As actividades laboratoriais e as explicações de fenómenos biológicos por alunos do 1º ciclo: um estudo sobre a germinação do feijão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacob, Vera Margarida Pereira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/20185
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Ensino Experimental das Ciências no Ensino Básico)
id RCAP_cfe46bf02dad792da4e9ddc6c56618ad
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20185
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As actividades laboratoriais e as explicações de fenómenos biológicos por alunos do 1º ciclo: um estudo sobre a germinação do feijão501:372.85372.85:501372.4Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Ensino Experimental das Ciências no Ensino Básico)As mudanças científicas e tecnológicas exigem indivíduos com uma educação abrangente em diversas áreas, e com capacidade de aprender ao longo da vida. Neste contexto, o ensino das ciências é condição imprescindível para que, em simultâneo com a aquisição dos conteúdos de ciência, se desenvolvam processos científicos e capacidades investigativas como a recolha de dados, a selecção de evidências, elaboração de previsões e o teste das mesmas, com vista à construção de argumentos fundamentados e de explicações de fenómenos físicos e naturais. As actividades laboratoriais correspondem a um recurso didáctico de valor inquestionável que pode permitir aos alunos um envolvimento activo durante o qual formulam explicações diversas, que, quando devidamente exploradas, podem conduzir a aprendizagens, conceptuais, procedimentais e de metodologia científica, bem como à transposição destas para situações do dia-a-dia. A presente investigação, centrada no primeiro ciclo Ensino Básico e no tema "a germinação do feijão" teve como finalidade analisar as explicações que os alunos formulam, para o fenómeno físico em causa, reproduzido em contexto laboratorial. A recolha de dados envolveu a realização de entrevistas individuais a 12 alunos do 4º ano de escolaridade. Os alunos tinham que prever o que aconteceria ao longo de várias semanas e, após observarem o fenómeno, explicar as observações efectuadas. Os resultados obtidos, analisados com base numa tipologia de explicações disponível na literatura, sugerem que os alunos, tendem a usar explicações pouco complexas evocando razões simples e incompletas, privilegiando assim as explicações descritivas e as causais. As explicações que formulam são influenciadas pelas suas concepções alternativas e pelas suas vivências quotidianas, teórica e empiricamente pouco fundamentadas. Esta investigação revelou assim, a importância de fomentar situações educativas que levem os alunos a desenvolver a competência de explicar fenómenos e de lidar com dados, bem como de conhecer as explicações cientificamente correctas para esses fenómenos. Sempre que possível, os professores devem solicitar aos alunos previsões e explicações acerca de fenómeno relacionados com situações do dia-a-dia, a fim de auxiliar a transferência das aprendizagens para as suas vivências como cidadãos.The scientific and technological changes require individuals with a broad education in several areas, and ability to learn throughout life. In this context, the teaching of science is an indispensable condition, simultaneously with the acquisition of the contents of science, to develop investigative skills and scientific processes such as data collection, the selection of evidence, preparation of forecasts and the same test, for the construction of reasoned arguments and explanations of physical and natural phenomena. The laboratory activities correspond to a teaching resource of unquestionable value allows students to an active involvement during which they formulate different explanations, which, when properly exploited, can lead to learning, conceptual and procedural scientific methodology, as well as the transposition of these into the day-to-day life. This research focused on primary school on the theme "the germination of beans" and its aim was to analyze the students formulating explanations for the physical phenomenon in question, reproduced in the laboratory context. Data collection involved conducting individual interviews with 12 students from the 4th grade. Students had to predict what would happen over several weeks and, after observing the phenomenon, they ought to explain the observations. The results were analyzed based on a typology of explanations available in the literature, and they suggested that students tend to use less complex explanations invoking simple and incomplete reasons, thus privileging the descriptive and causal explanations. The explanations that they formulate are influenced by their misconceptions and their everyday experiences, both theoretically and empirically not well justified. This research has thus revealed the importance of promoting educational situations that lead students to develop competence to explain phenomena and to handle data as well as to know the scientifically correct explanations for these phenomena. Whenever possible, teachers should ask students predictions and explanations of phenomena related to the day-to-day life in order to support the transference of learning to their experiences as citizens.Dourado, Luís Gonzaga PereiraUniversidade do MinhoJacob, Vera Margarida Pereira20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/20185porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20185Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:21.683304Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As actividades laboratoriais e as explicações de fenómenos biológicos por alunos do 1º ciclo: um estudo sobre a germinação do feijão
title As actividades laboratoriais e as explicações de fenómenos biológicos por alunos do 1º ciclo: um estudo sobre a germinação do feijão
spellingShingle As actividades laboratoriais e as explicações de fenómenos biológicos por alunos do 1º ciclo: um estudo sobre a germinação do feijão
Jacob, Vera Margarida Pereira
501:372.85
372.85:501
372.4
title_short As actividades laboratoriais e as explicações de fenómenos biológicos por alunos do 1º ciclo: um estudo sobre a germinação do feijão
title_full As actividades laboratoriais e as explicações de fenómenos biológicos por alunos do 1º ciclo: um estudo sobre a germinação do feijão
title_fullStr As actividades laboratoriais e as explicações de fenómenos biológicos por alunos do 1º ciclo: um estudo sobre a germinação do feijão
title_full_unstemmed As actividades laboratoriais e as explicações de fenómenos biológicos por alunos do 1º ciclo: um estudo sobre a germinação do feijão
title_sort As actividades laboratoriais e as explicações de fenómenos biológicos por alunos do 1º ciclo: um estudo sobre a germinação do feijão
author Jacob, Vera Margarida Pereira
author_facet Jacob, Vera Margarida Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dourado, Luís Gonzaga Pereira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacob, Vera Margarida Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv 501:372.85
372.85:501
372.4
topic 501:372.85
372.85:501
372.4
description Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Ensino Experimental das Ciências no Ensino Básico)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/20185
url http://hdl.handle.net/1822/20185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133075110625280