Currículo de Ciências para o Ensino Primário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Patrícia Christine
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rodrigues, Ana Valente, Vicente, Paulo Nuno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/160715
Resumo: UIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020
id RCAP_cf93212e397aba625ae50ef4fae88322
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/160715
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Currículo de Ciências para o Ensino PrimárioScience curriculum for primary educationA comparative analysis between Portugal, England, United States, Australia and SingaporeUma Análise Comparativa entre Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e SingapuraCurriculum developmentCurriculum guidelinesEssential learningPrimary educationDcience teachingOrientações curriculares para a educação pré-escolarEnsino primárioEnsino das ciênciasDesenvolvimento curricularAprendizagens essenciaisEducationUIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020Este artigo apresenta os resultados de uma análise comparativa entre o currículo de ensino de ciências para os primeiros anos de escolaridade de Portugal e o de países cujos resultados de ciências dos estudantes em estudos internacionais se destacam (TIMSS e PISA). Foram selecionados para esta análise comparativa as orientações curriculares de Inglaterra, Estados Unidos da América, Austrália e Singapura. Recorreu-se à análise de conteúdo, com recurso ao software WebQDA, com o intuito de identificar e comparar os currículos a nível de: estrutura organizativa; aprendizagens esperadas (conhecimentos, capacidades, atitudes e valores); distribuição dos conteúdos definidos por área e tema ao longo dos quatro anos de escolaridade; orientações explícitas para o ensino das ciências. Em Portugal, a área das ciências, neste ciclo de ensino, integra-se na disciplina de Estudo do Meio que engloba as ciências físicas e naturais e ciências sociais, o que não se verifica na organização curricular dos outros currículos sob análise. Os resultados indiciam que o currículo português, por comparação com os outros currículos, apresenta uma menor incorporação de aprendizagens em ciências físicas e naturais, privilegiando conhecimentos em detrimento de capacidades e atitudes e valores e pouco evidencia orientações explícitas para o ensino das ciências. This article presents the results of a comparative analysis between the science curriculum for the early years of schooling in Portugal and countries whose students' science scores in international studies stand out (TIMSS and PISA). The curriculum guidelines of England, United States, Australia and Singapore were selected for this comparative analysis. Content analysis was used, using WebQDA software, in order to identify and compare curricula in terms of: organizational structure; expected learning outcomes (knowledge, skills, attitudes and values); distribution of content defined by area and theme over the four years of primary education; explicit guidelines for science teaching. In Portugal, the area of science, in primary education, is integrated in the subject of “Study of Environment”, which includes physical and natural sciences and social sciences, which does not occur in the curricular organization of the other curricula under analysis. The results indicate that the Portuguese curriculum, in comparison with the other curricula, presents a lower incorporation of learning in physical and natural sciences, privileging knowledge over skills and attitudes and values and shows little explicit guidelines for the teaching of science.Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)Departamento de Ciências da Comunicação (DCC)RUNSilva, Patrícia ChristineRodrigues, Ana ValenteVicente, Paulo Nuno2023-11-29T22:31:47Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article25application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/160715por1068-2341PURE: 74411288https://doi.org/10.14507/epaa.31.8192info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:43:28Zoai:run.unl.pt:10362/160715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:58:11.574033Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Currículo de Ciências para o Ensino Primário
Science curriculum for primary educationA comparative analysis between Portugal, England, United States, Australia and Singapore
Uma Análise Comparativa entre Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Singapura
title Currículo de Ciências para o Ensino Primário
spellingShingle Currículo de Ciências para o Ensino Primário
Silva, Patrícia Christine
Curriculum development
Curriculum guidelines
Essential learning
Primary education
Dcience teaching
Orientações curriculares para a educação pré-escolar
Ensino primário
Ensino das ciências
Desenvolvimento curricular
Aprendizagens essenciais
Education
title_short Currículo de Ciências para o Ensino Primário
title_full Currículo de Ciências para o Ensino Primário
title_fullStr Currículo de Ciências para o Ensino Primário
title_full_unstemmed Currículo de Ciências para o Ensino Primário
title_sort Currículo de Ciências para o Ensino Primário
author Silva, Patrícia Christine
author_facet Silva, Patrícia Christine
Rodrigues, Ana Valente
Vicente, Paulo Nuno
author_role author
author2 Rodrigues, Ana Valente
Vicente, Paulo Nuno
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)
Departamento de Ciências da Comunicação (DCC)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Patrícia Christine
Rodrigues, Ana Valente
Vicente, Paulo Nuno
dc.subject.por.fl_str_mv Curriculum development
Curriculum guidelines
Essential learning
Primary education
Dcience teaching
Orientações curriculares para a educação pré-escolar
Ensino primário
Ensino das ciências
Desenvolvimento curricular
Aprendizagens essenciais
Education
topic Curriculum development
Curriculum guidelines
Essential learning
Primary education
Dcience teaching
Orientações curriculares para a educação pré-escolar
Ensino primário
Ensino das ciências
Desenvolvimento curricular
Aprendizagens essenciais
Education
description UIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-29T22:31:47Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/160715
url http://hdl.handle.net/10362/160715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1068-2341
PURE: 74411288
https://doi.org/10.14507/epaa.31.8192
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 25
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138163732512768