Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/18883 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), que integra o ciclo de estudos referente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Bragança. A PES foi desenvolvida em três contextos: Creche, Jardim de Infância (JI) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Relativamente à prática na creche, esta foi desenvolvida com um grupo de 14 crianças com 1 ano de idade, no JI, com 24 crianças de 5 anos e, por último, no 1.º CEB com um grupo de 25 crianças com 6 e 7 anos de idade, que frequentavam o 1.º ano de escolaridade. Com este documento, é nossa intenção descrever, analisar e refletir sobre experiências de ensino- aprendizagem (EEA) desenvolvidas, através das quais procuraremos analisar o nosso percurso ao longo da PES, nos contextos referidos. No decorrer da prática procurámos promover EEA que permitissem às crianças desempenhar um papel ativo nas suas aprendizagens. Durante a ação educativa apoiamonos nos documentos oficiais. No que concerne à Educação Pré-Escolar, recorremos às Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) e às Metas de Aprendizagem para a Educação Pré-Escolar. Para o 1.º CEB baseámo-nos nos Programas e Metas Curriculares para o 1.º CEB. Assim sendo, apresentamos EEA que, além de significativas para as crianças, permitiram um trabalho sistemático da temática em estudo: o desenvolvimento da consciência fonológica e sua relação com a aprendizagem da leitura e da escrita. Ao longo da ação educativa, procurámos desenvolver atividades que, promovendo o desenvolvimento da consciência fonológica, potenciassem as competências necessárias à aprendizagem da leitura. Desta forma, definimos os seguintes objetivos: (i) explicitar o conceito de consciência fonológica e a sua relevância no âmbito da educação de infância e do 1.º CEB; (ii) avaliar consciência fonológica de crianças dos contextos (grupo de estudo); (iii) desenhar e realizar atividades que promovam a consciência fonológica (das crianças dos contextos); e (iv) verificar se as atividades realizadas produzem efeito na melhoria das competências fonológicas das crianças, com implicações nos processos de aprendizagem da leitura/escrita. Neste sentido, optamos por uma investigação qualitativa, baseada numa observação participante e usando como instrumentos de recolha de dados provas fonológicas, notas de campo, produções das crianças e registo fotográfico (dada a natureza de alguns destes dados, e não obstante a natureza qualitativa que preside à investigação, há uso e análise de dados quantitativos). Após o decorrer da ação educativa, os dados corroboram outras investigações, apontando para uma relação entre a consciência fonológica e aprendizagem da leitura e da escrita. |
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Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática de ensino supervisionadaCrecheEducação Pré-EscolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), que integra o ciclo de estudos referente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Bragança. A PES foi desenvolvida em três contextos: Creche, Jardim de Infância (JI) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Relativamente à prática na creche, esta foi desenvolvida com um grupo de 14 crianças com 1 ano de idade, no JI, com 24 crianças de 5 anos e, por último, no 1.º CEB com um grupo de 25 crianças com 6 e 7 anos de idade, que frequentavam o 1.º ano de escolaridade. Com este documento, é nossa intenção descrever, analisar e refletir sobre experiências de ensino- aprendizagem (EEA) desenvolvidas, através das quais procuraremos analisar o nosso percurso ao longo da PES, nos contextos referidos. No decorrer da prática procurámos promover EEA que permitissem às crianças desempenhar um papel ativo nas suas aprendizagens. Durante a ação educativa apoiamonos nos documentos oficiais. No que concerne à Educação Pré-Escolar, recorremos às Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) e às Metas de Aprendizagem para a Educação Pré-Escolar. Para o 1.º CEB baseámo-nos nos Programas e Metas Curriculares para o 1.º CEB. Assim sendo, apresentamos EEA que, além de significativas para as crianças, permitiram um trabalho sistemático da temática em estudo: o desenvolvimento da consciência fonológica e sua relação com a aprendizagem da leitura e da escrita. Ao longo da ação educativa, procurámos desenvolver atividades que, promovendo o desenvolvimento da consciência fonológica, potenciassem as competências necessárias à aprendizagem da leitura. Desta forma, definimos os seguintes objetivos: (i) explicitar o conceito de consciência fonológica e a sua relevância no âmbito da educação de infância e do 1.º CEB; (ii) avaliar consciência fonológica de crianças dos contextos (grupo de estudo); (iii) desenhar e realizar atividades que promovam a consciência fonológica (das crianças dos contextos); e (iv) verificar se as atividades realizadas produzem efeito na melhoria das competências fonológicas das crianças, com implicações nos processos de aprendizagem da leitura/escrita. Neste sentido, optamos por uma investigação qualitativa, baseada numa observação participante e usando como instrumentos de recolha de dados provas fonológicas, notas de campo, produções das crianças e registo fotográfico (dada a natureza de alguns destes dados, e não obstante a natureza qualitativa que preside à investigação, há uso e análise de dados quantitativos). Após o decorrer da ação educativa, os dados corroboram outras investigações, apontando para uma relação entre a consciência fonológica e aprendizagem da leitura e da escrita.The present report was prepared under the course of the Supervised Teaching Practice (STP) course, which integrates the cycle of studies related to the Master's Degree in PreSchool Education (PSE) and the 1st Cycle of Basic Education (1st CBE), of the Higher Education School of Bragança. The Supervised Teaching Practice was developed in three contexts: Kindergarten, Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education. Regarding the practice in the day care center, it was developed with a group of 16 1- yearold children in PSE, with 25 children aged 5 years and last, 1st CBE with a group of 25 children 6 and 7 years old. With this document it is our intention to present, describe and reflect teaching / learning experiences (TLE) developed that best reflect our path along the PSE in both contexts. In the course of the practice we sought to promote TLE that would enable children to play an active role in their learning. During the educational action we rely on the official documents. With regard to day care and PSE, we used the Preschool Education Guidelines (PEG) and Learning Goals for Pre-School Education. For the 1st Cycle we were based on the Learning Programs and Goals. For that, we present TLE that we considered more significant for the children and at the same time integrate the subject under study, phonological awareness. Throughout the educational action we have tried to develop activities that answer the problem question: How to develop activities that, by promoting the development of phonological awareness, enhance the skills necessary to learn reading? In this way, we define the following objectives: (i) To explain the concept of phonological awareness and its relevance in the context of early childhood education and the 1st cycle of Basic Education; (ii) To evaluate the phonological awareness of children in the contexts (study group); (iii) Design and carry out activities that promote phonological awareness (of children in contexts); and (iv) Verify that the activities carried out have an effect on the improvement of children's phonological skills, with implications in the processes of reading / writing learning. In this sense, we opted for a qualitative investigation, using participant observation as a technique and as a data collection instrument phonological evidence, field notes, children's productions and photographic record. After the educational action, the data seem to point to a relationship between phonological awareness and reading and writing learning.Freire-Ribeiro, IldaTeixeira, CarlosBiblioteca Digital do IPBSilva, Marta Andreia da Costa2019-02-12T15:53:13Z201820172018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/18883TID:202130509porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:43:03Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18883Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:09.414486Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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