Incentivar a escrita criativa : o texto literário como polo inspirador no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Bruna Augusta Ribeiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28992
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
id RCAP_0eb261ab3d003ad4a74aaa0687345a95
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28992
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Incentivar a escrita criativa : o texto literário como polo inspirador no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico372.45Relatório de estágio de mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino BásicoEste trabalho apresenta uma descrição da forma como desenvolvemos o projeto de investigação - Incentivar a Escrita Criativa - O texto literário como polo inspirador no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Tendo em conta o que tem sido o ensino/aprendizagem da escrita na disciplina de Língua Portuguesa em vários níveis escolares e as respetivas práticas na sala de aula, sentimos necessidade de refletir sobre o processo da escrita, não como produto acabado e com valor literário, mas como competência em construção e de interesse pedagógico e didático. Assim, depois de uma breve introdução, apresentámos o desenvolvimento deste tema em cinco partes, rematando com as conclusões finais. Na primeira parte, mostrámos as questões de investigação e os objetivos atingir. Depois, fazemos a caracterização do contexto. Seguidamente, abordámos a metodologia. Na quarta parte, o enquadramento teórico e, finalmente, apresentámos a intervenção realizada e a análise dos produtos. Esta intervenção articulou atividades do domínio da leitura e da escrita. Partiu-se da leitura de uma obra de literatura infantojuvenil para atividades de produção textual em contexto de oficina de escrita.This paper presents a brief description of how we contribute to the development of the project of research - Encourage the Creative Writing-the literary text as an inspiring polo in the 1st and 2nd Cycles of basic education, (case study in classes of both Cycles). Regarding to what has been the learning of writing in the discipline of Portuguese language in various school levels and its respective practices in the classroom, we need to reflect on the writing process, not as a finished product with just a literary value, but as a building competence with pedagogical and didactic interest. So, after a brief introduction, we have made the development of this theme in five parts followed by the final conclusions. In the first part, we showed the research questions and goals to achieve. Then, we made the characterization of the context and, later, we dealt with the methodology. In the fourth part, we presented the theoretical framework and, finally, we displayed the project and analysis of intervention products. This intervention articulated activities in the field of reading and writing. The reading of a work of literature for children and adolescents was the starting point for textual production activities in the context of a writing workshop.Carvalho, José António BrandãoUniversidade do MinhoCosta, Bruna Augusta Ribeiro2013-05-222013-05-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28992porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:43:23.500543Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Incentivar a escrita criativa : o texto literário como polo inspirador no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico
title Incentivar a escrita criativa : o texto literário como polo inspirador no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Incentivar a escrita criativa : o texto literário como polo inspirador no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico
Costa, Bruna Augusta Ribeiro
372.45
title_short Incentivar a escrita criativa : o texto literário como polo inspirador no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico
title_full Incentivar a escrita criativa : o texto literário como polo inspirador no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Incentivar a escrita criativa : o texto literário como polo inspirador no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Incentivar a escrita criativa : o texto literário como polo inspirador no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Incentivar a escrita criativa : o texto literário como polo inspirador no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico
author Costa, Bruna Augusta Ribeiro
author_facet Costa, Bruna Augusta Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, José António Brandão
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Bruna Augusta Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv 372.45
topic 372.45
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-22
2013-05-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28992
url http://hdl.handle.net/1822/28992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132990856495104