Formação inicial de professores de física e química: mudanças reportadas em relação ao processo de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.8728 |
Resumo: | O presente artigo tem como finalidade dar a conhecer as mudanças de conceções de ensino e aprendizagem reportadas pelos professores oriundos do Mestrado em Ensino da Física e Química (MEFQ) da Universidade de Lisboa, e identificar que aspetos desta formação são percecionados como facilitadores para as mudanças operadas. Neste estudo adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa com orientação interpretativa. Os participantes foram doze professores oriundos das quatro edições do MEFQ. Para a recolha de dados recorreu-se a entrevistas individuais e reflexões escritas produzidas pelos participantes. Os resultados indicam que os participantes operaram mudanças de conceções de ensino e aprendizagem, nomeadamente conceções de currículo, de estratégias de ensino, de avaliação e do papel do professor e aluno. Na perspetiva dos participantes alguns aspetos que facilitaram as mudanças operadas foram: conhecer, planear e implementar estratégias de ensino inovadoras, num contexto de prática supervisionada, e investigar e refletir sobre a própria prática. |
id |
RCAP_d193491ed4ac379096bc21fcf53fccdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8728 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação inicial de professores de física e química: mudanças reportadas em relação ao processo de ensino e aprendizagemXV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professoresO presente artigo tem como finalidade dar a conhecer as mudanças de conceções de ensino e aprendizagem reportadas pelos professores oriundos do Mestrado em Ensino da Física e Química (MEFQ) da Universidade de Lisboa, e identificar que aspetos desta formação são percecionados como facilitadores para as mudanças operadas. Neste estudo adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa com orientação interpretativa. Os participantes foram doze professores oriundos das quatro edições do MEFQ. Para a recolha de dados recorreu-se a entrevistas individuais e reflexões escritas produzidas pelos participantes. Os resultados indicam que os participantes operaram mudanças de conceções de ensino e aprendizagem, nomeadamente conceções de currículo, de estratégias de ensino, de avaliação e do papel do professor e aluno. Na perspetiva dos participantes alguns aspetos que facilitaram as mudanças operadas foram: conhecer, planear e implementar estratégias de ensino inovadoras, num contexto de prática supervisionada, e investigar e refletir sobre a própria prática.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8728por1646-2335Andrade, Vanessa deFreire, SofiaBaptista, Mónicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:30Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8728Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:52.373686Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial de professores de física e química: mudanças reportadas em relação ao processo de ensino e aprendizagem |
title |
Formação inicial de professores de física e química: mudanças reportadas em relação ao processo de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
Formação inicial de professores de física e química: mudanças reportadas em relação ao processo de ensino e aprendizagem Andrade, Vanessa de XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores |
title_short |
Formação inicial de professores de física e química: mudanças reportadas em relação ao processo de ensino e aprendizagem |
title_full |
Formação inicial de professores de física e química: mudanças reportadas em relação ao processo de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Formação inicial de professores de física e química: mudanças reportadas em relação ao processo de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Formação inicial de professores de física e química: mudanças reportadas em relação ao processo de ensino e aprendizagem |
title_sort |
Formação inicial de professores de física e química: mudanças reportadas em relação ao processo de ensino e aprendizagem |
author |
Andrade, Vanessa de |
author_facet |
Andrade, Vanessa de Freire, Sofia Baptista, Mónica |
author_role |
author |
author2 |
Freire, Sofia Baptista, Mónica |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Vanessa de Freire, Sofia Baptista, Mónica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores |
topic |
XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores |
description |
O presente artigo tem como finalidade dar a conhecer as mudanças de conceções de ensino e aprendizagem reportadas pelos professores oriundos do Mestrado em Ensino da Física e Química (MEFQ) da Universidade de Lisboa, e identificar que aspetos desta formação são percecionados como facilitadores para as mudanças operadas. Neste estudo adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa com orientação interpretativa. Os participantes foram doze professores oriundos das quatro edições do MEFQ. Para a recolha de dados recorreu-se a entrevistas individuais e reflexões escritas produzidas pelos participantes. Os resultados indicam que os participantes operaram mudanças de conceções de ensino e aprendizagem, nomeadamente conceções de currículo, de estratégias de ensino, de avaliação e do papel do professor e aluno. Na perspetiva dos participantes alguns aspetos que facilitaram as mudanças operadas foram: conhecer, planear e implementar estratégias de ensino inovadoras, num contexto de prática supervisionada, e investigar e refletir sobre a própria prática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.8728 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.8728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130949514952704 |