A revisão textual: aprender a rever textos em colaboração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Armanda Matos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/35838
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling A revisão textual: aprender a rever textos em colaboraçãoTextual revision: lear to revise texts in collaboration372.45Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoNuma turma do 2.º ano de escolaridade, foram identificados problemas ao nível da produção escrita e da capacidade de aceitar a opinião dos outros. Neste sentido, foi desenvolvido um projeto de intervenção com o principal objetivo de através da revisão conjunta de um texto, ajudar os alunos a melhorar o seu conhecimento a respeito de conteúdos linguísticos e metalinguísticos e também a sua capacidade de colaboração no processo de revisão textual. Como o pretendido era proceder à melhoria da problemática identificada, a metodologia de investigação-ação surgiu como a opção mais adequada. Sendo assim, este projeto conciliou a dimensão investigativa com a interventiva. A tarefa de revisão textual surgiu como uma forma de levar os alunos a refletirem sobre a qualidade dos seus textos e deste modo, contribuir para a sua melhoria. Tendo em conta que implementar situações de interação pode ser um importante passo para um professor ajudar os alunos a se apropriarem e melhorarem as técnicas de escrita individual, a minha intervenção centrou-se na realização da revisão colaborativa de um texto. Numa fase inicial, procedi ao levantamento dos conhecimentos prévios da turma sobre o processo de escrita e à realização da revisão conjunta de um texto, seguida de uma entrevista sobre esse subprocesso. Na fase de desenvolvimento do projeto, promovi momentos de exploração de alguns aspetos linguísticos nos quais os alunos tinham mais dificuldades, de modo a gerar padrões de desenvolvimento textual. Numa fase final, foi realizada uma nova revisão conjunta do mesmo texto e uma repetição da entrevista, por forma a proceder a uma comparação destas estratégias, com o fim de poder avaliar o impacto da minha intervenção. O projeto terminou com a elaboração de um panfleto informativo a partir dos textos revistos, que circulou pela restante comunidade escolar. Após a comparação acima referida, foram visíveis os progressos quer no tipo de colaboração, quer nas reflexões desencadeadas sobre a escrita. Comprovei que as crianças no final deste projeto tinham aumentado as suas técnicas de revisão textual. Todavia, o tempo concedido para a realização deste projeto revelou-se uma limitação, pois não permitiu a observação do efetivo impacto que a tarefa de revisão colaborativa teve na apropriação de técnicas de escrita individual.In a second grade class, problems were identified at the level of writing production and the capacity to accept others' opinions. In this sense, an intervention project was developed with the main objective of having a joint textual revision of a text; help students improve their knowledge about linguistic and metalinguistic content and also their ability to collaborate in the process of textual revision. As the intension was to improve the problems identified, the methodology of investigation / action emerged as the most suitable option. Thus, this project combined the investigative dimension with interventional. The task of textual revision came about as a way to get students to reflect on the quality of their texts and thereby contribute to its improvement. Having in mind that implementing interacting situations can be an important step for a teacher to help students take ownership and improve their individual writing techniques, my intervention was mainly centered on the realization of collaborative editing of a text. In an initial phase, I carried out a survey on the class’ prior knowledge about the writing process and accomplished a joint revision of a text, followed by an interview about this sub process. In the development phase of the project, I promoted moments of exploration of some linguistic aspects in which students had more difficulties, in order to generate patterns of textual development. In the final phase, a new joint revision of the same text and a repetition of the interview were performed in order to make a comparison of these strategies, with the objective of assessing the impact of my intervention. The project ended with the making of a rack from the revised texts that were handed out to the rest of the school community. After the comparison referred above, progresses were visible not only in the type of collaboration, but also in the reflections triggered about writing. I confirmed that the children at the end of this project had increased their textual revision techniques. However, the time granted for the realization of this project proved to be a limitation because it did not allow the observation of the actual impact that the task of collaborative revision had in the appropriation of individual writing techniques.Dias, Maria dos Anjos FlôrUniversidade do MinhoOliveira, Maria Armanda Matos20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/35838por201471949info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:07.436310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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