Ensino superior e desenvolvimento de competências transversais em futuros economistas e gestores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rita Santos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nascimento, Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/33572
Resumo: O Ensino Superior têm enfrentado enormes desafios no sentido de criar e/ou otimizar contextos de aprendizagem que permitam aos estudantes lidar de forma mais orientada com as exigências do mercado de trabalho. A relação entre conhecimento científico e técnico e competências transversais assume um papel determinante no desempenho profissional de excelência. Para responder a estas exigências, a Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto desenvolveu uma abordagem reconhecida em 2010 pela OCDE como prática de inovação curricular e desenvolvimento de competências. O Strategic Leadership Hub desenvolve intervenção em três níveis: 1. coaching e mentoring com os estudantes; 2. cooperação com os professores; e 3. articulação como mercado de trabalho. Neste artigo serão apresentados alguns resultados da adesão e satisfação dos estudantes com os processos de intervenção, das principais competências desenvolvidas e de empregabilidade.
id RCAP_d15c04e4fe9dcc752b320b4c67299b79
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33572
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino superior e desenvolvimento de competências transversais em futuros economistas e gestoresHigher Education and soft skills' development for future managers and economistsLa educación superior y el desarrollo de habilidades transferibles a futuros directivos y economistasEnsino superiorEmpregabilidadeEstudantes universitáriosCompetências profissionaisDesenvolvimento profissionalHigher educationEmployabilityCollege studentsProfessional competenceProfessional developmentEducación superiorEmpleabilidadEstudiantes universitariosCompetencia profesionalDesarrollo profesionalO Ensino Superior têm enfrentado enormes desafios no sentido de criar e/ou otimizar contextos de aprendizagem que permitam aos estudantes lidar de forma mais orientada com as exigências do mercado de trabalho. A relação entre conhecimento científico e técnico e competências transversais assume um papel determinante no desempenho profissional de excelência. Para responder a estas exigências, a Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto desenvolveu uma abordagem reconhecida em 2010 pela OCDE como prática de inovação curricular e desenvolvimento de competências. O Strategic Leadership Hub desenvolve intervenção em três níveis: 1. coaching e mentoring com os estudantes; 2. cooperação com os professores; e 3. articulação como mercado de trabalho. Neste artigo serão apresentados alguns resultados da adesão e satisfação dos estudantes com os processos de intervenção, das principais competências desenvolvidas e de empregabilidade.Higher education has been facing great challenges in order to build and / or optimize learning environments that enable students to better suit labor market expectations. The relationship between scientific and technical knowledge and soft skills has a determinant role in a professional performance of excellence. To attend these requirements, the School of Economics and Management at Catholic University of Portugal has developed an approach distinguished by the OECD in 2010 as a best practice of curriculum innovation and skills' development. The Strategic Leadership Hub develops intervention at three levels: 1. coaching and mentoring with students, 2. cooperation with teachers, and 3. approach to the labor market. This article presents some results regarding students' attendance and satisfaction with the intervention processes, soft skills' development and employability rates.La educación superior se ha enfrentado a enormes desafíos para la construcción y/o la optimización de ambientes de aprendizaje que permitan a los estudiantes tratar de manera más orientada las necesidades del mercado de trabajo. La relación entre el conocimiento científico y el técnico, y habilidades sociales tiene un papel importante en el desempeño como profesionales de excelencia. Para cumplir estos requisitos, la Facultad de Economía y Gestión de la Universidad Católica Portuguesa desarrolló un enfoque reconocido por la OCDE en 2010 como una práctica de innovación curricular y desarrollo de habilidades. El Strategic Leadership Hub desarrolla la intervención en tres niveles: 1. la orientación y tutoría a los estudiantes, 2. la cooperación con los maestros, y 3. la aproximación al mercado de trabajo. Este artículo presenta algunos resultados sobre la inscripción y la evaluación de los procesos por los estudiantes, las principales habilidades desarrolladas y la empleabilidad.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Rita SantosNascimento, Inês2021-06-10T19:17:54Z2014-12-012014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33572por1679-339084939438045info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:39:15Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33572Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:18.040299Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino superior e desenvolvimento de competências transversais em futuros economistas e gestores
Higher Education and soft skills' development for future managers and economists
La educación superior y el desarrollo de habilidades transferibles a futuros directivos y economistas
title Ensino superior e desenvolvimento de competências transversais em futuros economistas e gestores
spellingShingle Ensino superior e desenvolvimento de competências transversais em futuros economistas e gestores
Silva, Rita Santos
Ensino superior
Empregabilidade
Estudantes universitários
Competências profissionais
Desenvolvimento profissional
Higher education
Employability
College students
Professional competence
Professional development
Educación superior
Empleabilidad
Estudiantes universitarios
Competencia profesional
Desarrollo profesional
title_short Ensino superior e desenvolvimento de competências transversais em futuros economistas e gestores
title_full Ensino superior e desenvolvimento de competências transversais em futuros economistas e gestores
title_fullStr Ensino superior e desenvolvimento de competências transversais em futuros economistas e gestores
title_full_unstemmed Ensino superior e desenvolvimento de competências transversais em futuros economistas e gestores
title_sort Ensino superior e desenvolvimento de competências transversais em futuros economistas e gestores
author Silva, Rita Santos
author_facet Silva, Rita Santos
Nascimento, Inês
author_role author
author2 Nascimento, Inês
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rita Santos
Nascimento, Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Empregabilidade
Estudantes universitários
Competências profissionais
Desenvolvimento profissional
Higher education
Employability
College students
Professional competence
Professional development
Educación superior
Empleabilidad
Estudiantes universitarios
Competencia profesional
Desarrollo profesional
topic Ensino superior
Empregabilidade
Estudantes universitários
Competências profissionais
Desenvolvimento profissional
Higher education
Employability
College students
Professional competence
Professional development
Educación superior
Empleabilidad
Estudiantes universitarios
Competencia profesional
Desarrollo profesional
description O Ensino Superior têm enfrentado enormes desafios no sentido de criar e/ou otimizar contextos de aprendizagem que permitam aos estudantes lidar de forma mais orientada com as exigências do mercado de trabalho. A relação entre conhecimento científico e técnico e competências transversais assume um papel determinante no desempenho profissional de excelência. Para responder a estas exigências, a Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto desenvolveu uma abordagem reconhecida em 2010 pela OCDE como prática de inovação curricular e desenvolvimento de competências. O Strategic Leadership Hub desenvolve intervenção em três níveis: 1. coaching e mentoring com os estudantes; 2. cooperação com os professores; e 3. articulação como mercado de trabalho. Neste artigo serão apresentados alguns resultados da adesão e satisfação dos estudantes com os processos de intervenção, das principais competências desenvolvidas e de empregabilidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
2014-12-01T00:00:00Z
2021-06-10T19:17:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/33572
url http://hdl.handle.net/10400.14/33572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1679-3390
84939438045
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131990504505344