Construção da profissionalização: criatividade no ato educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Sara
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1368
Resumo: O presente relatório tem como objetivo demonstrar o processo de construção da profissionalização realizada ao longo de dois estágios, em contexto da Educação Pré- Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico. Neste sentido, perante um novo paradigma de dupla habilitação, caraterizado por uma articulação, flexibilidade e acompanhamento do docente em dois níveis de ensino, serão enunciadas, ao longo deste relatório, as experiências e evidências em ambos os contextos, encontrando-se especificidades em cada uma das valências. A intervenção educativa, nos dois contextos, pautou-se por uma pedagogia da criatividade, perante um clima aberto ao diálogo e ao pensamento criativo, focado na criança/aluno como um ser singular, alicerçando a prática numa diferenciação pedagógica, através da promoção de aprendizagens significativas e ativas. Deste modo, este relatório espelha um pouco do envolvimento e paixão ao longo do percurso de uma estagiária, fruto da sua reflexão contínua sobre as práticas, apresentando-se algumas evidências que retratam e caraterizam o perfil de profissional que esta tenciona construir, contribuído para uma educação capaz de responder aos desafios da sociedade atual.ABSTRACT The present report objective is to demonstrate the constructive process of professionalization made over two stages, the context of the First Cycle of basic education and Pre School Education. In this sense, towards a new paradigm of dual qualification, characterized by articulation, flexibility and monitoring of teaching at both levels of education, this report will reflect on the experiences and evidences of both contexts, lying in each specific valences, continuities as well as existing. The educational intervention in both contexts, guided by a pedagogy of creativity in a climate of open dialogue and creative thinking, was focused on child/student as a singular individual, consolidating the practice in a pedagogical differentiation basis, promoting meaningful and active learning. Thus, this report reflects somehow the involvement and passion lived along this experience as an intern, as a result of his continuous reflection on practices. It presents some evidence that portray and characterize the professional profile that is intended to be build, contributing to an education commensurate with the challenges of the current society.
id RCAP_e44f0246b6097a359b8dff30d6963063
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1368
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construção da profissionalização: criatividade no ato educativoEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoPedagogia diferenciadaProfessor reflexivoCriatividadeO presente relatório tem como objetivo demonstrar o processo de construção da profissionalização realizada ao longo de dois estágios, em contexto da Educação Pré- Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico. Neste sentido, perante um novo paradigma de dupla habilitação, caraterizado por uma articulação, flexibilidade e acompanhamento do docente em dois níveis de ensino, serão enunciadas, ao longo deste relatório, as experiências e evidências em ambos os contextos, encontrando-se especificidades em cada uma das valências. A intervenção educativa, nos dois contextos, pautou-se por uma pedagogia da criatividade, perante um clima aberto ao diálogo e ao pensamento criativo, focado na criança/aluno como um ser singular, alicerçando a prática numa diferenciação pedagógica, através da promoção de aprendizagens significativas e ativas. Deste modo, este relatório espelha um pouco do envolvimento e paixão ao longo do percurso de uma estagiária, fruto da sua reflexão contínua sobre as práticas, apresentando-se algumas evidências que retratam e caraterizam o perfil de profissional que esta tenciona construir, contribuído para uma educação capaz de responder aos desafios da sociedade atual.ABSTRACT The present report objective is to demonstrate the constructive process of professionalization made over two stages, the context of the First Cycle of basic education and Pre School Education. In this sense, towards a new paradigm of dual qualification, characterized by articulation, flexibility and monitoring of teaching at both levels of education, this report will reflect on the experiences and evidences of both contexts, lying in each specific valences, continuities as well as existing. The educational intervention in both contexts, guided by a pedagogy of creativity in a climate of open dialogue and creative thinking, was focused on child/student as a singular individual, consolidating the practice in a pedagogical differentiation basis, promoting meaningful and active learning. Thus, this report reflects somehow the involvement and passion lived along this experience as an intern, as a result of his continuous reflection on practices. It presents some evidence that portray and characterize the professional profile that is intended to be build, contributing to an education commensurate with the challenges of the current society.2014-05-13T11:10:27Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1368TID:201453606porTeixeira, Sarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:46Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1368Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:48.928581Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construção da profissionalização: criatividade no ato educativo
title Construção da profissionalização: criatividade no ato educativo
spellingShingle Construção da profissionalização: criatividade no ato educativo
Teixeira, Sara
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Pedagogia diferenciada
Professor reflexivo
Criatividade
title_short Construção da profissionalização: criatividade no ato educativo
title_full Construção da profissionalização: criatividade no ato educativo
title_fullStr Construção da profissionalização: criatividade no ato educativo
title_full_unstemmed Construção da profissionalização: criatividade no ato educativo
title_sort Construção da profissionalização: criatividade no ato educativo
author Teixeira, Sara
author_facet Teixeira, Sara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Pedagogia diferenciada
Professor reflexivo
Criatividade
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Pedagogia diferenciada
Professor reflexivo
Criatividade
description O presente relatório tem como objetivo demonstrar o processo de construção da profissionalização realizada ao longo de dois estágios, em contexto da Educação Pré- Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico. Neste sentido, perante um novo paradigma de dupla habilitação, caraterizado por uma articulação, flexibilidade e acompanhamento do docente em dois níveis de ensino, serão enunciadas, ao longo deste relatório, as experiências e evidências em ambos os contextos, encontrando-se especificidades em cada uma das valências. A intervenção educativa, nos dois contextos, pautou-se por uma pedagogia da criatividade, perante um clima aberto ao diálogo e ao pensamento criativo, focado na criança/aluno como um ser singular, alicerçando a prática numa diferenciação pedagógica, através da promoção de aprendizagens significativas e ativas. Deste modo, este relatório espelha um pouco do envolvimento e paixão ao longo do percurso de uma estagiária, fruto da sua reflexão contínua sobre as práticas, apresentando-se algumas evidências que retratam e caraterizam o perfil de profissional que esta tenciona construir, contribuído para uma educação capaz de responder aos desafios da sociedade atual.ABSTRACT The present report objective is to demonstrate the constructive process of professionalization made over two stages, the context of the First Cycle of basic education and Pre School Education. In this sense, towards a new paradigm of dual qualification, characterized by articulation, flexibility and monitoring of teaching at both levels of education, this report will reflect on the experiences and evidences of both contexts, lying in each specific valences, continuities as well as existing. The educational intervention in both contexts, guided by a pedagogy of creativity in a climate of open dialogue and creative thinking, was focused on child/student as a singular individual, consolidating the practice in a pedagogical differentiation basis, promoting meaningful and active learning. Thus, this report reflects somehow the involvement and passion lived along this experience as an intern, as a result of his continuous reflection on practices. It presents some evidence that portray and characterize the professional profile that is intended to be build, contributing to an education commensurate with the challenges of the current society.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-13T11:10:27Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1368
TID:201453606
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1368
identifier_str_mv TID:201453606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621941575680