A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender / Music and emotions in kindergarten: feeling for learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44069 |
Resumo: | Este artigo descreve a realização de um projeto de intervenção pedagógica, sob o título: A música e as emoções no jardim-de-infância: sentir para aprender, desenvolvido no quadro do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto de Educação da Universidade do Minho. No âmbito deste projeto são discutidas questões relativas à música e às emoções em contexto de Jardim-de-Infância. O objetivo principal foi responder à questão: será que a música transmite emoções? e contemplou os seguintes objetivos específicos: (i) aprofundar o conhecimento sobre as emoções; (ii) desenvolver o interesse pela música; (iii) apresentar vários estilos de música;(iv) compreender se a música nos transmite emoções; (v) averiguar que tipo de emoções determinada música nos transmite. A metodologia de investigação utilizada centrou-se no âmbito da investigação-ação, pois trata-se de uma metodologia qualitativa, que possibilita um trabalho contínuo em que observar, pesquisar e focalizar proporcionam uma melhoria da prática. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram: a observação direta, a documentação, os registos fotográficos e as produções das crianças. Os objetivos delineados no início deste projeto foram alcançados com sucesso, pois através da análise e reflexão das atividades e das produções das crianças, compreendemos que estas foram capazes de nomear as emoções que estavam a sentir, as emoções que os colegas sentiram e demonstram bastante interesse pela música. |
id |
VERACRUZ-0_b186a33dfb5438dc520b7b60cd57e8f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44069 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender / Music and emotions in kindergarten: feeling for learningEducação Pré-EscolarEmoçõesMúsica.Este artigo descreve a realização de um projeto de intervenção pedagógica, sob o título: A música e as emoções no jardim-de-infância: sentir para aprender, desenvolvido no quadro do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto de Educação da Universidade do Minho. No âmbito deste projeto são discutidas questões relativas à música e às emoções em contexto de Jardim-de-Infância. O objetivo principal foi responder à questão: será que a música transmite emoções? e contemplou os seguintes objetivos específicos: (i) aprofundar o conhecimento sobre as emoções; (ii) desenvolver o interesse pela música; (iii) apresentar vários estilos de música;(iv) compreender se a música nos transmite emoções; (v) averiguar que tipo de emoções determinada música nos transmite. A metodologia de investigação utilizada centrou-se no âmbito da investigação-ação, pois trata-se de uma metodologia qualitativa, que possibilita um trabalho contínuo em que observar, pesquisar e focalizar proporcionam uma melhoria da prática. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram: a observação direta, a documentação, os registos fotográficos e as produções das crianças. Os objetivos delineados no início deste projeto foram alcançados com sucesso, pois através da análise e reflexão das atividades e das produções das crianças, compreendemos que estas foram capazes de nomear as emoções que estavam a sentir, as emoções que os colegas sentiram e demonstram bastante interesse pela música.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4406910.34117/bjdv8n2-201Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11494-11507Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11494-11507Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11494-115072525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44069/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Vânia Sofia RodriguesRibeiro, António José Pacheco2022-03-02T14:25:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44069Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:34.298554Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender / Music and emotions in kindergarten: feeling for learning |
title |
A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender / Music and emotions in kindergarten: feeling for learning |
spellingShingle |
A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender / Music and emotions in kindergarten: feeling for learning Martins, Vânia Sofia Rodrigues Educação Pré-Escolar Emoções Música. |
title_short |
A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender / Music and emotions in kindergarten: feeling for learning |
title_full |
A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender / Music and emotions in kindergarten: feeling for learning |
title_fullStr |
A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender / Music and emotions in kindergarten: feeling for learning |
title_full_unstemmed |
A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender / Music and emotions in kindergarten: feeling for learning |
title_sort |
A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender / Music and emotions in kindergarten: feeling for learning |
author |
Martins, Vânia Sofia Rodrigues |
author_facet |
Martins, Vânia Sofia Rodrigues Ribeiro, António José Pacheco |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, António José Pacheco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Vânia Sofia Rodrigues Ribeiro, António José Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Emoções Música. |
topic |
Educação Pré-Escolar Emoções Música. |
description |
Este artigo descreve a realização de um projeto de intervenção pedagógica, sob o título: A música e as emoções no jardim-de-infância: sentir para aprender, desenvolvido no quadro do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto de Educação da Universidade do Minho. No âmbito deste projeto são discutidas questões relativas à música e às emoções em contexto de Jardim-de-Infância. O objetivo principal foi responder à questão: será que a música transmite emoções? e contemplou os seguintes objetivos específicos: (i) aprofundar o conhecimento sobre as emoções; (ii) desenvolver o interesse pela música; (iii) apresentar vários estilos de música;(iv) compreender se a música nos transmite emoções; (v) averiguar que tipo de emoções determinada música nos transmite. A metodologia de investigação utilizada centrou-se no âmbito da investigação-ação, pois trata-se de uma metodologia qualitativa, que possibilita um trabalho contínuo em que observar, pesquisar e focalizar proporcionam uma melhoria da prática. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram: a observação direta, a documentação, os registos fotográficos e as produções das crianças. Os objetivos delineados no início deste projeto foram alcançados com sucesso, pois através da análise e reflexão das atividades e das produções das crianças, compreendemos que estas foram capazes de nomear as emoções que estavam a sentir, as emoções que os colegas sentiram e demonstram bastante interesse pela música. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44069 10.34117/bjdv8n2-201 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44069 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n2-201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44069/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11494-11507 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11494-11507 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11494-11507 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645583228862464 |