Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canavarro, Ana Paula
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4305
Resumo: O artigo retrata uma situação de sala de aula em que o professor reduz o nível cognitivo da tarefa, originalmente um problema, para o transformar num exercício que os alunos resolvem sob o seu controlo. Analisam-se as razões desta situação, questionando-se o papel da segurança do conhecimento matemático dos alunos e das expectativas sobre a aprendizagem matemática dos alunos.
id RCAP_cfd41c553243910a15082e728a1f162d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/4305
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança?ensino da Matemáticaraciocínio matemáticoFormação de professoresO artigo retrata uma situação de sala de aula em que o professor reduz o nível cognitivo da tarefa, originalmente um problema, para o transformar num exercício que os alunos resolvem sob o seu controlo. Analisam-se as razões desta situação, questionando-se o papel da segurança do conhecimento matemático dos alunos e das expectativas sobre a aprendizagem matemática dos alunos.2012-01-27T10:34:32Z2012-01-272008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4305http://hdl.handle.net/10174/4305porCanavarro, A. P. (2008). Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança? Educação e Matemática, 100, pp.34-36.http://www.apm.pt/portal/em.php?id=130549&rid=130505&search=words=,author=Canavarro,seccao=,ano=,_SEARCH_DONE=1&page=3Educação e Matemáticaapc@uevora.pt229Canavarro, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:42:13Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4305Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:35.322482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança?
title Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança?
spellingShingle Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança?
Canavarro, Ana Paula
ensino da Matemática
raciocínio matemático
Formação de professores
title_short Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança?
title_full Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança?
title_fullStr Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança?
title_full_unstemmed Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança?
title_sort Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança?
author Canavarro, Ana Paula
author_facet Canavarro, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canavarro, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv ensino da Matemática
raciocínio matemático
Formação de professores
topic ensino da Matemática
raciocínio matemático
Formação de professores
description O artigo retrata uma situação de sala de aula em que o professor reduz o nível cognitivo da tarefa, originalmente um problema, para o transformar num exercício que os alunos resolvem sob o seu controlo. Analisam-se as razões desta situação, questionando-se o papel da segurança do conhecimento matemático dos alunos e das expectativas sobre a aprendizagem matemática dos alunos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2012-01-27T10:34:32Z
2012-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/4305
http://hdl.handle.net/10174/4305
url http://hdl.handle.net/10174/4305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Canavarro, A. P. (2008). Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança? Educação e Matemática, 100, pp.34-36.
http://www.apm.pt/portal/em.php?id=130549&rid=130505&search=words=,author=Canavarro,seccao=,ano=,_SEARCH_DONE=1&page=3
Educação e Matemática
apc@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136478382522368