Aprendizagem autónoma (self-directed learning): relatório de um atelier pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/2706 |
Resumo: | Educação Médica. 1994, 5(3):178-181. |
id |
RCAP_d0db66c83a32551c48860e609b7637f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/2706 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem autónoma (self-directed learning): relatório de um atelier pedagógicoAprendizagem autónomaAprendizagem por problemasTrabalho de projectoEnsino centrado no professorEnsino centrado no alunoFisiopatologiaEducação Médica. 1994, 5(3):178-181.O relatório descreve as actividades efectuadas durante um "atelier"pedagógico intitulado "Aprendizagem Autónoma", o qual teve lugar em Lisboa na Faculdade de Ciências Médicas, a 7 de Março de 1994. A organização esteve a cargo do Departamento de Fisiopatologia da Faculdade de Ciências Médicas e as actividades foram dinamizadas pela Dra. Angeia Twole do King's Fund Centre for Health Services Development, de Londres. Compareceram 19 participantes (17 da Faculdade de Ciências Médicas, 1 da Faculdade de Medicina de Lisboa, 1 do Instituto de Clínica Geral da Zona Sul). Durante a sessão identificaram-se os conhecimentos do grupo sobre "self-directed learning" (SDL) bem como as fontes de informação disponíveis para os aprofundar. Os participantes tiveram ainda oportunidade de contactar com diferentes tipos de actividades promotoras da aprendizagem autónoma e de elaborar um plano de actividades de SDL para uma disciplina específica ou para um curso. Os trabalhos organizaram-se em actividades de pequenos grupos e discussões no grupo alargado, onde se abordaram as seguintes temáticas: o trabalho de grupo,a aprendizagem autónoma e a individualidade do estudante; as motivações dos estudantes; as condições para a promoção, nas faculdades de medicina portuguesas, de actividades de aprendizagem autónoma; a relação entre a aprendizagem por análise e resolução de problemas (PBLM) e a aprendizagem autónoma (SDL). Depois de feito o balanço da sessão em que se discutiram condições e vantagens deste tipo de estratégia de ensino-aprendizagem, os organizadores recolheram os pedidos de bibliografia dos participantes e comprometeram-se a enviar os artigos solicitados. ____________________________________________ Summary: A one-day meeting on self directed learning (SDL)took place on 7 March 1994 at the Faculdade de Ciências Médicas in Lisbon, Portugal, ringing together 19 participants mainly from that institution. Dra. Angela Towle from the King's Fund Centre for Health Services Development, London, was the facílitator of the woorkshop which aimed first to identify existing knowledge amongst the participante about SDL and to share ideas about how to promote SDL activities in their educational settings. The involvement of the participante was high both in the small groups and in the panel discussions. Severa1 issues were focused such as the conditions to promote training for teachers, the students motivation and assessment, improving SDL'in a conventional curriculum and how to articulate problem-based programmes with SDL activities. Evaluation of the workshop by the participants was very positive and it was ualued the opportunity to discuss the problems encountered when attempting to implement SDL activities in a conventional medical curriculum.Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina do PortoRUNRendas, AntónioPinto, Patrícia Rosado2010-03-09T15:52:44Z19941994-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/2706por0871-7958info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:33:01Zoai:run.unl.pt:10362/2706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:15:17.540924Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem autónoma (self-directed learning): relatório de um atelier pedagógico |
title |
Aprendizagem autónoma (self-directed learning): relatório de um atelier pedagógico |
spellingShingle |
Aprendizagem autónoma (self-directed learning): relatório de um atelier pedagógico Rendas, António Aprendizagem autónoma Aprendizagem por problemas Trabalho de projecto Ensino centrado no professor Ensino centrado no aluno Fisiopatologia |
title_short |
Aprendizagem autónoma (self-directed learning): relatório de um atelier pedagógico |
title_full |
Aprendizagem autónoma (self-directed learning): relatório de um atelier pedagógico |
title_fullStr |
Aprendizagem autónoma (self-directed learning): relatório de um atelier pedagógico |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem autónoma (self-directed learning): relatório de um atelier pedagógico |
title_sort |
Aprendizagem autónoma (self-directed learning): relatório de um atelier pedagógico |
author |
Rendas, António |
author_facet |
Rendas, António Pinto, Patrícia Rosado |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Patrícia Rosado |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rendas, António Pinto, Patrícia Rosado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem autónoma Aprendizagem por problemas Trabalho de projecto Ensino centrado no professor Ensino centrado no aluno Fisiopatologia |
topic |
Aprendizagem autónoma Aprendizagem por problemas Trabalho de projecto Ensino centrado no professor Ensino centrado no aluno Fisiopatologia |
description |
Educação Médica. 1994, 5(3):178-181. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994 1994-01-01T00:00:00Z 2010-03-09T15:52:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/2706 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/2706 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0871-7958 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina do Porto |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina do Porto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137804494569472 |