Desafios de uma jovem professora na preparação e na dinamização de tarefas de ciências: um estudo no 6.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/19944 |
Resumo: | Relatório de Estágio da componente de Investigação do Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico |
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Desafios de uma jovem professora na preparação e na dinamização de tarefas de ciências: um estudo no 6.º ano de escolaridadereflexão sobre a própria práticaprofessor-estagiáriodesafios do professorpráticas didático-pedagógicasorientação CTS-Areflection on the practice itselfpre-service teacherchallenges of the teacherSTS-E guidanceRelatório de Estágio da componente de Investigação do Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo foi elaborado com o intuito de compreender quais os desafios que advêm da prática do professor no desenvolvimento de atividades face a uma orientação CTS-A e que rumos podemos tomar a modos de aprendermos a lidar com estes constrangimentos. Nesta investigação argumenta-se sobre a importância do ensino das ciências na educação básica, pelo valor emancipatório que a literacia científica possui na sociedade, na necessidade de formar indivíduos conscientes, informados e adaptados a um mundo em constante mudanças e evolução. Apresenta-se uma orientação Ciências-Tecnologia-Sociedade e Ambiente (CTS-A), como promotora de práticas educativas dinâmicas, que exploram conteúdos de forma transversal. Alude-se, ainda, à relevância de práticas reflexivas no papel do professor, que auxiliam a compreensão de práticas e preocupações do professor. O estudo insere-se num paradigma interpretativo, de carácter qualitativo na interpretação de situações sociais e pedagógicas, ocorridas num estágio de intervenção na disciplina de Ciências Naturais, numa turma de 6.º ano. O projeto consiste, ainda, num instrumental case study, tendo como particularidade pedagógica – nesta investigação – a minha própria prática, refletindo constantemente sobre a mesma. A recolha de dados resultou da observaçãoparticipante realizada das práticas pedagógicas, na preparação e na dinamização de cinco tarefas, através de diários de bordo, e de uma análise documental. Os resultados evidenciam que a maioria dos desafios que experienciei relacionam-se com a fase de preparação das tarefas, mais precisamente na escolha de tarefas, seleção de recursos e antecipação de momentos específicos na dinamização das tarefas. Este projeto de investigação possibilitou-me compreender muitos dos desafios e inquietações que surgiram das minhas ações didatico-pedagógicas enquanto professora estagiária.The present study was elaborated with the intent of understanding the challenges that arise from the teacher's practice in the development of activities towards a STS-E orientation and what directions can we take to learn how to deal with these issues. In this research it is argued about the importance of K-9 science education, for the emancipatory value that scientific literacy has in society, the need to educate individuals who are aware, informed and adapted to a world in constant change and evolution. It presents a STS-E orientation, as a promoter of dynamic educational practices, which explore contents in a transversal way. It is also mentioned the relevance of reflexive practices in the teacher's role, which help the teacher's understanding of practices and concerns. The study is part of an interpretative paradigm, of a qualitative nature in the interpretation of social and pedagogical situations, occurred in the pedagogical practice in 6th grade Natural Sciences class. The project also consists of an instrumental case study, having as pedagogical particularity - in this research - my own practice, constantly reflecting on it. The data collection resulted from the participant observation of the pedagogical practices, in the preparation and dynamization of five tasks, through logbooks and a documentary analysis. The results show that most of the challenges that I experienced are related to the task preparation phase, more precisely in the choice of tasks, selection of resources and anticipation of specific moments in the dynamization of tasks. This research project made it possible for me to understand many of the challenges and concerns that arose from my teaching-pedagogical actions as a pre-service teacher.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de EducaçãoSaraiva, Maria LeonorRepositório ComumWergikosky, Márcia Morais2018-01-05T12:36:37Z2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/19944TID:201906988porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:53:01Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/19944Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:57.687073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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