Can Google data measure market sentiment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Bruno Miguel Afonso
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/13300
Resumo: Mestrado em Economia Monetária e Financeira
id RCAP_d26805cf27300e8dff4c3d2ebe5cf5dd
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/13300
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Can Google data measure market sentimentFinanças ComportamentaisSentimento de MercadoGogole Trendsmodelos VARvariáveis proxyBehavioral FinanceMarket SentimentVAR model,proxy variableMestrado em Economia Monetária e FinanceiraO propósito deste artigo, na temático de Finanças Comportamentais, é usar os dados da pesquisa on-line do Google, o maior motor de busca do mundo, e seu produto Google Trends, para criar uma variável que servirá como uma proxy do sentimento no mercado. O artigo irá concentrar-se em estudar a correlação do sentimento do mercado medido pelos dados providenciados pelo Google, com os retornos do Índice da Bolsa Portuguesa, o PSI-20. Para realizar este teste, irão ser aplicadas ambas regressões lineares de OLS e modelos VAR, usando dados do Google como uma variável independente dos retornos do PSI-20, enquanto que ao mesmo tempo, serão usados dados de outras variáveis de controlo para filtrar a análise financeira fundamental. Além disso, a proxy de sentimento criada será comparada com outras previamente utilizadas, no que toca a precisão, prontidão, e capacidade para explicar o comportamento do mercado em geral. O documento conclui que os dados do Google são realmente capazes de medir adequadamente a influência do sentimento no mercado Português, e mostra resultados mais completos do que outras proxies previamente utilizadas noutros trabalhos.The purpose of this paper, on the subject of Behavioral Finance, is to use data from Google's Online Search Query, the largest search engine in the world, and its product Google Trends, to create a variable which will serve as a measurement proxy for market sentiment . The paper will focus on studying the correlation of Google measured market sentiment with the returns of the Portuguese Stock Index, PSI-20. To test this, both linear OLS and VAR regressions will be implemented, using Google data as an explanatory variable for PSI-20 returns, while at the same time using data from other control variables to filtrate the fundamental financial analysis. Additionally, the created sentiment proxy will be compared with other known sentiment proxies in terms of accuracy and promptness in explaining market behavior. The paper concludes that Google data is indeed capable of appropriately measuring sentiment's influence on the Portuguese market, and it shows more complete results than other proxies from previous research.Instituto Superior de Economia e GestãoAbreu, MargaridaRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Bruno Miguel Afonso2017-03-14T15:41:28Z2016-102016-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/13300engFerreira, Bruno Miguel Afonso (2016). "Can Google data measure market sentiment". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:24Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:18.002056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Can Google data measure market sentiment
title Can Google data measure market sentiment
spellingShingle Can Google data measure market sentiment
Ferreira, Bruno Miguel Afonso
Finanças Comportamentais
Sentimento de Mercado
Gogole Trends
modelos VAR
variáveis proxy
Behavioral Finance
Market Sentiment
VAR model,
proxy variable
title_short Can Google data measure market sentiment
title_full Can Google data measure market sentiment
title_fullStr Can Google data measure market sentiment
title_full_unstemmed Can Google data measure market sentiment
title_sort Can Google data measure market sentiment
author Ferreira, Bruno Miguel Afonso
author_facet Ferreira, Bruno Miguel Afonso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Margarida
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Bruno Miguel Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Finanças Comportamentais
Sentimento de Mercado
Gogole Trends
modelos VAR
variáveis proxy
Behavioral Finance
Market Sentiment
VAR model,
proxy variable
topic Finanças Comportamentais
Sentimento de Mercado
Gogole Trends
modelos VAR
variáveis proxy
Behavioral Finance
Market Sentiment
VAR model,
proxy variable
description Mestrado em Economia Monetária e Financeira
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10
2016-10-01T00:00:00Z
2017-03-14T15:41:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/13300
url http://hdl.handle.net/10400.5/13300
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, Bruno Miguel Afonso (2016). "Can Google data measure market sentiment". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131079436664832