Planeamento da carreira e desempenho académico na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Adriana Isabel Monteiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/46532
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)
id RCAP_cff5206c9996fefbb62ff245cf8fe6b3
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46532
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Planeamento da carreira e desempenho académico na infânciaCareer planning and academic achievement in infancyDesenvolvimento de carreiraInfânciaPlaneamento da carreiraDesempenho académicoCareer developmentChildhoodCareer planningAcademic performanceCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado em Psicologia Aplicada (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)O desenvolvimento de carreira na infância estimula sentimentos de competência pessoal, que habilitam as crianças a lidar com o futuro e a prever formas de modificar pontos fracos. As atitudes de planeamento desenvolvem-se através da utilização dos recursos de exploração disponíveis e de representações quanto à articulação entre a escola e o trabalho. Este estudo destina-se a analisar a relação entre planeamento da carreira e dimensões de desempenho académico em crianças. Participaram 446 alunos do 2º ciclo, de ambos os sexos (n= 231, 52.2% rapazes), com idades entre nove e 13 anos (M = 10.23, DP = 0.49), a frequentar escolas públicas das zonas norte e centro do País. Utilizou-se um questionário de identificação pessoal e a subescala de planeamento da Childhood Career Development Scale. Recorrendo a testes de associação e a uma análise de agrupamentos, foram identificados dois perfis de carreira distintos. O perfil vulnerável inclui os alunos com valores mais baixos de planeamento, mais dificuldades na aprendizagem, problemas comportamentais e retenções escolares. O perfil construtivo inclui os alunos com valores mais elevados de planeamento e resultados positivos no desempenho e comportamento académicos. Os processos de carreira e académicos são complementares e beneficiam de uma abordagem integrada.Career development in childhood stimulates feelings of personal competence that enable children to deal with the future and to anticipate ways of modifying weaknesses. Thus, children develop planning skills, through the use of the available resources of exploitation and representations as to the articulation between school and work. This study aims to analyze the simultaneous relationship between career planning and academic performance dimensions in order to identify career profiles. A total of 446 students of the 2nd cycle of elementary education, of both sexes (231, 52.2% boys), aged 9 to 13 years old (M = 10.23, SD = 0.49) attending schools in the northern and central areas of the country, participated in the study. We used a Demographic Questionnaire and the Childhood Career Development Scale planning subscale. Using two association tests and one cluster analysis, two different career profiles were identified. The vulnerable profile includes students with lower career planning and more learning difficulties, behavioral problems, and school retention. The constructive profile includes students with higher planning and positive outcomes in academic performance and behavior. Career and academic processes are complementary and benefit from an integrated approach.Taveira, Maria do CéuUniversidade do MinhoAzevedo, Adriana Isabel Monteiro2017-07-062017-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/46532por201719363info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:07.922124Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Planeamento da carreira e desempenho académico na infância
Career planning and academic achievement in infancy
title Planeamento da carreira e desempenho académico na infância
spellingShingle Planeamento da carreira e desempenho académico na infância
Azevedo, Adriana Isabel Monteiro
Desenvolvimento de carreira
Infância
Planeamento da carreira
Desempenho académico
Career development
Childhood
Career planning
Academic performance
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Planeamento da carreira e desempenho académico na infância
title_full Planeamento da carreira e desempenho académico na infância
title_fullStr Planeamento da carreira e desempenho académico na infância
title_full_unstemmed Planeamento da carreira e desempenho académico na infância
title_sort Planeamento da carreira e desempenho académico na infância
author Azevedo, Adriana Isabel Monteiro
author_facet Azevedo, Adriana Isabel Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Taveira, Maria do Céu
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Adriana Isabel Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de carreira
Infância
Planeamento da carreira
Desempenho académico
Career development
Childhood
Career planning
Academic performance
Ciências Sociais::Psicologia
topic Desenvolvimento de carreira
Infância
Planeamento da carreira
Desempenho académico
Career development
Childhood
Career planning
Academic performance
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-06
2017-07-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/46532
url http://hdl.handle.net/1822/46532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201719363
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132903607631872