Factores de sucesso na publicidade contra a violência doméstica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Leonor
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://journals.openedition.org/cp/202
Resumo: A publicidade constitui uma importante arma na luta contra a violência doméstica. Assim, procurámos identificar factores que possam contribuir para o sucesso da publicidade nesta sua missão social de sensibilização contra esta conduta. A análise incidiu sobre 10 anos de publicidade em Portugal e, através dos indicadores, evolução do número de denúncias e de notícias nos meios de comunicação social, distinguimos as campanhas que tiveram mais sucesso das que tiveram menos. Após a análise extensiva dos 44 anúncios, concluímos, a título de exemplo, que a definição do público-alvo ou a representação realista de sinais de violência nas personagens podem constituir factores de sucesso nas campanhas contra a violência doméstica.
id RCAP_d1c7a962badeb1ae35b44eec0d79a532
oai_identifier_str oai:revues.org:cp/202
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Factores de sucesso na publicidade contra a violência domésticaadvertisingdomestic violencesuccess factorspublicidadeviolência domésticafactores de sucessoA publicidade constitui uma importante arma na luta contra a violência doméstica. Assim, procurámos identificar factores que possam contribuir para o sucesso da publicidade nesta sua missão social de sensibilização contra esta conduta. A análise incidiu sobre 10 anos de publicidade em Portugal e, através dos indicadores, evolução do número de denúncias e de notícias nos meios de comunicação social, distinguimos as campanhas que tiveram mais sucesso das que tiveram menos. Após a análise extensiva dos 44 anúncios, concluímos, a título de exemplo, que a definição do público-alvo ou a representação realista de sinais de violência nas personagens podem constituir factores de sucesso nas campanhas contra a violência doméstica.Advertising is an important weapon in the fight against domestic violence. Thus, we sought to identify factors that may contribute to the success of campaigns against domestic violence. The analysis focused 10 years of campaigns in Portugal and through the indicators, evolution of reporting numbers and the number of news in the media, we distinguished which campaigns were more successful and those that had less success. After extensive analysis of 44 ads, we concluded, for instance, that the segmentation of target audience and realistic representation of signs of violence, when they exist, can be success factors in the campaigns against domestic violence.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2013-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/202oai:revues.org:cp/202porurn:doi:10.4000/cp.202http://journals.openedition.org/cp/202Costa, Leonorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T11:07:44Zoai:revues.org:cp/202Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:32.704539Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Factores de sucesso na publicidade contra a violência doméstica
title Factores de sucesso na publicidade contra a violência doméstica
spellingShingle Factores de sucesso na publicidade contra a violência doméstica
Costa, Leonor
advertising
domestic violence
success factors
publicidade
violência doméstica
factores de sucesso
title_short Factores de sucesso na publicidade contra a violência doméstica
title_full Factores de sucesso na publicidade contra a violência doméstica
title_fullStr Factores de sucesso na publicidade contra a violência doméstica
title_full_unstemmed Factores de sucesso na publicidade contra a violência doméstica
title_sort Factores de sucesso na publicidade contra a violência doméstica
author Costa, Leonor
author_facet Costa, Leonor
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Leonor
dc.subject.por.fl_str_mv advertising
domestic violence
success factors
publicidade
violência doméstica
factores de sucesso
topic advertising
domestic violence
success factors
publicidade
violência doméstica
factores de sucesso
description A publicidade constitui uma importante arma na luta contra a violência doméstica. Assim, procurámos identificar factores que possam contribuir para o sucesso da publicidade nesta sua missão social de sensibilização contra esta conduta. A análise incidiu sobre 10 anos de publicidade em Portugal e, através dos indicadores, evolução do número de denúncias e de notícias nos meios de comunicação social, distinguimos as campanhas que tiveram mais sucesso das que tiveram menos. Após a análise extensiva dos 44 anúncios, concluímos, a título de exemplo, que a definição do público-alvo ou a representação realista de sinais de violência nas personagens podem constituir factores de sucesso nas campanhas contra a violência doméstica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://journals.openedition.org/cp/202
oai:revues.org:cp/202
url http://journals.openedition.org/cp/202
identifier_str_mv oai:revues.org:cp/202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv urn:doi:10.4000/cp.202
http://journals.openedition.org/cp/202
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130599981580288