Motivação e ambiente escolar numa escola em contexto de vulnerabilidade social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/41512 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019 |
id |
RCAP_d087843c3838167d259c3fef06c550d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/41512 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivação e ambiente escolar numa escola em contexto de vulnerabilidade socialMotivaçãoAmbiente escolarTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019Este estudo tem natureza exploratória e foca o papel das variáveis do ambiente escolar no envolvimento escolar, nas crenças de autoeficácia e nas aspirações dos estudantes que participaram neste estudo (N = 221). A amostra é constituída por alunos do terceiro ciclo de escolaridade, com idades entre os 12 e os 18 anos, dos quais 55,2% eram do sexo masculino, de uma escola do concelho do Seixal, que responderam à Escala de Envolvimento e Perceção do Ambiente Escolar (EEPAE), elaborada neste projeto, à Escala de Autoeficácia Geral e a um Questionário de dados pessoais, académicos e vocacionais. Nos resultados, destacam-se os dados dos modelos de regressão múltipla linear que mostram o impacto da perceção do ambiente escolar, nomeadamente o suporte social dos professores como variável explicativa do envolvimento nas componentes identificação com a escola e uso de estratégias de autorregulação, e ainda nos sentimentos de autoeficácia geral e gosto pela escola (envolvimento). A relação entre fatores do ambiente escolar e envolvimento torna-se mais forte com o decorrer da escolaridade. Nos resultados, salientam-se ainda os indicadores das qualidades psicométricas da medida (EEPAE), que resultam da análise em componentes principais (rotação Varimax) e dos coeficientes alfa. O conjunto dos resultados é discutido como referência reflexiva para os diferentes níveis da intervenção, no âmbito educacional e da carreira.This exploratory study focuses on the role of school environment variables in school involvement, in self-efficacy beliefs and in the aspirations of students who participated in this study (N = 221). Participants are students in the seventh, eighth or ninth grade (third cycle), aged from 12 to 18, of which 55.2% are male, from a school in the county of Seixal, who answered the School Environment Involvement and Perception Scale (EEPAE), elaborated in this project, to the General Self-efficiency Scale and also a personal, academic and vocational data questionnaire. In the results, we highlight the data from the multiple linear regression models that show the impact of the perception of the school environment, namely the teachers' social support as an explanatory variable of the involvement in the components identification with school and the use of self-regulation strategies, and also feelings of general self-efficacy and appreciating school (involvement). The results also highlight the indicators of the psychometric qualities of the measure (EEPAE), which result from the principal component analysis (Varimax rotation) and alpha coefficients. The set of results is discussed as a reflexive reference for the different levels of intervention, in the educational and career spheres.Teixeira, Maria Odília, 1957-Repositório da Universidade de LisboaPaiva, Ana Leonor Barros Salvação de2020-01-31T17:38:45Z20192019-10-032019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41512TID:202466264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41512Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:45.885814Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação e ambiente escolar numa escola em contexto de vulnerabilidade social |
title |
Motivação e ambiente escolar numa escola em contexto de vulnerabilidade social |
spellingShingle |
Motivação e ambiente escolar numa escola em contexto de vulnerabilidade social Paiva, Ana Leonor Barros Salvação de Motivação Ambiente escolar Teses de mestrado - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Motivação e ambiente escolar numa escola em contexto de vulnerabilidade social |
title_full |
Motivação e ambiente escolar numa escola em contexto de vulnerabilidade social |
title_fullStr |
Motivação e ambiente escolar numa escola em contexto de vulnerabilidade social |
title_full_unstemmed |
Motivação e ambiente escolar numa escola em contexto de vulnerabilidade social |
title_sort |
Motivação e ambiente escolar numa escola em contexto de vulnerabilidade social |
author |
Paiva, Ana Leonor Barros Salvação de |
author_facet |
Paiva, Ana Leonor Barros Salvação de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Maria Odília, 1957- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Ana Leonor Barros Salvação de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Ambiente escolar Teses de mestrado - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Motivação Ambiente escolar Teses de mestrado - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-10-03 2019-01-01T00:00:00Z 2020-01-31T17:38:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/41512 TID:202466264 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/41512 |
identifier_str_mv |
TID:202466264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134487393599488 |