Uma sala sem conflitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baleiras, Ana Patricia Ventura
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14434
Resumo: Trabalho apresentado no âmbito da unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_d0d66b2b3d464c827bfabc30d7e1dfb9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14434
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma sala sem conflitosConflitosIntegraçãoAutonomiaCriançasChildrenInteractionConflictsAutonomyTrabalho apresentado no âmbito da unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-EscolarO relatório, Uma sala “sem” conflitos: Autonomia na resolução de conflitos, que aqui se apresenta evidência uma reflexão sobre a prática profissional supervisionada e desenvolvida no ano letivo 2020/2021 em ambiente de Jardim de Infância. A prática desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, ocorreu entre 9 de novembro de 2020 e 14 de maio de 2021, com um grupo de 19 crianças com idades compreendidas entre os três e os quatro anos. Para além do exposto, o relatório tem também como objetivo a realização de uma investigação sobre a prática, refletindo e fundamentando a temática autonomia na resolução de conflitos. Desta forma, metodologicamente este assume uma abordagem qualitativa. Para a realização do relatório privilegiaram-se como técnicas de recolha de dados a observação direta, o inquérito por entrevista, as conversas informais, a consulta e análise de documentos e as notas de campo/reflexões diárias e semanais. Assim, conciliasse a pesquisa bibliográfica mobilizada com a recolha de dados realizada ao longo da intervenção. O trabalho desenvolvido possibilita compreender as conceções e estratégias da educadora cooperante no que diz respeito aos conflitos; conhecer as conceções das crianças sobre os conflitos; e identificar algumas das estratégias utilizadas pelas crianças para solucionar os conflitos.ABSTRACT The report “A room without conflicts”: Autonomy in conflict resolution, which is presented here, evidences a reflection on supervised professional practice developed in the 2020/2021 school year in a kindergarten environment. The practice developed under the Master in Pre-School Education, took place between November 9, 2020 and May 14, 2021, with a group of 19 children aged between three and four years. In addition to the above, the report also aims to carry out an investigation into the practice, reflecting and supporting the theme of autonomy in conflict resolution. In this way, methodologically this takes a qualitative approach. The data collection techniques used were direct observation, interview survey, informal conversations, consultation and analysis of documents and field notes/daily and weekly reflections. Thus, to reconcile the bibliographic research mobilized with the data collection carried out during the intervention. The work developed makes it possible to understand the cooperative educator's conceptions and strategies regarding conflicts; know the children's conceptions about conflicts; and identify some of the strategies children use to resolve conflicts.Rosa, ManuelaRCIPLBaleiras, Ana Patricia Ventura2022-03-10T11:22:43Z2021-12-202021-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14434TID:202930840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:36Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14434Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:14.574379Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma sala sem conflitos
title Uma sala sem conflitos
spellingShingle Uma sala sem conflitos
Baleiras, Ana Patricia Ventura
Conflitos
Integração
Autonomia
Crianças
Children
Interaction
Conflicts
Autonomy
title_short Uma sala sem conflitos
title_full Uma sala sem conflitos
title_fullStr Uma sala sem conflitos
title_full_unstemmed Uma sala sem conflitos
title_sort Uma sala sem conflitos
author Baleiras, Ana Patricia Ventura
author_facet Baleiras, Ana Patricia Ventura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Baleiras, Ana Patricia Ventura
dc.subject.por.fl_str_mv Conflitos
Integração
Autonomia
Crianças
Children
Interaction
Conflicts
Autonomy
topic Conflitos
Integração
Autonomia
Crianças
Children
Interaction
Conflicts
Autonomy
description Trabalho apresentado no âmbito da unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20
2021-12-20T00:00:00Z
2022-03-10T11:22:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14434
TID:202930840
url http://hdl.handle.net/10400.21/14434
identifier_str_mv TID:202930840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133493882519552