Desafios de uma jovem professora na preparação e na dinamização de tarefas de ciências: um estudo no 6.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wergikosky, Márcia Morais
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/19944
Resumo: Relatório de Estágio da componente de Investigação do Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_d2e23523f062115987ea1dc5d46840a6
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/19944
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafios de uma jovem professora na preparação e na dinamização de tarefas de ciências: um estudo no 6.º ano de escolaridadereflexão sobre a própria práticaprofessor-estagiáriodesafios do professorpráticas didático-pedagógicasorientação CTS-Areflection on the practice itselfpre-service teacherchallenges of the teacherSTS-E guidanceRelatório de Estágio da componente de Investigação do Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo foi elaborado com o intuito de compreender quais os desafios que advêm da prática do professor no desenvolvimento de atividades face a uma orientação CTS-A e que rumos podemos tomar a modos de aprendermos a lidar com estes constrangimentos. Nesta investigação argumenta-se sobre a importância do ensino das ciências na educação básica, pelo valor emancipatório que a literacia científica possui na sociedade, na necessidade de formar indivíduos conscientes, informados e adaptados a um mundo em constante mudanças e evolução. Apresenta-se uma orientação Ciências-Tecnologia-Sociedade e Ambiente (CTS-A), como promotora de práticas educativas dinâmicas, que exploram conteúdos de forma transversal. Alude-se, ainda, à relevância de práticas reflexivas no papel do professor, que auxiliam a compreensão de práticas e preocupações do professor. O estudo insere-se num paradigma interpretativo, de carácter qualitativo na interpretação de situações sociais e pedagógicas, ocorridas num estágio de intervenção na disciplina de Ciências Naturais, numa turma de 6.º ano. O projeto consiste, ainda, num instrumental case study, tendo como particularidade pedagógica – nesta investigação – a minha própria prática, refletindo constantemente sobre a mesma. A recolha de dados resultou da observaçãoparticipante realizada das práticas pedagógicas, na preparação e na dinamização de cinco tarefas, através de diários de bordo, e de uma análise documental. Os resultados evidenciam que a maioria dos desafios que experienciei relacionam-se com a fase de preparação das tarefas, mais precisamente na escolha de tarefas, seleção de recursos e antecipação de momentos específicos na dinamização das tarefas. Este projeto de investigação possibilitou-me compreender muitos dos desafios e inquietações que surgiram das minhas ações didatico-pedagógicas enquanto professora estagiária.The present study was elaborated with the intent of understanding the challenges that arise from the teacher's practice in the development of activities towards a STS-E orientation and what directions can we take to learn how to deal with these issues. In this research it is argued about the importance of K-9 science education, for the emancipatory value that scientific literacy has in society, the need to educate individuals who are aware, informed and adapted to a world in constant change and evolution. It presents a STS-E orientation, as a promoter of dynamic educational practices, which explore contents in a transversal way. It is also mentioned the relevance of reflexive practices in the teacher's role, which help the teacher's understanding of practices and concerns. The study is part of an interpretative paradigm, of a qualitative nature in the interpretation of social and pedagogical situations, occurred in the pedagogical practice in 6th grade Natural Sciences class. The project also consists of an instrumental case study, having as pedagogical particularity - in this research - my own practice, constantly reflecting on it. The data collection resulted from the participant observation of the pedagogical practices, in the preparation and dynamization of five tasks, through logbooks and a documentary analysis. The results show that most of the challenges that I experienced are related to the task preparation phase, more precisely in the choice of tasks, selection of resources and anticipation of specific moments in the dynamization of tasks. This research project made it possible for me to understand many of the challenges and concerns that arose from my teaching-pedagogical actions as a pre-service teacher.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de EducaçãoSaraiva, Maria LeonorRepositório ComumWergikosky, Márcia Morais2018-01-05T12:36:37Z2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/19944TID:201906988porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:53:01Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/19944Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:57.687073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafios de uma jovem professora na preparação e na dinamização de tarefas de ciências: um estudo no 6.º ano de escolaridade
title Desafios de uma jovem professora na preparação e na dinamização de tarefas de ciências: um estudo no 6.º ano de escolaridade
spellingShingle Desafios de uma jovem professora na preparação e na dinamização de tarefas de ciências: um estudo no 6.º ano de escolaridade
Wergikosky, Márcia Morais
reflexão sobre a própria prática
professor-estagiário
desafios do professor
práticas didático-pedagógicas
orientação CTS-A
reflection on the practice itself
pre-service teacher
challenges of the teacher
STS-E guidance
title_short Desafios de uma jovem professora na preparação e na dinamização de tarefas de ciências: um estudo no 6.º ano de escolaridade
title_full Desafios de uma jovem professora na preparação e na dinamização de tarefas de ciências: um estudo no 6.º ano de escolaridade
title_fullStr Desafios de uma jovem professora na preparação e na dinamização de tarefas de ciências: um estudo no 6.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Desafios de uma jovem professora na preparação e na dinamização de tarefas de ciências: um estudo no 6.º ano de escolaridade
title_sort Desafios de uma jovem professora na preparação e na dinamização de tarefas de ciências: um estudo no 6.º ano de escolaridade
author Wergikosky, Márcia Morais
author_facet Wergikosky, Márcia Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saraiva, Maria Leonor
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Wergikosky, Márcia Morais
dc.subject.por.fl_str_mv reflexão sobre a própria prática
professor-estagiário
desafios do professor
práticas didático-pedagógicas
orientação CTS-A
reflection on the practice itself
pre-service teacher
challenges of the teacher
STS-E guidance
topic reflexão sobre a própria prática
professor-estagiário
desafios do professor
práticas didático-pedagógicas
orientação CTS-A
reflection on the practice itself
pre-service teacher
challenges of the teacher
STS-E guidance
description Relatório de Estágio da componente de Investigação do Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2017-12-01T00:00:00Z
2018-01-05T12:36:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/19944
TID:201906988
url http://hdl.handle.net/10400.26/19944
identifier_str_mv TID:201906988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135349889302528