Padrões e regularidades no ensino da matemática no Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Uma abordagem considerando diferentes contextos e recursos do quotidiano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5482 |
Resumo: | O presente estudo enquadra-se nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III em contexto de Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde se apresenta uma investigação sobre padrões/sequências no ensino da Matemática. O interesse pela temática surgiu no decorrer da realização de uma atividade dinamizada durante a Unidade Curricular (UC) Prática Profissional II – Educação Pré-Escolar e fruto da necessidade de querer saber mais sobre padrões/sequências. Para o seu desenvolvimento, foram formuladas as seguintes questões de partida: • A seleção adequada dos materiais/objetos contribui para o sucesso da aprendizagem na matemática, nomeadamente no que respeita o estudo de diferentes padrões? • Como é que a exploração de diferentes contextos do dia a dia pode estimular, ou gerar oportunidades, para descobrir, analisar e criar padrões? • Qual o impacto da observação e exploração de diferentes padrões e regularidades do quotidiano na motivação dos alunos e na construção do conhecimento e de outras capacidades subjacentes ao processo de aprendizagem, nestes níveis de ensino nesta temática? A metodologia de investigação adotada no presente estudo, incidiu numa metodologia qualitativa, mais concretamente, a metodologia de investigação ação, nas duas modalidades sobre a ação e para a ação. Esta permitiu contactar com um leque variado de informações/conhecimentos, estruturar um plano de intervenção, avaliar o processo e por fim, retirar conclusões, que assentam na importância da seleção dos materiais, bem como na valorização/adaptação dos mesmos, recorrendo a materiais do uso do quotidiano. Este estudo foi colocado em prática somente no contexto de Educação Pré-Escolar, devido ao aparecimento da situação pandémica Covid-19. No contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico, apenas foi elaborada uma proposta didática destinada aos alunos do 2º ano de escolaridade. |
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Padrões e regularidades no ensino da matemática no Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Uma abordagem considerando diferentes contextos e recursos do quotidianoPadrões/SequênciasMateriais/Recursos do quotidianoRaciocínio lógicoPensamento algébricoResolução de problemasPré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo enquadra-se nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III em contexto de Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde se apresenta uma investigação sobre padrões/sequências no ensino da Matemática. O interesse pela temática surgiu no decorrer da realização de uma atividade dinamizada durante a Unidade Curricular (UC) Prática Profissional II – Educação Pré-Escolar e fruto da necessidade de querer saber mais sobre padrões/sequências. Para o seu desenvolvimento, foram formuladas as seguintes questões de partida: • A seleção adequada dos materiais/objetos contribui para o sucesso da aprendizagem na matemática, nomeadamente no que respeita o estudo de diferentes padrões? • Como é que a exploração de diferentes contextos do dia a dia pode estimular, ou gerar oportunidades, para descobrir, analisar e criar padrões? • Qual o impacto da observação e exploração de diferentes padrões e regularidades do quotidiano na motivação dos alunos e na construção do conhecimento e de outras capacidades subjacentes ao processo de aprendizagem, nestes níveis de ensino nesta temática? A metodologia de investigação adotada no presente estudo, incidiu numa metodologia qualitativa, mais concretamente, a metodologia de investigação ação, nas duas modalidades sobre a ação e para a ação. Esta permitiu contactar com um leque variado de informações/conhecimentos, estruturar um plano de intervenção, avaliar o processo e por fim, retirar conclusões, que assentam na importância da seleção dos materiais, bem como na valorização/adaptação dos mesmos, recorrendo a materiais do uso do quotidiano. Este estudo foi colocado em prática somente no contexto de Educação Pré-Escolar, devido ao aparecimento da situação pandémica Covid-19. No contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico, apenas foi elaborada uma proposta didática destinada aos alunos do 2º ano de escolaridade.2022-05-18T17:20:42Z2021-04-22T00:00:00Z2021-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5482TID:202918637porPereira, Catarina Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:16:35Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:59:40.194981Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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