O papel da poesia na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manso, Inês Filipa Coelho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/35795
Resumo: Este relatório surgiu no âmbito da prática de ensino supervisionada do mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com objetivo à obtenção do grau de mestre. O mesmo consiste na descrição do trabalho realizado com contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico e Educação Pré-Escolar. Este trabalho procurou entender qual o papel atribuído, atualmente, à Poesia na sala. Neste sentido, convocámos estudos que permitissem conhecer o papel ideal que a Poesia deveria assumir, estratégias para que o mesmo se sucedesse e os impactos que resultam da atribuição do significativo papel à Poesia. Foi adotada a metodologia da investigação-ação, refletindo e agindo sob o encontrado, e privilegiando a recolha de dados qualitativos que permitissem dar resposta aos objetivos traçados. Procurámos promover momentos positivos associados à Poesia, sempre com base no prazer e curiosidade. Os resultados emergentes evidenciam que a postura adotada pelo professor/educador são de extrema relevância na relação que a criança formará com a Poesia e que esta influência se alarga além das fronteiras da utilização do texto no sentido do seu caráter funcional; - The role of Poetry in Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education - ABSTRACT: This report emerged as part of the supervised teaching practice of the master's degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, with the aim of obtaining a master's degree. It consists of a description of the work carried out in the context of 1st Cycle of Basic Education and Pre-School Education. This work sought to understand the role currently attributed to Poetry in the classroom. In this sense, we called for studies that would allow us to understand the ideal role that Poetry should assume, strategies for this to happen and the impacts that result from the attribution of a significant role to Poetry. The action research methodology was adopted, reflecting and acting on what was found, and prioritizing the collection of qualitative data that would allow responding to the objectives set. We sought to promote positive moments associated with Poetry, always based on pleasure and curiosity. The emerging results show that the stance adopted by the teacher/educator is extremely important in the relationship that the child will form with Poetry and that this influence extends beyond the boundaries of the use of the text in the sense of its functional character.
id RCAP_cfa9ab2066e7c9c521e2d773402ffe7f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/35795
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da poesia na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino BásicoEducação LiteráriaPoesiaCriançasEducação Pré-Escolar; 1º Ciclo do Ensino BásicoLiterary EducationPoetryChildrenPre-School Education; 1st Cycle of Basic EducationEste relatório surgiu no âmbito da prática de ensino supervisionada do mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com objetivo à obtenção do grau de mestre. O mesmo consiste na descrição do trabalho realizado com contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico e Educação Pré-Escolar. Este trabalho procurou entender qual o papel atribuído, atualmente, à Poesia na sala. Neste sentido, convocámos estudos que permitissem conhecer o papel ideal que a Poesia deveria assumir, estratégias para que o mesmo se sucedesse e os impactos que resultam da atribuição do significativo papel à Poesia. Foi adotada a metodologia da investigação-ação, refletindo e agindo sob o encontrado, e privilegiando a recolha de dados qualitativos que permitissem dar resposta aos objetivos traçados. Procurámos promover momentos positivos associados à Poesia, sempre com base no prazer e curiosidade. Os resultados emergentes evidenciam que a postura adotada pelo professor/educador são de extrema relevância na relação que a criança formará com a Poesia e que esta influência se alarga além das fronteiras da utilização do texto no sentido do seu caráter funcional; - The role of Poetry in Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education - ABSTRACT: This report emerged as part of the supervised teaching practice of the master's degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, with the aim of obtaining a master's degree. It consists of a description of the work carried out in the context of 1st Cycle of Basic Education and Pre-School Education. This work sought to understand the role currently attributed to Poetry in the classroom. In this sense, we called for studies that would allow us to understand the ideal role that Poetry should assume, strategies for this to happen and the impacts that result from the attribution of a significant role to Poetry. The action research methodology was adopted, reflecting and acting on what was found, and prioritizing the collection of qualitative data that would allow responding to the objectives set. We sought to promote positive moments associated with Poetry, always based on pleasure and curiosity. The emerging results show that the stance adopted by the teacher/educator is extremely important in the relationship that the child will form with Poetry and that this influence extends beyond the boundaries of the use of the text in the sense of its functional character.2023-12-13T15:42:43Z2023-12-132023-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/35795http://hdl.handle.net/10174/35795TID:203418166porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoines.filipa.manso@gmail.com670Manso, Inês Filipa Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:39:44Zoai:dspace.uevora.pt:10174/35795Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:24:09.416950Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da poesia na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
title O papel da poesia na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle O papel da poesia na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Manso, Inês Filipa Coelho
Educação Literária
Poesia
Crianças
Educação Pré-Escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico
Literary Education
Poetry
Children
Pre-School Education; 1st Cycle of Basic Education
title_short O papel da poesia na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full O papel da poesia na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr O papel da poesia na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed O papel da poesia na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort O papel da poesia na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Manso, Inês Filipa Coelho
author_facet Manso, Inês Filipa Coelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manso, Inês Filipa Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Literária
Poesia
Crianças
Educação Pré-Escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico
Literary Education
Poetry
Children
Pre-School Education; 1st Cycle of Basic Education
topic Educação Literária
Poesia
Crianças
Educação Pré-Escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico
Literary Education
Poetry
Children
Pre-School Education; 1st Cycle of Basic Education
description Este relatório surgiu no âmbito da prática de ensino supervisionada do mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com objetivo à obtenção do grau de mestre. O mesmo consiste na descrição do trabalho realizado com contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico e Educação Pré-Escolar. Este trabalho procurou entender qual o papel atribuído, atualmente, à Poesia na sala. Neste sentido, convocámos estudos que permitissem conhecer o papel ideal que a Poesia deveria assumir, estratégias para que o mesmo se sucedesse e os impactos que resultam da atribuição do significativo papel à Poesia. Foi adotada a metodologia da investigação-ação, refletindo e agindo sob o encontrado, e privilegiando a recolha de dados qualitativos que permitissem dar resposta aos objetivos traçados. Procurámos promover momentos positivos associados à Poesia, sempre com base no prazer e curiosidade. Os resultados emergentes evidenciam que a postura adotada pelo professor/educador são de extrema relevância na relação que a criança formará com a Poesia e que esta influência se alarga além das fronteiras da utilização do texto no sentido do seu caráter funcional; - The role of Poetry in Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education - ABSTRACT: This report emerged as part of the supervised teaching practice of the master's degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, with the aim of obtaining a master's degree. It consists of a description of the work carried out in the context of 1st Cycle of Basic Education and Pre-School Education. This work sought to understand the role currently attributed to Poetry in the classroom. In this sense, we called for studies that would allow us to understand the ideal role that Poetry should assume, strategies for this to happen and the impacts that result from the attribution of a significant role to Poetry. The action research methodology was adopted, reflecting and acting on what was found, and prioritizing the collection of qualitative data that would allow responding to the objectives set. We sought to promote positive moments associated with Poetry, always based on pleasure and curiosity. The emerging results show that the stance adopted by the teacher/educator is extremely important in the relationship that the child will form with Poetry and that this influence extends beyond the boundaries of the use of the text in the sense of its functional character.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-13T15:42:43Z
2023-12-13
2023-11-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/35795
http://hdl.handle.net/10174/35795
TID:203418166
url http://hdl.handle.net/10174/35795
identifier_str_mv TID:203418166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
ines.filipa.manso@gmail.com
670
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136723862552576