Fatores de stress e estratégias de coping entre adolescentes no 12º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/16153 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo realizado com 341 finalistas do ensino secundário do Norte de Portugal, visando à exploração do tipo e níveis de stress experienciados pelos alunos, e estratégias de coping mais frequentemente utilizadas. Os dados - recolhidos por meio do Inventário de Fatores de Stress (12º ano) e do Inventário de Estratégias de Coping dos Adolescentes face a Experiências Problemáticas - revelam níveis de stress medianos, destacando-se a área acadêmica como a de maior dificuldade. A “Procura de apoio fora da família”; a “Resolução ativa dos problemas” e a “Distração e relativização da situação” surgem como as estratégias de coping mais frequentes. Destaca-se o papel diferenciador das variáveis gênero, escolaridade dos pais e rendimento escolar dos alunos nos níveis de stress experienciado. |
id |
RCAP_d224419c3d0986b016cecc65601851a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16153 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fatores de stress e estratégias de coping entre adolescentes no 12º ano de escolaridadeAdolescentesCopingEnsino secundárioStressEste trabalho apresenta um estudo realizado com 341 finalistas do ensino secundário do Norte de Portugal, visando à exploração do tipo e níveis de stress experienciados pelos alunos, e estratégias de coping mais frequentemente utilizadas. Os dados - recolhidos por meio do Inventário de Fatores de Stress (12º ano) e do Inventário de Estratégias de Coping dos Adolescentes face a Experiências Problemáticas - revelam níveis de stress medianos, destacando-se a área acadêmica como a de maior dificuldade. A “Procura de apoio fora da família”; a “Resolução ativa dos problemas” e a “Distração e relativização da situação” surgem como as estratégias de coping mais frequentes. Destaca-se o papel diferenciador das variáveis gênero, escolaridade dos pais e rendimento escolar dos alunos nos níveis de stress experienciado.Universidade do MinhoCaires, SusanaSilva, Cândida2011-072011-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/16153por1413- 294Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:29.002749Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores de stress e estratégias de coping entre adolescentes no 12º ano de escolaridade |
title |
Fatores de stress e estratégias de coping entre adolescentes no 12º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Fatores de stress e estratégias de coping entre adolescentes no 12º ano de escolaridade Caires, Susana Adolescentes Coping Ensino secundário Stress |
title_short |
Fatores de stress e estratégias de coping entre adolescentes no 12º ano de escolaridade |
title_full |
Fatores de stress e estratégias de coping entre adolescentes no 12º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Fatores de stress e estratégias de coping entre adolescentes no 12º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Fatores de stress e estratégias de coping entre adolescentes no 12º ano de escolaridade |
title_sort |
Fatores de stress e estratégias de coping entre adolescentes no 12º ano de escolaridade |
author |
Caires, Susana |
author_facet |
Caires, Susana Silva, Cândida |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Cândida |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caires, Susana Silva, Cândida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescentes Coping Ensino secundário Stress |
topic |
Adolescentes Coping Ensino secundário Stress |
description |
Este trabalho apresenta um estudo realizado com 341 finalistas do ensino secundário do Norte de Portugal, visando à exploração do tipo e níveis de stress experienciados pelos alunos, e estratégias de coping mais frequentemente utilizadas. Os dados - recolhidos por meio do Inventário de Fatores de Stress (12º ano) e do Inventário de Estratégias de Coping dos Adolescentes face a Experiências Problemáticas - revelam níveis de stress medianos, destacando-se a área acadêmica como a de maior dificuldade. A “Procura de apoio fora da família”; a “Resolução ativa dos problemas” e a “Distração e relativização da situação” surgem como as estratégias de coping mais frequentes. Destaca-se o papel diferenciador das variáveis gênero, escolaridade dos pais e rendimento escolar dos alunos nos níveis de stress experienciado. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07 2011-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/16153 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/16153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1413- 294X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132935781089280 |