Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, Andreia Filipa Fita
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/19312
Resumo: Este relatório decorre do trabalho desenvolvido na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que integra o curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Bragança, do Instituto Politécnico de Bragança. Iniciámos a PES em contexto de Creche, prosseguimos para o contexto de Educação Pré-Escolar e terminámos o nosso percurso no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Em cada contexto desenvolvemos diversas Experiências de Ensino Aprendizagem tendo em consideração a articulação curricular, os interesses das crianças e o ritmo de aprendizagem das mesmas. Para orientarmos a ação educativa apoiámo-nos nos documentos oficiais e orientadores da prática pedagógica, mais especificamente, Princípios Educativos em Creche, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e Programas e Metas Curriculares para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. As Experiências de Ensino Aprendizagem que descrevemos e sobre as quais refletimos pretendem dar resposta à nossa problemática em estudo: Que importância cada um dos intervenientes no processo educativo atribui ao espaço exterior como recurso pedagógico e que relação estabelecem entre este e o processo ensino/aprendizagem? Para tentar dar resposta a esta questão delineámos seguintes objetivos: i) Conhecer a opinião dos educadores/ professores acerca da utilização do espaço exterior, como recurso pedagógico; ii) Conhecer a opinião dos pais/encarregados de educação acerca da importância da realização de atividades no exterior; iii) Promover atividades nos espaços exteriores; iv) Conhecer a opinião das crianças acerca das atividades realizadas nos espaços exteriores e v) Analisar a opinião dos encarregados de educação/ educadores e professores sobre o espaço exterior como recurso pedagógico e que relação estabelecem entre este e o processo ensino/aprendizagem. Para que fosse possível recolhermos e analisarmos os dados foi necessário selecionar um conjunto de técnicas e instrumentos de recolha de dados dos quais destacamos: notas de campo, questionário aos encarregados de educação e educadores/professores. Para análise dos dados recorremos à técnica de análise de conteúdo. Esta análise complementou-se com a apresentação das experiências de ensino aprendizagem envoltas num processo descritivo, interpretativo, enquadrando-se numa abordagem qualitativa. Após a análise dos dados pudemos constatar que, no geral, os intervenientes no processo educativo estão conscientes da importância das atividades no espaço exterior para o desenvolvimento das crianças pois este desenvolve competências sociais, cognitivas, motoras, ajuda no seu bem-estar, desenvolve a criatividade, a curiosidade, a exploração, a autonomia, auxilia na saúde, aprendem a respeitar o meio considerando-o como um espaço importante para as atividades lúdicas e para novas aprendizagens. Quando referem a importância do espaço exterior para o processo ensino/aprendizagem percebemos que os encarregados de educação e educadores/ professores percebe-se que estes consideram este espaço importante pois as crianças ficam mais desinibidas, motivadas e mais predispostas para a realização das tarefas propostas.
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Para orientarmos a ação educativa apoiámo-nos nos documentos oficiais e orientadores da prática pedagógica, mais especificamente, Princípios Educativos em Creche, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e Programas e Metas Curriculares para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. As Experiências de Ensino Aprendizagem que descrevemos e sobre as quais refletimos pretendem dar resposta à nossa problemática em estudo: Que importância cada um dos intervenientes no processo educativo atribui ao espaço exterior como recurso pedagógico e que relação estabelecem entre este e o processo ensino/aprendizagem? Para tentar dar resposta a esta questão delineámos seguintes objetivos: i) Conhecer a opinião dos educadores/ professores acerca da utilização do espaço exterior, como recurso pedagógico; ii) Conhecer a opinião dos pais/encarregados de educação acerca da importância da realização de atividades no exterior; iii) Promover atividades nos espaços exteriores; iv) Conhecer a opinião das crianças acerca das atividades realizadas nos espaços exteriores e v) Analisar a opinião dos encarregados de educação/ educadores e professores sobre o espaço exterior como recurso pedagógico e que relação estabelecem entre este e o processo ensino/aprendizagem. Para que fosse possível recolhermos e analisarmos os dados foi necessário selecionar um conjunto de técnicas e instrumentos de recolha de dados dos quais destacamos: notas de campo, questionário aos encarregados de educação e educadores/professores. Para análise dos dados recorremos à técnica de análise de conteúdo. Esta análise complementou-se com a apresentação das experiências de ensino aprendizagem envoltas num processo descritivo, interpretativo, enquadrando-se numa abordagem qualitativa. Após a análise dos dados pudemos constatar que, no geral, os intervenientes no processo educativo estão conscientes da importância das atividades no espaço exterior para o desenvolvimento das crianças pois este desenvolve competências sociais, cognitivas, motoras, ajuda no seu bem-estar, desenvolve a criatividade, a curiosidade, a exploração, a autonomia, auxilia na saúde, aprendem a respeitar o meio considerando-o como um espaço importante para as atividades lúdicas e para novas aprendizagens. Quando referem a importância do espaço exterior para o processo ensino/aprendizagem percebemos que os encarregados de educação e educadores/ professores percebe-se que estes consideram este espaço importante pois as crianças ficam mais desinibidas, motivadas e mais predispostas para a realização das tarefas propostas.This report stems from the work developed within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice (STP), which integrates the master’s Course in Pre-School Education and Primary School Teaching, of “Escola Superior de Educação de Bragança, Instituto Politécnico de Bragança”. We started the Supervised Teaching Practice in Child Day Care context, proceeded to the Pre-School and finished our course at the Primary School. In each context we have developed several Teaching Learning Experiences considering the curricular articulation, the interests of the children and their learning rhythm. In order to guide the educational action, we relied on the official and guiding documents of Pedagogical Practice, more specifically, “Princípios Educativos em Creche”, “Orientações Curriculares para a Educação Préescolar” and “Programas e Metas Curriculares para o 1º Ciclo do Ensino Básico”. The Teaching Learning Experiences we describe, substantiate and reflect upon, are intended to answer to our study problematic: What is the importance that each of the actors in the educational process assign to the outer space as a pedagogical resource, and what relationship do they establish between this and the teaching/learning process? In order to answer this question, we outlined the following objectives: i) To know the teachers/educators opinion about the use of the outer space as a pedagogical resource; ii) Know the parents/guardians opinion on the importance of carrying out outdoor activities; iii) Promoting activities on the outdoor spaces; iv) Know the children’s opinion about the activities carried out on the outdoors; v) To analyse the opinion of the parents/educators and teachers on outer space as a pedagogical resource and what relationship they establish between this and the teaching/learning process. In order to be able to collet the information for our investigation it was necessary to select a set of data collection techniques and instruments. To do so, we used the field notes and, parents/guardians and teachers/educators’ surveys, as instruments of data collection. The presentation of the teaching/learning experiences translates into a descriptive, interpretive and reflective process, based on a qualitative approach. After analysing them, we were able to see that, in general, the participants in the educational process are aware of the outer space activities importance for the children’s development, as it develops social, cognitive, motor skills, helps in their well-being, develops creativity, curiosity, exploration, autonomy, helps in health, learn to respect the environment, considering it as an important space for fun activities and new learnings. When they refer the importance of outer space for the teaching/learning process, we realize that parents and educators/teachers consider this space important because children become more uninhibited, motivated and more likely to carry out the proposed tasks.Ribeiro, Maria do CéuBiblioteca Digital do IPBPonte, Andreia Filipa Fita2019-05-22T10:08:30Z201820172018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19312TID:202247791porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:43:59Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:45.012560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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