Construção da profissionalização: criatividade no ato educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1368 |
Resumo: | O presente relatório tem como objetivo demonstrar o processo de construção da profissionalização realizada ao longo de dois estágios, em contexto da Educação Pré- Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico. Neste sentido, perante um novo paradigma de dupla habilitação, caraterizado por uma articulação, flexibilidade e acompanhamento do docente em dois níveis de ensino, serão enunciadas, ao longo deste relatório, as experiências e evidências em ambos os contextos, encontrando-se especificidades em cada uma das valências. A intervenção educativa, nos dois contextos, pautou-se por uma pedagogia da criatividade, perante um clima aberto ao diálogo e ao pensamento criativo, focado na criança/aluno como um ser singular, alicerçando a prática numa diferenciação pedagógica, através da promoção de aprendizagens significativas e ativas. Deste modo, este relatório espelha um pouco do envolvimento e paixão ao longo do percurso de uma estagiária, fruto da sua reflexão contínua sobre as práticas, apresentando-se algumas evidências que retratam e caraterizam o perfil de profissional que esta tenciona construir, contribuído para uma educação capaz de responder aos desafios da sociedade atual.ABSTRACT The present report objective is to demonstrate the constructive process of professionalization made over two stages, the context of the First Cycle of basic education and Pre School Education. In this sense, towards a new paradigm of dual qualification, characterized by articulation, flexibility and monitoring of teaching at both levels of education, this report will reflect on the experiences and evidences of both contexts, lying in each specific valences, continuities as well as existing. The educational intervention in both contexts, guided by a pedagogy of creativity in a climate of open dialogue and creative thinking, was focused on child/student as a singular individual, consolidating the practice in a pedagogical differentiation basis, promoting meaningful and active learning. Thus, this report reflects somehow the involvement and passion lived along this experience as an intern, as a result of his continuous reflection on practices. It presents some evidence that portray and characterize the professional profile that is intended to be build, contributing to an education commensurate with the challenges of the current society. |
id |
RCAP_e44f0246b6097a359b8dff30d6963063 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1368 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Construção da profissionalização: criatividade no ato educativoEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoPedagogia diferenciadaProfessor reflexivoCriatividadeO presente relatório tem como objetivo demonstrar o processo de construção da profissionalização realizada ao longo de dois estágios, em contexto da Educação Pré- Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico. Neste sentido, perante um novo paradigma de dupla habilitação, caraterizado por uma articulação, flexibilidade e acompanhamento do docente em dois níveis de ensino, serão enunciadas, ao longo deste relatório, as experiências e evidências em ambos os contextos, encontrando-se especificidades em cada uma das valências. A intervenção educativa, nos dois contextos, pautou-se por uma pedagogia da criatividade, perante um clima aberto ao diálogo e ao pensamento criativo, focado na criança/aluno como um ser singular, alicerçando a prática numa diferenciação pedagógica, através da promoção de aprendizagens significativas e ativas. Deste modo, este relatório espelha um pouco do envolvimento e paixão ao longo do percurso de uma estagiária, fruto da sua reflexão contínua sobre as práticas, apresentando-se algumas evidências que retratam e caraterizam o perfil de profissional que esta tenciona construir, contribuído para uma educação capaz de responder aos desafios da sociedade atual.ABSTRACT The present report objective is to demonstrate the constructive process of professionalization made over two stages, the context of the First Cycle of basic education and Pre School Education. In this sense, towards a new paradigm of dual qualification, characterized by articulation, flexibility and monitoring of teaching at both levels of education, this report will reflect on the experiences and evidences of both contexts, lying in each specific valences, continuities as well as existing. The educational intervention in both contexts, guided by a pedagogy of creativity in a climate of open dialogue and creative thinking, was focused on child/student as a singular individual, consolidating the practice in a pedagogical differentiation basis, promoting meaningful and active learning. Thus, this report reflects somehow the involvement and passion lived along this experience as an intern, as a result of his continuous reflection on practices. It presents some evidence that portray and characterize the professional profile that is intended to be build, contributing to an education commensurate with the challenges of the current society.2014-05-13T11:10:27Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1368TID:201453606porTeixeira, Sarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:46Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1368Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:48.928581Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção da profissionalização: criatividade no ato educativo |
title |
Construção da profissionalização: criatividade no ato educativo |
spellingShingle |
Construção da profissionalização: criatividade no ato educativo Teixeira, Sara Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Pedagogia diferenciada Professor reflexivo Criatividade |
title_short |
Construção da profissionalização: criatividade no ato educativo |
title_full |
Construção da profissionalização: criatividade no ato educativo |
title_fullStr |
Construção da profissionalização: criatividade no ato educativo |
title_full_unstemmed |
Construção da profissionalização: criatividade no ato educativo |
title_sort |
Construção da profissionalização: criatividade no ato educativo |
author |
Teixeira, Sara |
author_facet |
Teixeira, Sara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Pedagogia diferenciada Professor reflexivo Criatividade |
topic |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Pedagogia diferenciada Professor reflexivo Criatividade |
description |
O presente relatório tem como objetivo demonstrar o processo de construção da profissionalização realizada ao longo de dois estágios, em contexto da Educação Pré- Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico. Neste sentido, perante um novo paradigma de dupla habilitação, caraterizado por uma articulação, flexibilidade e acompanhamento do docente em dois níveis de ensino, serão enunciadas, ao longo deste relatório, as experiências e evidências em ambos os contextos, encontrando-se especificidades em cada uma das valências. A intervenção educativa, nos dois contextos, pautou-se por uma pedagogia da criatividade, perante um clima aberto ao diálogo e ao pensamento criativo, focado na criança/aluno como um ser singular, alicerçando a prática numa diferenciação pedagógica, através da promoção de aprendizagens significativas e ativas. Deste modo, este relatório espelha um pouco do envolvimento e paixão ao longo do percurso de uma estagiária, fruto da sua reflexão contínua sobre as práticas, apresentando-se algumas evidências que retratam e caraterizam o perfil de profissional que esta tenciona construir, contribuído para uma educação capaz de responder aos desafios da sociedade atual.ABSTRACT The present report objective is to demonstrate the constructive process of professionalization made over two stages, the context of the First Cycle of basic education and Pre School Education. In this sense, towards a new paradigm of dual qualification, characterized by articulation, flexibility and monitoring of teaching at both levels of education, this report will reflect on the experiences and evidences of both contexts, lying in each specific valences, continuities as well as existing. The educational intervention in both contexts, guided by a pedagogy of creativity in a climate of open dialogue and creative thinking, was focused on child/student as a singular individual, consolidating the practice in a pedagogical differentiation basis, promoting meaningful and active learning. Thus, this report reflects somehow the involvement and passion lived along this experience as an intern, as a result of his continuous reflection on practices. It presents some evidence that portray and characterize the professional profile that is intended to be build, contributing to an education commensurate with the challenges of the current society. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-13T11:10:27Z 2014-01-01T00:00:00Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1368 TID:201453606 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1368 |
identifier_str_mv |
TID:201453606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131621941575680 |