Literacia em Saúde Mental sobre a PHDA: conceções e práticas dos enfermeiros, dos pais e dos educadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://web.esenfc.pt/?url=XcZbQZKJ |
Resumo: | O diagnóstico/tratamento de perturbações mentais nas crianças são cada vez mais prevalentes, sendo, provavelmente, a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) a mais conhecida mas existindo muitos falsos conceitos sobre ela. Os enfermeiros contactam com as crianças desde o nascimento, acompanhando-as no seu crescimento e, assim, podendo desempenhar um papel crucial na deteção de alterações comportamentais. Porém, apesar de reconhecerem algumas caraterísticas da PHDA, sentem dificuldade em desenvolverem estratégias adequadas a estas crianças e em prestar ajuda/aconselhamento aos pais. Os pais destas crianças afirmam sentir ?vergonha e embaraço?, tendo dificuldades em lidar com os filhos devido à sintomatologia apresentada, aspetos que interferem com a qualidade de vida de toda a família. Frequentemente, negam a existência da perturbação e não têm coragem de pedir ajuda, sendo com a referenciação da criança na escola que existe uma confrontação da realidade com esta negação e inação, o que potencia a procura de ajuda pelos pais. É na escola que a maioria dos sintomas da PHDA se manifesta, desempenhando os educadores/professores um papel crucial na deteção precoce e referenciação junto dos pais. Porém, habitualmente, esta referenciação reforça o sentimento de culpa dos pais, pois não é acompanhada de esclarecimento e capacitação. Isto deve-se, provavelmente, a baixos níveis de literacia em saúde mental (LSM) nos educadores, o que também propicia que estas crianças sejam rotuladas como ?mal comportadas? e repreendidas. Este estudo tem como objetivo conhecer os níveis de literacia em saúde mental dos enfermeiros, pais e educadores acerca da PHDA, de forma a explorar as suas opiniões e crenças. Para tal realizou-se um estudo qualitativo, com três focus group e com recurso à discussão de uma vinheta clínica. A análise dos resultados demonstra que os entrevistados reconhecem a PHDA como uma doença bem como algumas das opções de ajuda e tratamento, sentindo-se, no entanto, pouco capazes para oferecer ajuda, resultados que estão de acordo com os dos estudos internacionais e que sustentam a pertinência da necessidade de aumentar os níveis LSM sobre a PHDA. |
id |
RCAP_d2634056dfa421892e4c4c44fce7b643 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esenfc.pt:7754 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literacia em Saúde Mental sobre a PHDA: conceções e práticas dos enfermeiros, dos pais e dos educadoresPHDASaúde MentalLiteraciaEnfermagemPaisEducadoresO diagnóstico/tratamento de perturbações mentais nas crianças são cada vez mais prevalentes, sendo, provavelmente, a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) a mais conhecida mas existindo muitos falsos conceitos sobre ela. Os enfermeiros contactam com as crianças desde o nascimento, acompanhando-as no seu crescimento e, assim, podendo desempenhar um papel crucial na deteção de alterações comportamentais. Porém, apesar de reconhecerem algumas caraterísticas da PHDA, sentem dificuldade em desenvolverem estratégias adequadas a estas crianças e em prestar ajuda/aconselhamento aos pais. Os pais destas crianças afirmam sentir ?vergonha e embaraço?, tendo dificuldades em lidar com os filhos devido à sintomatologia apresentada, aspetos que interferem com a qualidade de vida de toda a família. Frequentemente, negam a existência da perturbação e não têm coragem de pedir ajuda, sendo com a referenciação da criança na escola que existe uma confrontação da realidade com esta negação e inação, o que potencia a procura de ajuda pelos pais. É na escola que a maioria dos sintomas da PHDA se manifesta, desempenhando os educadores/professores um papel crucial na deteção precoce e referenciação junto dos pais. Porém, habitualmente, esta referenciação reforça o sentimento de culpa dos pais, pois não é acompanhada de esclarecimento e capacitação. Isto deve-se, provavelmente, a baixos níveis de literacia em saúde mental (LSM) nos educadores, o que também propicia que estas crianças sejam rotuladas como ?mal comportadas? e repreendidas. Este estudo tem como objetivo conhecer os níveis de literacia em saúde mental dos enfermeiros, pais e educadores acerca da PHDA, de forma a explorar as suas opiniões e crenças. Para tal realizou-se um estudo qualitativo, com três focus group e com recurso à discussão de uma vinheta clínica. A análise dos resultados demonstra que os entrevistados reconhecem a PHDA como uma doença bem como algumas das opções de ajuda e tratamento, sentindo-se, no entanto, pouco capazes para oferecer ajuda, resultados que estão de acordo com os dos estudos internacionais e que sustentam a pertinência da necessidade de aumentar os níveis LSM sobre a PHDA.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra2018-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://web.esenfc.pt/?url=XcZbQZKJporhttp://web.esenfc.pt/?url=XcZbQZKJSoares, Ana Teresa Mamedeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2018-10-25T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:7754Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:12:36.944759Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacia em Saúde Mental sobre a PHDA: conceções e práticas dos enfermeiros, dos pais e dos educadores |
title |
Literacia em Saúde Mental sobre a PHDA: conceções e práticas dos enfermeiros, dos pais e dos educadores |
spellingShingle |
Literacia em Saúde Mental sobre a PHDA: conceções e práticas dos enfermeiros, dos pais e dos educadores Soares, Ana Teresa Mamede PHDA Saúde Mental Literacia Enfermagem Pais Educadores |
title_short |
Literacia em Saúde Mental sobre a PHDA: conceções e práticas dos enfermeiros, dos pais e dos educadores |
title_full |
Literacia em Saúde Mental sobre a PHDA: conceções e práticas dos enfermeiros, dos pais e dos educadores |
title_fullStr |
Literacia em Saúde Mental sobre a PHDA: conceções e práticas dos enfermeiros, dos pais e dos educadores |
title_full_unstemmed |
Literacia em Saúde Mental sobre a PHDA: conceções e práticas dos enfermeiros, dos pais e dos educadores |
title_sort |
Literacia em Saúde Mental sobre a PHDA: conceções e práticas dos enfermeiros, dos pais e dos educadores |
author |
Soares, Ana Teresa Mamede |
author_facet |
Soares, Ana Teresa Mamede |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Ana Teresa Mamede |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PHDA Saúde Mental Literacia Enfermagem Pais Educadores |
topic |
PHDA Saúde Mental Literacia Enfermagem Pais Educadores |
description |
O diagnóstico/tratamento de perturbações mentais nas crianças são cada vez mais prevalentes, sendo, provavelmente, a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) a mais conhecida mas existindo muitos falsos conceitos sobre ela. Os enfermeiros contactam com as crianças desde o nascimento, acompanhando-as no seu crescimento e, assim, podendo desempenhar um papel crucial na deteção de alterações comportamentais. Porém, apesar de reconhecerem algumas caraterísticas da PHDA, sentem dificuldade em desenvolverem estratégias adequadas a estas crianças e em prestar ajuda/aconselhamento aos pais. Os pais destas crianças afirmam sentir ?vergonha e embaraço?, tendo dificuldades em lidar com os filhos devido à sintomatologia apresentada, aspetos que interferem com a qualidade de vida de toda a família. Frequentemente, negam a existência da perturbação e não têm coragem de pedir ajuda, sendo com a referenciação da criança na escola que existe uma confrontação da realidade com esta negação e inação, o que potencia a procura de ajuda pelos pais. É na escola que a maioria dos sintomas da PHDA se manifesta, desempenhando os educadores/professores um papel crucial na deteção precoce e referenciação junto dos pais. Porém, habitualmente, esta referenciação reforça o sentimento de culpa dos pais, pois não é acompanhada de esclarecimento e capacitação. Isto deve-se, provavelmente, a baixos níveis de literacia em saúde mental (LSM) nos educadores, o que também propicia que estas crianças sejam rotuladas como ?mal comportadas? e repreendidas. Este estudo tem como objetivo conhecer os níveis de literacia em saúde mental dos enfermeiros, pais e educadores acerca da PHDA, de forma a explorar as suas opiniões e crenças. Para tal realizou-se um estudo qualitativo, com três focus group e com recurso à discussão de uma vinheta clínica. A análise dos resultados demonstra que os entrevistados reconhecem a PHDA como uma doença bem como algumas das opções de ajuda e tratamento, sentindo-se, no entanto, pouco capazes para oferecer ajuda, resultados que estão de acordo com os dos estudos internacionais e que sustentam a pertinência da necessidade de aumentar os níveis LSM sobre a PHDA. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://web.esenfc.pt/?url=XcZbQZKJ |
url |
http://web.esenfc.pt/?url=XcZbQZKJ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://web.esenfc.pt/?url=XcZbQZKJ |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137227949735936 |