Currículo de Ciências para o Ensino Primário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/160715 |
Resumo: | UIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020 |
id |
RCAP_cf93212e397aba625ae50ef4fae88322 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/160715 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Currículo de Ciências para o Ensino PrimárioScience curriculum for primary educationA comparative analysis between Portugal, England, United States, Australia and SingaporeUma Análise Comparativa entre Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e SingapuraCurriculum developmentCurriculum guidelinesEssential learningPrimary educationDcience teachingOrientações curriculares para a educação pré-escolarEnsino primárioEnsino das ciênciasDesenvolvimento curricularAprendizagens essenciaisEducationUIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020Este artigo apresenta os resultados de uma análise comparativa entre o currículo de ensino de ciências para os primeiros anos de escolaridade de Portugal e o de países cujos resultados de ciências dos estudantes em estudos internacionais se destacam (TIMSS e PISA). Foram selecionados para esta análise comparativa as orientações curriculares de Inglaterra, Estados Unidos da América, Austrália e Singapura. Recorreu-se à análise de conteúdo, com recurso ao software WebQDA, com o intuito de identificar e comparar os currículos a nível de: estrutura organizativa; aprendizagens esperadas (conhecimentos, capacidades, atitudes e valores); distribuição dos conteúdos definidos por área e tema ao longo dos quatro anos de escolaridade; orientações explícitas para o ensino das ciências. Em Portugal, a área das ciências, neste ciclo de ensino, integra-se na disciplina de Estudo do Meio que engloba as ciências físicas e naturais e ciências sociais, o que não se verifica na organização curricular dos outros currículos sob análise. Os resultados indiciam que o currículo português, por comparação com os outros currículos, apresenta uma menor incorporação de aprendizagens em ciências físicas e naturais, privilegiando conhecimentos em detrimento de capacidades e atitudes e valores e pouco evidencia orientações explícitas para o ensino das ciências. This article presents the results of a comparative analysis between the science curriculum for the early years of schooling in Portugal and countries whose students' science scores in international studies stand out (TIMSS and PISA). The curriculum guidelines of England, United States, Australia and Singapore were selected for this comparative analysis. Content analysis was used, using WebQDA software, in order to identify and compare curricula in terms of: organizational structure; expected learning outcomes (knowledge, skills, attitudes and values); distribution of content defined by area and theme over the four years of primary education; explicit guidelines for science teaching. In Portugal, the area of science, in primary education, is integrated in the subject of “Study of Environment”, which includes physical and natural sciences and social sciences, which does not occur in the curricular organization of the other curricula under analysis. The results indicate that the Portuguese curriculum, in comparison with the other curricula, presents a lower incorporation of learning in physical and natural sciences, privileging knowledge over skills and attitudes and values and shows little explicit guidelines for the teaching of science.Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)Departamento de Ciências da Comunicação (DCC)RUNSilva, Patrícia ChristineRodrigues, Ana ValenteVicente, Paulo Nuno2023-11-29T22:31:47Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article25application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/160715por1068-2341PURE: 74411288https://doi.org/10.14507/epaa.31.8192info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:43:28Zoai:run.unl.pt:10362/160715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:58:11.574033Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo de Ciências para o Ensino Primário Science curriculum for primary educationA comparative analysis between Portugal, England, United States, Australia and Singapore Uma Análise Comparativa entre Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Singapura |
title |
Currículo de Ciências para o Ensino Primário |
spellingShingle |
Currículo de Ciências para o Ensino Primário Silva, Patrícia Christine Curriculum development Curriculum guidelines Essential learning Primary education Dcience teaching Orientações curriculares para a educação pré-escolar Ensino primário Ensino das ciências Desenvolvimento curricular Aprendizagens essenciais Education |
title_short |
Currículo de Ciências para o Ensino Primário |
title_full |
Currículo de Ciências para o Ensino Primário |
title_fullStr |
Currículo de Ciências para o Ensino Primário |
title_full_unstemmed |
Currículo de Ciências para o Ensino Primário |
title_sort |
Currículo de Ciências para o Ensino Primário |
author |
Silva, Patrícia Christine |
author_facet |
Silva, Patrícia Christine Rodrigues, Ana Valente Vicente, Paulo Nuno |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Ana Valente Vicente, Paulo Nuno |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA) Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Patrícia Christine Rodrigues, Ana Valente Vicente, Paulo Nuno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curriculum development Curriculum guidelines Essential learning Primary education Dcience teaching Orientações curriculares para a educação pré-escolar Ensino primário Ensino das ciências Desenvolvimento curricular Aprendizagens essenciais Education |
topic |
Curriculum development Curriculum guidelines Essential learning Primary education Dcience teaching Orientações curriculares para a educação pré-escolar Ensino primário Ensino das ciências Desenvolvimento curricular Aprendizagens essenciais Education |
description |
UIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020 |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-29T22:31:47Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/160715 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/160715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1068-2341 PURE: 74411288 https://doi.org/10.14507/epaa.31.8192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
25 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138163732512768 |