Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/4305 |
Resumo: | O artigo retrata uma situação de sala de aula em que o professor reduz o nível cognitivo da tarefa, originalmente um problema, para o transformar num exercício que os alunos resolvem sob o seu controlo. Analisam-se as razões desta situação, questionando-se o papel da segurança do conhecimento matemático dos alunos e das expectativas sobre a aprendizagem matemática dos alunos. |
id |
RCAP_cfd41c553243910a15082e728a1f162d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/4305 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança?ensino da Matemáticaraciocínio matemáticoFormação de professoresO artigo retrata uma situação de sala de aula em que o professor reduz o nível cognitivo da tarefa, originalmente um problema, para o transformar num exercício que os alunos resolvem sob o seu controlo. Analisam-se as razões desta situação, questionando-se o papel da segurança do conhecimento matemático dos alunos e das expectativas sobre a aprendizagem matemática dos alunos.2012-01-27T10:34:32Z2012-01-272008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4305http://hdl.handle.net/10174/4305porCanavarro, A. P. (2008). Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança? Educação e Matemática, 100, pp.34-36.http://www.apm.pt/portal/em.php?id=130549&rid=130505&search=words=,author=Canavarro,seccao=,ano=,_SEARCH_DONE=1&page=3Educação e Matemáticaapc@uevora.pt229Canavarro, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:42:13Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4305Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:35.322482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança? |
title |
Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança? |
spellingShingle |
Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança? Canavarro, Ana Paula ensino da Matemática raciocínio matemático Formação de professores |
title_short |
Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança? |
title_full |
Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança? |
title_fullStr |
Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança? |
title_full_unstemmed |
Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança? |
title_sort |
Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança? |
author |
Canavarro, Ana Paula |
author_facet |
Canavarro, Ana Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canavarro, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino da Matemática raciocínio matemático Formação de professores |
topic |
ensino da Matemática raciocínio matemático Formação de professores |
description |
O artigo retrata uma situação de sala de aula em que o professor reduz o nível cognitivo da tarefa, originalmente um problema, para o transformar num exercício que os alunos resolvem sob o seu controlo. Analisam-se as razões desta situação, questionando-se o papel da segurança do conhecimento matemático dos alunos e das expectativas sobre a aprendizagem matemática dos alunos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2012-01-27T10:34:32Z 2012-01-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/4305 http://hdl.handle.net/10174/4305 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/4305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Canavarro, A. P. (2008). Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança? Educação e Matemática, 100, pp.34-36. http://www.apm.pt/portal/em.php?id=130549&rid=130505&search=words=,author=Canavarro,seccao=,ano=,_SEARCH_DONE=1&page=3 Educação e Matemática apc@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136478382522368 |