O coping e a resiliência no adulto com PAE-DL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castanho, Lina Cecília da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9467
Resumo: A Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice na Leitura afeta entre 5 a 10% da população. O DSM-5 já reflete a ideia desta perturbação não se limitar ao contexto escolar, perpetuando-se ao longo da vida. Estudos mostraram que indivíduos com esta perturbação conseguem ter uma vida de sucesso, gerindo as dificuldades com estratégias de coping adaptativas e apresentando níveis de resiliência similares a indivíduos normativos. Neste estudo avaliou-se potenciais diferenças nos estilos de coping e na resiliência entre o grupo com PAEDL (N=25) e o normativo (N=30). Os participantes com a perturbação pontuaram significativamente mais baixo nos estilos Coping ativo e Utilizar suporte social emocional e mais alto em Desinvestimento comportamental. Não se verificaram diferenças entre os dois grupos no número de estilos de coping implementados. No que respeita à classificação de estilos de coping adaptativos e desadaptativos, também não se verificaram diferenças significativas. Quanto à resiliência, os grupos pontuaram similarmente. Ainda se identificou uma correlação positiva significativa entre estilos de coping adaptativos e o nível de resiliência nos dois grupos, bem como uma correlação negativa entre estilos de coping desadaptativos e resiliência no grupo sem PAE-DL. Discute-se potenciais motivos destes achados.
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