessoas ou organizações competirem entre si. Neste sentido podem surgir características de disputa, concorrência e rivalidade em troca de um resultado, prémio ou vantagem. Devido ao desenvolvimento do setor terciário, a competição tem sido mais recorrente e refletida na prestação de serviços, incluindo na indústria turística. O setor turístico tornou-se cada vez mais importante para o desenvolvimento económico global e nacional. A concorrência e a pressão entre destinos têm aumentado, o que consequentemente leva a que a competitividade comece a ser reconhecida como um fator crucial e de notoriedade dos destinos turísticos. Nos últimos anos, investigadores, organizações e entidades públicas começaram a analisar a competitividade do ponto de vista dos destinos, em vez de tradicionalmente investigarem a competição entre empresas turísticas. É complexo definir competitividade do destino turístico, devido às distintas perspetivas, aos diversos atributos associados e à variedade de objetivos. Não obstante, na literatura de turismo começa-se a encontrar trabalhos científicos relacionados com a temática, ao nível de desenvolvimento de modelos concetuais, na identificação de novos indicadores, métodos de medição e análises de competitividade de determinados destinos turísticos. O presente estudo visa verificar de que forma é que a temática da competitividade dos destinos turísticos é considerada e analisada pelos municípios pertencentes à Região Centro de Portugal. Para este efeito adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa, recorrendo-se à análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas realizadas a representantes de diferentes Câmaras Municipais da Região Centro de Portugal. Através de diálogos presenciais e via online procurou-se compreender quais são as perspetivas, ações empreendidas e desafios que as câmaras municipais são confrontadas. Com base nos resultados obtidos, são propostos alguns indicadores de medição da competitividade dos destinos turísticos. Estes são baseados nas informações obtidas através das entrevistas com os representantes dos municípios da Região Centro, assim como no trabalho científico revisto na literatura.Competitiveness is associated with the fact that people or organisations compete with each other. In this sense, there can be characteristics of dispute, competition, and rivalry in exchange for a result, prize or advantage. Due to the development of the third sector, competition has been more recurrent and reflected in the provision of services, including in the tourism industry. The tourism sector has become increasingly important for global and national economic development. The competition and pressure is growing between destinations, which consequently means that competitiveness is starting to be recognised as a crucial factor in the reputation of tourist destinations. In recent years, researchers, organisations, and public entities have begun to analyse competitiveness from the destinations point of view, rather that traditionally investigate competition between tourism businesses. Defining tourism destination competitiveness is complex due to the different perspectives, the various attributes associated with it and the variety of objectives. Nevertheless, in tourism literature it is possible to find scientific work on the subject, in terms of developing conceptual models, identifying new indicators, measurement methods, and analysing the competitiveness of certain tourist destinations. The aim of this study is to determine if the topic of tourism destination competitiveness is considered and analysed by the municipalities from the Region of Center of Portugal. To this end, a qualitative research methodology was adopted, using content analysis of semi structured interviews, conducted with representatives of different local councils in the Center of Portugal. In this way, through face-to-face and online dialogues, the goal was to understand the perspectives, actions taken, and challenges faced by the municipalities. Based on the results obtained, some indicators for measuring tourism destination competitiveness are proposed. These are based on information obtained through interviews with representatives of the municipalities in the Center of Portugal, as well as scientific work reviewed in the literature.Martins, Rui Alberto de FreitasIC-OnlineVieira, Mariana Ribeiro2023-12-15T11:04:59Z2023-11-292023-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9092TID:203431065porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:58:53Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9092Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:41.988556Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competitividade dos destinos turísticos: A perspetiva dos municípios da Região Centro de Portugal
title Competitividade dos destinos turísticos: A perspetiva dos municípios da Região Centro de Portugal
spellingShingle Competitividade dos destinos turísticos: A perspetiva dos municípios da Região Centro de Portugal
Vieira, Mariana Ribeiro
Competitividade
Destinos Turísticos
Municípios
Centro de Portugal
Competitiveness
Municipalities
Tourist Destinations
Center of Portugal
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Competitividade dos destinos turísticos: A perspetiva dos municípios da Região Centro de Portugal
title_full Competitividade dos destinos turísticos: A perspetiva dos municípios da Região Centro de Portugal
title_fullStr Competitividade dos destinos turísticos: A perspetiva dos municípios da Região Centro de Portugal
title_full_unstemmed Competitividade dos destinos turísticos: A perspetiva dos municípios da Região Centro de Portugal
title_sort Competitividade dos destinos turísticos: A perspetiva dos municípios da Região Centro de Portugal
author Vieira, Mariana Ribeiro
author_facet Vieira, Mariana Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Rui Alberto de Freitas
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Mariana Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Competitividade
Destinos Turísticos
Municípios
Centro de Portugal
Competitiveness
Municipalities
Tourist Destinations
Center of Portugal
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Competitividade
Destinos Turísticos
Municípios
Centro de Portugal
Competitiveness
Municipalities
Tourist Destinations
Center of Portugal
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description A competitividade está associada ao facto de pessoas ou organizações competirem entre si. Neste sentido podem surgir características de disputa, concorrência e rivalidade em troca de um resultado, prémio ou vantagem. Devido ao desenvolvimento do setor terciário, a competição tem sido mais recorrente e refletida na prestação de serviços, incluindo na indústria turística. O setor turístico tornou-se cada vez mais importante para o desenvolvimento económico global e nacional. A concorrência e a pressão entre destinos têm aumentado, o que consequentemente leva a que a competitividade comece a ser reconhecida como um fator crucial e de notoriedade dos destinos turísticos. Nos últimos anos, investigadores, organizações e entidades públicas começaram a analisar a competitividade do ponto de vista dos destinos, em vez de tradicionalmente investigarem a competição entre empresas turísticas. É complexo definir competitividade do destino turístico, devido às distintas perspetivas, aos diversos atributos associados e à variedade de objetivos. Não obstante, na literatura de turismo começa-se a encontrar trabalhos científicos relacionados com a temática, ao nível de desenvolvimento de modelos concetuais, na identificação de novos indicadores, métodos de medição e análises de competitividade de determinados destinos turísticos. O presente estudo visa verificar de que forma é que a temática da competitividade dos destinos turísticos é considerada e analisada pelos municípios pertencentes à Região Centro de Portugal. Para este efeito adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa, recorrendo-se à análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas realizadas a representantes de diferentes Câmaras Municipais da Região Centro de Portugal. Através de diálogos presenciais e via online procurou-se compreender quais são as perspetivas, ações empreendidas e desafios que as câmaras municipais são confrontadas. Com base nos resultados obtidos, são propostos alguns indicadores de medição da competitividade dos destinos turísticos. Estes são baseados nas informações obtidas através das entrevistas com os representantes dos municípios da Região Centro, assim como no trabalho científico revisto na literatura.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15T11:04:59Z
2023-11-29
2023-11-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/9092
TID:203431065
url http://hdl.handle.net/10400.8/9092
identifier_str_mv TID:203431065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137008095854592