Aprendizagem autónoma (self-directed learning): relatório de um atelier pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rendas, António
Data de Publicação: 1994
Outros Autores: Pinto, Patrícia Rosado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/2706
Resumo: Educação Médica. 1994, 5(3):178-181.
id RCAP_d0db66c83a32551c48860e609b7637f2
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/2706
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem autónoma (self-directed learning): relatório de um atelier pedagógicoAprendizagem autónomaAprendizagem por problemasTrabalho de projectoEnsino centrado no professorEnsino centrado no alunoFisiopatologiaEducação Médica. 1994, 5(3):178-181.O relatório descreve as actividades efectuadas durante um "atelier"pedagógico intitulado "Aprendizagem Autónoma", o qual teve lugar em Lisboa na Faculdade de Ciências Médicas, a 7 de Março de 1994. A organização esteve a cargo do Departamento de Fisiopatologia da Faculdade de Ciências Médicas e as actividades foram dinamizadas pela Dra. Angeia Twole do King's Fund Centre for Health Services Development, de Londres. Compareceram 19 participantes (17 da Faculdade de Ciências Médicas, 1 da Faculdade de Medicina de Lisboa, 1 do Instituto de Clínica Geral da Zona Sul). Durante a sessão identificaram-se os conhecimentos do grupo sobre "self-directed learning" (SDL) bem como as fontes de informação disponíveis para os aprofundar. Os participantes tiveram ainda oportunidade de contactar com diferentes tipos de actividades promotoras da aprendizagem autónoma e de elaborar um plano de actividades de SDL para uma disciplina específica ou para um curso. Os trabalhos organizaram-se em actividades de pequenos grupos e discussões no grupo alargado, onde se abordaram as seguintes temáticas: o trabalho de grupo,a aprendizagem autónoma e a individualidade do estudante; as motivações dos estudantes; as condições para a promoção, nas faculdades de medicina portuguesas, de actividades de aprendizagem autónoma; a relação entre a aprendizagem por análise e resolução de problemas (PBLM) e a aprendizagem autónoma (SDL). Depois de feito o balanço da sessão em que se discutiram condições e vantagens deste tipo de estratégia de ensino-aprendizagem, os organizadores recolheram os pedidos de bibliografia dos participantes e comprometeram-se a enviar os artigos solicitados. ____________________________________________ Summary: A one-day meeting on self directed learning (SDL)took place on 7 March 1994 at the Faculdade de Ciências Médicas in Lisbon, Portugal, ringing together 19 participants mainly from that institution. Dra. Angela Towle from the King's Fund Centre for Health Services Development, London, was the facílitator of the woorkshop which aimed first to identify existing knowledge amongst the participante about SDL and to share ideas about how to promote SDL activities in their educational settings. The involvement of the participante was high both in the small groups and in the panel discussions. Severa1 issues were focused such as the conditions to promote training for teachers, the students motivation and assessment, improving SDL'in a conventional curriculum and how to articulate problem-based programmes with SDL activities. Evaluation of the workshop by the participants was very positive and it was ualued the opportunity to discuss the problems encountered when attempting to implement SDL activities in a conventional medical curriculum.Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina do PortoRUNRendas, AntónioPinto, Patrícia Rosado2010-03-09T15:52:44Z19941994-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/2706por0871-7958info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:33:01Zoai:run.unl.pt:10362/2706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:15:17.540924Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem autónoma (self-directed learning): relatório de um atelier pedagógico
title Aprendizagem autónoma (self-directed learning): relatório de um atelier pedagógico
spellingShingle Aprendizagem autónoma (self-directed learning): relatório de um atelier pedagógico
Rendas, António
Aprendizagem autónoma
Aprendizagem por problemas
Trabalho de projecto
Ensino centrado no professor
Ensino centrado no aluno
Fisiopatologia
title_short Aprendizagem autónoma (self-directed learning): relatório de um atelier pedagógico
title_full Aprendizagem autónoma (self-directed learning): relatório de um atelier pedagógico
title_fullStr Aprendizagem autónoma (self-directed learning): relatório de um atelier pedagógico
title_full_unstemmed Aprendizagem autónoma (self-directed learning): relatório de um atelier pedagógico
title_sort Aprendizagem autónoma (self-directed learning): relatório de um atelier pedagógico
author Rendas, António
author_facet Rendas, António
Pinto, Patrícia Rosado
author_role author
author2 Pinto, Patrícia Rosado
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Rendas, António
Pinto, Patrícia Rosado
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem autónoma
Aprendizagem por problemas
Trabalho de projecto
Ensino centrado no professor
Ensino centrado no aluno
Fisiopatologia
topic Aprendizagem autónoma
Aprendizagem por problemas
Trabalho de projecto
Ensino centrado no professor
Ensino centrado no aluno
Fisiopatologia
description Educação Médica. 1994, 5(3):178-181.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
1994-01-01T00:00:00Z
2010-03-09T15:52:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/2706
url http://hdl.handle.net/10362/2706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0871-7958
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina do Porto
publisher.none.fl_str_mv Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina do Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137804494569472