Iniciação das crianças em processos ativos de construção de conhecimento : escrever para aprender em contextos de aprendizagem situada, colaborativa e autorregulada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Margarida Gonçalves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29222
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_f74374d17bed4df96a419f296e2b3eee
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29222
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Iniciação das crianças em processos ativos de construção de conhecimento : escrever para aprender em contextos de aprendizagem situada, colaborativa e autorregulada372.45Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEste documento relata analiticamente um projeto de investigação-ação desenvolvido numa turma do 2.º ano de escolaridade, cujo objetivo foi o de iniciar as crianças em processos ativos de construção de conhecimento, utilizando a escrita de texto como ferramenta de aprendizagem em contextos de aprendizagem situada, colaborativa e autorregulada. Para além deste objetivo pedagógico, o desenvolvimento deste projeto serviu objetivos investigativos, nomeadamente i) avaliar o impacto da intervenção pedagógica como forma de promover o desenvolvimento profissional da autora do projeto. A intervenção pedagógica consistiu em três atividades de construção de conhecimento sobre as profissões, que culminaram com a escrita de um texto de consolidação do aprendido. Neste processo as crianças foram confrontadas com as etapas de planificação, textualização e revisão, assim como com aspetos micro e macrotextuais implicadas no processo de escrita de texto. Este trabalho foi realizado tendo em vista a divulgação das aprendizagens construídas num jornal local, o que serviu de motivação para o desenvolvimento do projeto. De forma a avaliar o impacto da intervenção pedagógica, foram recolhidos dados através da observação do trabalho das crianças, registados num diário reflexivo, da análise dos textos escritos e da realização de fichas de autoavaliação dos alunos. Os resultados obtidos mostraram que as crianças aprenderam, através da prática situada, a trabalhar colaborativamente (em diferentes modalidades), desenvolvendo consciência do papel da escrita de texto na construção de conhecimento existentes, tendo também aprendido sobre as finalidades e características do processo de escrita de textos. O processo investigativo foi igualmente decisivo na formação profissional da professora, autora deste trabalho, que conseguiu avaliar o impacto da intervenção pedagógica na iniciação (e reconhecimento) da competência da escrita de textos como instrumento de construção do conhecimento dos alunos em contextos de aprendizagem situada, colaborativa e autorregulada.This essay reports and analyses the results of an action-research Project that was developed in a second grade class with the aim of initiating children in active processes of knowledge construction using the writing of texts as a learning tool in situated, collaborative and self-regulated contexts. Beyond this pedagogic aim, the development of this project also pursued research aims, namely to assess the impact of the pedagogical intervention as a way to promote the professional development of the author of the project. The pedagogical intervention consisted in three activities of knowledge construction about jobs, each culminating in the writing of a text about what had been learnt. In this process, children experienced textual planning, translating and reviewing and they considered micro and macrotextual aspects. The project was carried out with the perspective of disclosing the learning achieved in a local newspaper, which motivated children to the development of the project. In order to evaluate the impact of the pedagogical intervention, data was collected through observing children’s performance, which was registered in a reflexive diary, as well as through the analysis of the written texts and self-assessment tasks. The results showed that children learned, through the situated practice, to work collaboratively (in different modalities), becoming aware of the role of writing of texts in the construction of knowledge, having also learnt about aims and features of the process of text writing. The research process was also decisive in the professional development of the teacher, author of this essay, who was able to assess the impact of the pedagogical intervention in beginning (and becoming aware) of text writing as a tool of knowledge construction of children in situated, collaborative and self-regulated contexts.Pereira, Iris Susana PiresUniversidade do MinhoFonseca, Margarida Gonçalves20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29222por201205297info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:51.531852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Iniciação das crianças em processos ativos de construção de conhecimento : escrever para aprender em contextos de aprendizagem situada, colaborativa e autorregulada
title Iniciação das crianças em processos ativos de construção de conhecimento : escrever para aprender em contextos de aprendizagem situada, colaborativa e autorregulada
spellingShingle Iniciação das crianças em processos ativos de construção de conhecimento : escrever para aprender em contextos de aprendizagem situada, colaborativa e autorregulada
Fonseca, Margarida Gonçalves
372.45
title_short Iniciação das crianças em processos ativos de construção de conhecimento : escrever para aprender em contextos de aprendizagem situada, colaborativa e autorregulada
title_full Iniciação das crianças em processos ativos de construção de conhecimento : escrever para aprender em contextos de aprendizagem situada, colaborativa e autorregulada
title_fullStr Iniciação das crianças em processos ativos de construção de conhecimento : escrever para aprender em contextos de aprendizagem situada, colaborativa e autorregulada
title_full_unstemmed Iniciação das crianças em processos ativos de construção de conhecimento : escrever para aprender em contextos de aprendizagem situada, colaborativa e autorregulada
title_sort Iniciação das crianças em processos ativos de construção de conhecimento : escrever para aprender em contextos de aprendizagem situada, colaborativa e autorregulada
author Fonseca, Margarida Gonçalves
author_facet Fonseca, Margarida Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Iris Susana Pires
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Margarida Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv 372.45
topic 372.45
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/29222
url http://hdl.handle.net/1822/29222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201205297
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132238643724288