O diretor de turma e o seu papel na supervisão pedagógica: contributos para uma escola de sucesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candeias, Maria Olímpia Nascimento Castro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6796
Resumo: Pretendemos com este trabalho refletir sobre o papel do Diretor de Turma enquanto supervisor pedagógico de todo o processo educativo, avaliando o seu contributo para o sucesso educativo dos alunos e da Escola. Conscientes de que o papel do Diretor de Turma se reveste de uma importância fundamental em toda a organização escolar, foi nosso intuito estudá-lo sob o ponto de vista teórico e, partindo da nossa experiência, refletir sobre a forma como esta ação é desenvolvida na prática, numa Escola que se pretende toda ela reflexiva. Aborda-se, além do seu contributo na Supervisão Pedagógica, a figura do Diretor de Turma tendo em conta o papel central que desempenha nas interações em que se desenvolve a sua ação. Assim, analisa-se a figura do Diretor de Turma na sua relação com os pares e a importância desse trabalho colaborativo no sucesso educativo dos alunos. Analisa-se, ainda, o seu trabalho enquanto líder intermédio (gestor pedagógico) da organização escolar, tendo em conta as atribuições que lhe são consagradas na lei, apresentando as principais dificuldades e constrangimentos na sua operacionalização. Coloca-se em relevância o papel primordial de mediação do Diretor de Turma na relação com os alunos e a família para o sucesso de todo o processo de ensino e aprendizagem. Em suma, pretendeu-se apresentar uma análise sustentada para interpretar as múltiplas funções do Diretor de Turma na interface de relações em que ele se constitui como eixo fundamental. Para tal, após a abordagem teórica do seu perfil e da multiplicidade das suas funções, partimos para uma reflexão sobre a nossa prática, enriquecida com exemplos da nossa ação, nessa mediação com os diferentes agentes envolvidos no processo educativo.
id RCAP_d14bff8d8dc97cdadd26b812b8e727ea
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6796
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O diretor de turma e o seu papel na supervisão pedagógica: contributos para uma escola de sucessoDiretores de turmaEnsinoAprendizagemTrabalho colaborativoEscola reflexivaProcesso educativoPretendemos com este trabalho refletir sobre o papel do Diretor de Turma enquanto supervisor pedagógico de todo o processo educativo, avaliando o seu contributo para o sucesso educativo dos alunos e da Escola. Conscientes de que o papel do Diretor de Turma se reveste de uma importância fundamental em toda a organização escolar, foi nosso intuito estudá-lo sob o ponto de vista teórico e, partindo da nossa experiência, refletir sobre a forma como esta ação é desenvolvida na prática, numa Escola que se pretende toda ela reflexiva. Aborda-se, além do seu contributo na Supervisão Pedagógica, a figura do Diretor de Turma tendo em conta o papel central que desempenha nas interações em que se desenvolve a sua ação. Assim, analisa-se a figura do Diretor de Turma na sua relação com os pares e a importância desse trabalho colaborativo no sucesso educativo dos alunos. Analisa-se, ainda, o seu trabalho enquanto líder intermédio (gestor pedagógico) da organização escolar, tendo em conta as atribuições que lhe são consagradas na lei, apresentando as principais dificuldades e constrangimentos na sua operacionalização. Coloca-se em relevância o papel primordial de mediação do Diretor de Turma na relação com os alunos e a família para o sucesso de todo o processo de ensino e aprendizagem. Em suma, pretendeu-se apresentar uma análise sustentada para interpretar as múltiplas funções do Diretor de Turma na interface de relações em que ele se constitui como eixo fundamental. Para tal, após a abordagem teórica do seu perfil e da multiplicidade das suas funções, partimos para uma reflexão sobre a nossa prática, enriquecida com exemplos da nossa ação, nessa mediação com os diferentes agentes envolvidos no processo educativo.Professional Activity Report The present work aims at reflecting upon the role of the class tutor as a pedagogical supervisor of the educational process as a whole, as well as evaluating his contribution to the educational success of both the pupils and the School. Since we are well aware of the extreme importance of the role a class tutor plays in the school organization, it was our objective to study its impact, from a theoretical point of view as well as from our experience, reflect on the way this action is carried out in practice, in a School which intends to be reflexive. Apart from the class tutor’s contribution to the Pedagogical Supervision, we also approach the class tutor’s performance having in mind the central role he plays in the interactions in which he develops his action. Therefore, we analyze the figure of the class tutor in his relation with his peers and the importance of that collaborative work in the success of pupils. The class tutor as an intermediate leader in the school organization is also analyzed, taking into account the legal attributions and presenting the major difficulties and constraints related to the class tutor’s task operationalization. The class tutor’s important role as a mediator in the relation with pupils and family is highlighted as it is reflected on the success of the learning process as a whole. To sum up, we intended to present an analysis based on sustained arguments to interpret the multifunctional role played by the class tutor in a web relationships in which he is a key figure. For this purpose, after approaching both the class tutor’s profile and the multiplicity of his functions, we started a reflexion on our practice, providing examples of our action in that mediation with the different actors involved in the learning process.2016-11-10T14:06:45Z2016-11-10T00:00:00Z2016-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6796porCandeias, Maria Olímpia Nascimento Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:51:28Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:15.034984Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O diretor de turma e o seu papel na supervisão pedagógica: contributos para uma escola de sucesso
title O diretor de turma e o seu papel na supervisão pedagógica: contributos para uma escola de sucesso
spellingShingle O diretor de turma e o seu papel na supervisão pedagógica: contributos para uma escola de sucesso
Candeias, Maria Olímpia Nascimento Castro
Diretores de turma
Ensino
Aprendizagem
Trabalho colaborativo
Escola reflexiva
Processo educativo
title_short O diretor de turma e o seu papel na supervisão pedagógica: contributos para uma escola de sucesso
title_full O diretor de turma e o seu papel na supervisão pedagógica: contributos para uma escola de sucesso
title_fullStr O diretor de turma e o seu papel na supervisão pedagógica: contributos para uma escola de sucesso
title_full_unstemmed O diretor de turma e o seu papel na supervisão pedagógica: contributos para uma escola de sucesso
title_sort O diretor de turma e o seu papel na supervisão pedagógica: contributos para uma escola de sucesso
author Candeias, Maria Olímpia Nascimento Castro
author_facet Candeias, Maria Olímpia Nascimento Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Candeias, Maria Olímpia Nascimento Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Diretores de turma
Ensino
Aprendizagem
Trabalho colaborativo
Escola reflexiva
Processo educativo
topic Diretores de turma
Ensino
Aprendizagem
Trabalho colaborativo
Escola reflexiva
Processo educativo
description Pretendemos com este trabalho refletir sobre o papel do Diretor de Turma enquanto supervisor pedagógico de todo o processo educativo, avaliando o seu contributo para o sucesso educativo dos alunos e da Escola. Conscientes de que o papel do Diretor de Turma se reveste de uma importância fundamental em toda a organização escolar, foi nosso intuito estudá-lo sob o ponto de vista teórico e, partindo da nossa experiência, refletir sobre a forma como esta ação é desenvolvida na prática, numa Escola que se pretende toda ela reflexiva. Aborda-se, além do seu contributo na Supervisão Pedagógica, a figura do Diretor de Turma tendo em conta o papel central que desempenha nas interações em que se desenvolve a sua ação. Assim, analisa-se a figura do Diretor de Turma na sua relação com os pares e a importância desse trabalho colaborativo no sucesso educativo dos alunos. Analisa-se, ainda, o seu trabalho enquanto líder intermédio (gestor pedagógico) da organização escolar, tendo em conta as atribuições que lhe são consagradas na lei, apresentando as principais dificuldades e constrangimentos na sua operacionalização. Coloca-se em relevância o papel primordial de mediação do Diretor de Turma na relação com os alunos e a família para o sucesso de todo o processo de ensino e aprendizagem. Em suma, pretendeu-se apresentar uma análise sustentada para interpretar as múltiplas funções do Diretor de Turma na interface de relações em que ele se constitui como eixo fundamental. Para tal, após a abordagem teórica do seu perfil e da multiplicidade das suas funções, partimos para uma reflexão sobre a nossa prática, enriquecida com exemplos da nossa ação, nessa mediação com os diferentes agentes envolvidos no processo educativo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-10T14:06:45Z
2016-11-10T00:00:00Z
2016-11-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6796
url http://hdl.handle.net/10348/6796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137139270615040