Motivação e ambiente escolar numa escola em contexto de vulnerabilidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Ana Leonor Barros Salvação de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/41512
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019
id RCAP_d087843c3838167d259c3fef06c550d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/41512
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação e ambiente escolar numa escola em contexto de vulnerabilidade socialMotivaçãoAmbiente escolarTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019Este estudo tem natureza exploratória e foca o papel das variáveis do ambiente escolar no envolvimento escolar, nas crenças de autoeficácia e nas aspirações dos estudantes que participaram neste estudo (N = 221). A amostra é constituída por alunos do terceiro ciclo de escolaridade, com idades entre os 12 e os 18 anos, dos quais 55,2% eram do sexo masculino, de uma escola do concelho do Seixal, que responderam à Escala de Envolvimento e Perceção do Ambiente Escolar (EEPAE), elaborada neste projeto, à Escala de Autoeficácia Geral e a um Questionário de dados pessoais, académicos e vocacionais. Nos resultados, destacam-se os dados dos modelos de regressão múltipla linear que mostram o impacto da perceção do ambiente escolar, nomeadamente o suporte social dos professores como variável explicativa do envolvimento nas componentes identificação com a escola e uso de estratégias de autorregulação, e ainda nos sentimentos de autoeficácia geral e gosto pela escola (envolvimento). A relação entre fatores do ambiente escolar e envolvimento torna-se mais forte com o decorrer da escolaridade. Nos resultados, salientam-se ainda os indicadores das qualidades psicométricas da medida (EEPAE), que resultam da análise em componentes principais (rotação Varimax) e dos coeficientes alfa. O conjunto dos resultados é discutido como referência reflexiva para os diferentes níveis da intervenção, no âmbito educacional e da carreira.This exploratory study focuses on the role of school environment variables in school involvement, in self-efficacy beliefs and in the aspirations of students who participated in this study (N = 221). Participants are students in the seventh, eighth or ninth grade (third cycle), aged from 12 to 18, of which 55.2% are male, from a school in the county of Seixal, who answered the School Environment Involvement and Perception Scale (EEPAE), elaborated in this project, to the General Self-efficiency Scale and also a personal, academic and vocational data questionnaire. In the results, we highlight the data from the multiple linear regression models that show the impact of the perception of the school environment, namely the teachers' social support as an explanatory variable of the involvement in the components identification with school and the use of self-regulation strategies, and also feelings of general self-efficacy and appreciating school (involvement). The results also highlight the indicators of the psychometric qualities of the measure (EEPAE), which result from the principal component analysis (Varimax rotation) and alpha coefficients. The set of results is discussed as a reflexive reference for the different levels of intervention, in the educational and career spheres.Teixeira, Maria Odília, 1957-Repositório da Universidade de LisboaPaiva, Ana Leonor Barros Salvação de2020-01-31T17:38:45Z20192019-10-032019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41512TID:202466264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41512Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:45.885814Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação e ambiente escolar numa escola em contexto de vulnerabilidade social
title Motivação e ambiente escolar numa escola em contexto de vulnerabilidade social
spellingShingle Motivação e ambiente escolar numa escola em contexto de vulnerabilidade social
Paiva, Ana Leonor Barros Salvação de
Motivação
Ambiente escolar
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Motivação e ambiente escolar numa escola em contexto de vulnerabilidade social
title_full Motivação e ambiente escolar numa escola em contexto de vulnerabilidade social
title_fullStr Motivação e ambiente escolar numa escola em contexto de vulnerabilidade social
title_full_unstemmed Motivação e ambiente escolar numa escola em contexto de vulnerabilidade social
title_sort Motivação e ambiente escolar numa escola em contexto de vulnerabilidade social
author Paiva, Ana Leonor Barros Salvação de
author_facet Paiva, Ana Leonor Barros Salvação de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Maria Odília, 1957-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Ana Leonor Barros Salvação de
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Ambiente escolar
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Motivação
Ambiente escolar
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-10-03
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-31T17:38:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/41512
TID:202466264
url http://hdl.handle.net/10451/41512
identifier_str_mv TID:202466264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134487393599488