Incentivar a escrita criativa : o texto literário como polo inspirador no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/28992 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico |
id |
RCAP_0eb261ab3d003ad4a74aaa0687345a95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28992 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Incentivar a escrita criativa : o texto literário como polo inspirador no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico372.45Relatório de estágio de mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino BásicoEste trabalho apresenta uma descrição da forma como desenvolvemos o projeto de investigação - Incentivar a Escrita Criativa - O texto literário como polo inspirador no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Tendo em conta o que tem sido o ensino/aprendizagem da escrita na disciplina de Língua Portuguesa em vários níveis escolares e as respetivas práticas na sala de aula, sentimos necessidade de refletir sobre o processo da escrita, não como produto acabado e com valor literário, mas como competência em construção e de interesse pedagógico e didático. Assim, depois de uma breve introdução, apresentámos o desenvolvimento deste tema em cinco partes, rematando com as conclusões finais. Na primeira parte, mostrámos as questões de investigação e os objetivos atingir. Depois, fazemos a caracterização do contexto. Seguidamente, abordámos a metodologia. Na quarta parte, o enquadramento teórico e, finalmente, apresentámos a intervenção realizada e a análise dos produtos. Esta intervenção articulou atividades do domínio da leitura e da escrita. Partiu-se da leitura de uma obra de literatura infantojuvenil para atividades de produção textual em contexto de oficina de escrita.This paper presents a brief description of how we contribute to the development of the project of research - Encourage the Creative Writing-the literary text as an inspiring polo in the 1st and 2nd Cycles of basic education, (case study in classes of both Cycles). Regarding to what has been the learning of writing in the discipline of Portuguese language in various school levels and its respective practices in the classroom, we need to reflect on the writing process, not as a finished product with just a literary value, but as a building competence with pedagogical and didactic interest. So, after a brief introduction, we have made the development of this theme in five parts followed by the final conclusions. In the first part, we showed the research questions and goals to achieve. Then, we made the characterization of the context and, later, we dealt with the methodology. In the fourth part, we presented the theoretical framework and, finally, we displayed the project and analysis of intervention products. This intervention articulated activities in the field of reading and writing. The reading of a work of literature for children and adolescents was the starting point for textual production activities in the context of a writing workshop.Carvalho, José António BrandãoUniversidade do MinhoCosta, Bruna Augusta Ribeiro2013-05-222013-05-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28992porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:43:23.500543Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Incentivar a escrita criativa : o texto literário como polo inspirador no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Incentivar a escrita criativa : o texto literário como polo inspirador no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Incentivar a escrita criativa : o texto literário como polo inspirador no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico Costa, Bruna Augusta Ribeiro 372.45 |
title_short |
Incentivar a escrita criativa : o texto literário como polo inspirador no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Incentivar a escrita criativa : o texto literário como polo inspirador no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Incentivar a escrita criativa : o texto literário como polo inspirador no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Incentivar a escrita criativa : o texto literário como polo inspirador no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Incentivar a escrita criativa : o texto literário como polo inspirador no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Costa, Bruna Augusta Ribeiro |
author_facet |
Costa, Bruna Augusta Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, José António Brandão Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Bruna Augusta Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
372.45 |
topic |
372.45 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-22 2013-05-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/28992 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/28992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132990856495104 |