Ecossistemas de formação blended learning na prática universitária. Avaliação dos estudantes sobre a sua implementação e efeitos nos estilos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arregui, Emilio Álvarez
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Martín, Alejandro Rodríguez, Gonçalves, Fernando Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.3257
Resumo: Neste artigo compilamos os resultados obtidos numa investigação longitudinal sobre ecossistemas de formação blended learning ou B-learning que estamos a desenvolver em colaboração com a Universidade do Algarve e centros de inovação espanhóis e suíços. Nesta ocasião, apresentamos a avaliação dos estudantes sobre a sua implementação no 5º curso da Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Oviedo. A amostra é constituída por 120 estudantes. A metodologia é quantitativa e os instrumentos empregados são o Questionário EcoFAE (elaboração própria), Questionário de Estilos de Aprendizagem-CHAEA e Index of Learning Styles- ILS. Os resultados indicam uma avaliação positiva do modelo de formação exibido, pois este facilita a gestão e construção colaborativa do conhecimento, com a sua respetiva projeção no contexto laboral devido à participação de profissionais externos, e porque melhora os estilos de aprendizagem dos estudantes.   Palavras-chave Educação Superior; Metodologia; Ecossistema; Aprendizagem semipresencial
id RCAP_d1212a6e2753406101a089ed5d203fc5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3257
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ecossistemas de formação blended learning na prática universitária. Avaliação dos estudantes sobre a sua implementação e efeitos nos estilos de aprendizagemEcosistemas de formación blended learning en la práctica universitaria. Valoración de los estudiantes sobre su implementación y efectos en los estilos de aprendizajeEcossistemas de formação blended learning na prática universitária. Avaliação dos estudantes sobre a sua implementação e efeitos nos estilos de aprendizagemArtigosNeste artigo compilamos os resultados obtidos numa investigação longitudinal sobre ecossistemas de formação blended learning ou B-learning que estamos a desenvolver em colaboração com a Universidade do Algarve e centros de inovação espanhóis e suíços. Nesta ocasião, apresentamos a avaliação dos estudantes sobre a sua implementação no 5º curso da Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Oviedo. A amostra é constituída por 120 estudantes. A metodologia é quantitativa e os instrumentos empregados são o Questionário EcoFAE (elaboração própria), Questionário de Estilos de Aprendizagem-CHAEA e Index of Learning Styles- ILS. Os resultados indicam uma avaliação positiva do modelo de formação exibido, pois este facilita a gestão e construção colaborativa do conhecimento, com a sua respetiva projeção no contexto laboral devido à participação de profissionais externos, e porque melhora os estilos de aprendizagem dos estudantes.   Palavras-chave Educação Superior; Metodologia; Ecossistema; Aprendizagem semipresencialIn this paper we present the results of a longitudinal research on blended learning ecosystems, in collaboration with the University of Algarve and innovation centres in Spain and Switzerland. We present the findings of its implementation among students in the final course of Education studies at the University of Oviedo. The sample is of 120 students. The methodology is quantitative. The instruments used are a self-made Questionnaire EcoFAE, a Learning Style Questionnaire-CHAEA and an Index of Learning Styles-ILS. The results show that the methodology facilitates a collaborative construction of the knowledge shared, which has a projection in the labour environment due to the participation of external agents. The students’ learning styles are also improved.   Keywords Higher education; Methodology; Ecosystem; Blended learningEn este artículo recogemos los resultados obtenidos en una investigación longitudinal sobre ecosistemas de formación blended learning que estamos desarrollando en colaboración con la Universidad del Algarve y centros de innovación de España y Suiza. En esta ocasión presentamos la valoración de los estudiantes sobre su implementación en el 5º curso de la Licenciatura en Pedagogía de la Facultad de Educación de la Universidad de Oviedo. La muestra está formada por 120 estudiantes. La metodología es cuantitativa y los instrumentos empleados son el Cuestionario EcoFAE (elaboración propia), Cuestionario de Estilos de Aprendizaje-CHAEA y el Index of Learning Styles- ILS. Los resultados indican una positiva valoración del modelo de formación desplegado porque facilita la gestión y construcción colaborativa del conocimiento, porque se proyecta en el entorno laboral por la participación de profesionales externos y porque mejora los estilos de aprendizaje de los estudiantes.   Palabras clave Educación Superior; Metodología; Ecosistema; Aprendizaje semipresencialInstituto de Educação - Universidade do Minho2013-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.3257por2183-04520871-9187Arregui, Emilio ÁlvarezMartín, Alejandro RodríguezGonçalves, Fernando Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:11Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3257Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:30.057413Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ecossistemas de formação blended learning na prática universitária. Avaliação dos estudantes sobre a sua implementação e efeitos nos estilos de aprendizagem
Ecosistemas de formación blended learning en la práctica universitaria. Valoración de los estudiantes sobre su implementación y efectos en los estilos de aprendizaje
Ecossistemas de formação blended learning na prática universitária. Avaliação dos estudantes sobre a sua implementação e efeitos nos estilos de aprendizagem
title Ecossistemas de formação blended learning na prática universitária. Avaliação dos estudantes sobre a sua implementação e efeitos nos estilos de aprendizagem
spellingShingle Ecossistemas de formação blended learning na prática universitária. Avaliação dos estudantes sobre a sua implementação e efeitos nos estilos de aprendizagem
Arregui, Emilio Álvarez
Artigos
title_short Ecossistemas de formação blended learning na prática universitária. Avaliação dos estudantes sobre a sua implementação e efeitos nos estilos de aprendizagem
title_full Ecossistemas de formação blended learning na prática universitária. Avaliação dos estudantes sobre a sua implementação e efeitos nos estilos de aprendizagem
title_fullStr Ecossistemas de formação blended learning na prática universitária. Avaliação dos estudantes sobre a sua implementação e efeitos nos estilos de aprendizagem
title_full_unstemmed Ecossistemas de formação blended learning na prática universitária. Avaliação dos estudantes sobre a sua implementação e efeitos nos estilos de aprendizagem
title_sort Ecossistemas de formação blended learning na prática universitária. Avaliação dos estudantes sobre a sua implementação e efeitos nos estilos de aprendizagem
author Arregui, Emilio Álvarez
author_facet Arregui, Emilio Álvarez
Martín, Alejandro Rodríguez
Gonçalves, Fernando Ribeiro
author_role author
author2 Martín, Alejandro Rodríguez
Gonçalves, Fernando Ribeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arregui, Emilio Álvarez
Martín, Alejandro Rodríguez
Gonçalves, Fernando Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Neste artigo compilamos os resultados obtidos numa investigação longitudinal sobre ecossistemas de formação blended learning ou B-learning que estamos a desenvolver em colaboração com a Universidade do Algarve e centros de inovação espanhóis e suíços. Nesta ocasião, apresentamos a avaliação dos estudantes sobre a sua implementação no 5º curso da Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Oviedo. A amostra é constituída por 120 estudantes. A metodologia é quantitativa e os instrumentos empregados são o Questionário EcoFAE (elaboração própria), Questionário de Estilos de Aprendizagem-CHAEA e Index of Learning Styles- ILS. Os resultados indicam uma avaliação positiva do modelo de formação exibido, pois este facilita a gestão e construção colaborativa do conhecimento, com a sua respetiva projeção no contexto laboral devido à participação de profissionais externos, e porque melhora os estilos de aprendizagem dos estudantes.   Palavras-chave Educação Superior; Metodologia; Ecossistema; Aprendizagem semipresencial
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.3257
url https://doi.org/10.21814/rpe.3257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130220645580800