A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender / Music and emotions in kindergarten: feeling for learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Vânia Sofia Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ribeiro, António José Pacheco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44069
Resumo: Este artigo descreve a realização de um projeto de intervenção pedagógica, sob o título: A música e as emoções no jardim-de-infância: sentir para aprender, desenvolvido no quadro do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto de Educação da Universidade do Minho. No âmbito deste projeto são discutidas questões relativas à música e às emoções em contexto de Jardim-de-Infância. O objetivo principal foi responder à questão: será que a música transmite emoções? e contemplou os seguintes objetivos específicos:  (i) aprofundar o conhecimento sobre as emoções; (ii) desenvolver o interesse pela música; (iii) apresentar vários estilos de música;(iv) compreender se a música nos transmite emoções; (v) averiguar que tipo de emoções determinada música nos transmite. A metodologia de investigação utilizada centrou-se no âmbito  da investigação-ação, pois trata-se de uma metodologia qualitativa, que possibilita um trabalho contínuo em que observar, pesquisar e focalizar proporcionam uma melhoria da prática. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram: a observação direta, a documentação, os registos fotográficos e as produções das crianças. Os objetivos delineados no início deste projeto foram alcançados com sucesso, pois através da análise e reflexão das atividades e das produções das crianças, compreendemos que estas foram capazes de nomear as emoções que estavam a sentir, as emoções que os colegas sentiram e demonstram bastante interesse pela música.
id VERACRUZ-0_b186a33dfb5438dc520b7b60cd57e8f1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44069
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender / Music and emotions in kindergarten: feeling for learningEducação Pré-EscolarEmoçõesMúsica.Este artigo descreve a realização de um projeto de intervenção pedagógica, sob o título: A música e as emoções no jardim-de-infância: sentir para aprender, desenvolvido no quadro do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto de Educação da Universidade do Minho. No âmbito deste projeto são discutidas questões relativas à música e às emoções em contexto de Jardim-de-Infância. O objetivo principal foi responder à questão: será que a música transmite emoções? e contemplou os seguintes objetivos específicos:  (i) aprofundar o conhecimento sobre as emoções; (ii) desenvolver o interesse pela música; (iii) apresentar vários estilos de música;(iv) compreender se a música nos transmite emoções; (v) averiguar que tipo de emoções determinada música nos transmite. A metodologia de investigação utilizada centrou-se no âmbito  da investigação-ação, pois trata-se de uma metodologia qualitativa, que possibilita um trabalho contínuo em que observar, pesquisar e focalizar proporcionam uma melhoria da prática. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram: a observação direta, a documentação, os registos fotográficos e as produções das crianças. Os objetivos delineados no início deste projeto foram alcançados com sucesso, pois através da análise e reflexão das atividades e das produções das crianças, compreendemos que estas foram capazes de nomear as emoções que estavam a sentir, as emoções que os colegas sentiram e demonstram bastante interesse pela música.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4406910.34117/bjdv8n2-201Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11494-11507Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11494-11507Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11494-115072525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44069/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Vânia Sofia RodriguesRibeiro, António José Pacheco2022-03-02T14:25:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44069Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:34.298554Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender / Music and emotions in kindergarten: feeling for learning
title A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender / Music and emotions in kindergarten: feeling for learning
spellingShingle A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender / Music and emotions in kindergarten: feeling for learning
Martins, Vânia Sofia Rodrigues
Educação Pré-Escolar
Emoções
Música.
title_short A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender / Music and emotions in kindergarten: feeling for learning
title_full A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender / Music and emotions in kindergarten: feeling for learning
title_fullStr A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender / Music and emotions in kindergarten: feeling for learning
title_full_unstemmed A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender / Music and emotions in kindergarten: feeling for learning
title_sort A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender / Music and emotions in kindergarten: feeling for learning
author Martins, Vânia Sofia Rodrigues
author_facet Martins, Vânia Sofia Rodrigues
Ribeiro, António José Pacheco
author_role author
author2 Ribeiro, António José Pacheco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Vânia Sofia Rodrigues
Ribeiro, António José Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Emoções
Música.
topic Educação Pré-Escolar
Emoções
Música.
description Este artigo descreve a realização de um projeto de intervenção pedagógica, sob o título: A música e as emoções no jardim-de-infância: sentir para aprender, desenvolvido no quadro do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto de Educação da Universidade do Minho. No âmbito deste projeto são discutidas questões relativas à música e às emoções em contexto de Jardim-de-Infância. O objetivo principal foi responder à questão: será que a música transmite emoções? e contemplou os seguintes objetivos específicos:  (i) aprofundar o conhecimento sobre as emoções; (ii) desenvolver o interesse pela música; (iii) apresentar vários estilos de música;(iv) compreender se a música nos transmite emoções; (v) averiguar que tipo de emoções determinada música nos transmite. A metodologia de investigação utilizada centrou-se no âmbito  da investigação-ação, pois trata-se de uma metodologia qualitativa, que possibilita um trabalho contínuo em que observar, pesquisar e focalizar proporcionam uma melhoria da prática. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram: a observação direta, a documentação, os registos fotográficos e as produções das crianças. Os objetivos delineados no início deste projeto foram alcançados com sucesso, pois através da análise e reflexão das atividades e das produções das crianças, compreendemos que estas foram capazes de nomear as emoções que estavam a sentir, as emoções que os colegas sentiram e demonstram bastante interesse pela música.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44069
10.34117/bjdv8n2-201
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44069
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n2-201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44069/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11494-11507
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11494-11507
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11494-11507
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645583228862464