As instituições de ensino superior como escolas reflexivas:Colaboração e desenvolvimento em supervisão na formação inicial de professores e educadores de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Pedro Duarte Barbosa Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9894
Resumo: O presente trabalho foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Projeto/Dissertação, do Mestrado em Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração das Organizações Educativas, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Tem como objetivo compreender a perceção dos agentes envolvidos no processo de prática educativa supervisionada durante a formação inicial de professores e educadores de infância, numa Escola Superior de Educação de uma instituição de ensino superior de Portugal. Para o seu desenvolvimento, consideraram-se as perspetivas de estudantes e coordenadores de três mestrados de formação de professores. Os métodos utilizados foram, eminentemente, de natureza qualitativa, ainda que tenham sidos considerados dados de natureza quantitativa. Face aos dados recolhidos, indicia-se uma perceção positiva da prática educativa supervisionada, reconhecendo-se sua relevância na formação inicial de professores e educadores de infância. Mais se indica que, ainda que na globalidade as perspetivas dos docentes e dos mestrandos tivessem sido homólogas, reconheceram-se focos de análise que indiciam dissonâncias entre as perceções dos coordenadores e dos estudantes, nomeadamente no modo como percecionam a articulação entre os docentes e o apoio institucional. Com base no enquadramento teórico e na análise de dados, desenvolveramse propostas de ação, sustentadas nas perceções recolhidas, numa perspetiva de melhoria e desenvolvimento da prática educativa supervisionada.
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