Relatório de estágio, Centro de Avaliação Médico Psicológica Psicosorrir : a psicomotricidade nas perturbações do neurodesenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís, Maria João Barbeiros
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14097
Resumo: O presente relatório surge no âmbito do estágio desenvolvido no Centro de Avaliação Médico Psicológica Psicosorrir (Amarante) e inserido no Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais do Mestrado em Reabilitação Psicomotora. O intuito da elaboração deste relatório prende-se com a descrição e o aprofundamento da prática profissional realizada ao longo do ano letivo 2015/2016. Neste sentido, é feita uma abordagem teórica às Dificuldades de Aprendizagem Especificas, nomeadamente a dislexia, à Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, à Psicomotricidade e à Intervenção Psicomotora nas problemáticas mencionadas. Além da revisão de literatura foi realizado o enquadramento institucional, descrita a organização e dinâmica do estágio e, por último, foi feita a caracterização de um estudo de caso (avaliação inicial, discussão dos resultados e intervenção). Em termo de conclusão destaca-se a evolução profissional como ponto fulcral do trabalho desenvolvido, passando da observação à avaliação e aplicação de instrumentos, ao planeamento das intervenções, à interação com outros profissionais, ao contacto com outras áreas e, por fim, à interação com diversas populações e faixas etárias, bem como os seus familiares. É ainda de realçar que o autoconhecimento proveniente de uma maior experiência profissional é um fator vital para o desenvolvimento pessoal da estagiária.
id RCAP_d2e4b01676ad0f2a12cccf00622279b6
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14097
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio, Centro de Avaliação Médico Psicológica Psicosorrir : a psicomotricidade nas perturbações do neurodesenvolvimentoIntervenção PsicomotoraDificuldades de Aprendizagem EspecíficasPerturbação de Hiperatividade e Défice de AtençãoDislexiaCriançasCognitive Assessment SystemBateria Psicomotora de Vitor da FonsecaPsychomotor InterventionSpecific Learning DifficultiesAttention-Deficit/Hyperactivity DisorderDyslexiaChildrenCognitive Assessment SystemVitor da Fonseca Psychomotor BatteryDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório surge no âmbito do estágio desenvolvido no Centro de Avaliação Médico Psicológica Psicosorrir (Amarante) e inserido no Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais do Mestrado em Reabilitação Psicomotora. O intuito da elaboração deste relatório prende-se com a descrição e o aprofundamento da prática profissional realizada ao longo do ano letivo 2015/2016. Neste sentido, é feita uma abordagem teórica às Dificuldades de Aprendizagem Especificas, nomeadamente a dislexia, à Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, à Psicomotricidade e à Intervenção Psicomotora nas problemáticas mencionadas. Além da revisão de literatura foi realizado o enquadramento institucional, descrita a organização e dinâmica do estágio e, por último, foi feita a caracterização de um estudo de caso (avaliação inicial, discussão dos resultados e intervenção). Em termo de conclusão destaca-se a evolução profissional como ponto fulcral do trabalho desenvolvido, passando da observação à avaliação e aplicação de instrumentos, ao planeamento das intervenções, à interação com outros profissionais, ao contacto com outras áreas e, por fim, à interação com diversas populações e faixas etárias, bem como os seus familiares. É ainda de realçar que o autoconhecimento proveniente de uma maior experiência profissional é um fator vital para o desenvolvimento pessoal da estagiária.This presente report was conducted within the participation in the internship in the medical centre Psicossorrir (Amarante), with the aim of developing the professional competencies within the Psychomotor Therapy Masters degree. The purpose of this report is to describe and deepen the professional practice carried out during the academic year 2015/2016. Therefore, a theoretical approach to specific learning difficulties was completed, which included dyslexia, attention deficit hyperactivity disorder, psychomotricity, and also the appropriate interventions to the above mentioned. A review of literature and institutional framework was conducted and the organization and dynamics of the internship were described. At last, the characterization of a study case was held (initial assessment, discussion of the results and intervention). In conclusion, the professional development should be highlighted as the strong point within the accomplishment of this assignment, going through the steps of observation, review and implementation of the tools, planning interventions, interaction with other professionals and other clinical areas, and at last the interaction with a vast population with different ages and also their families. I should also emphasize the self knowledge and professional experience as the most importante factors for the personal development of the trainee.Cruz, Vítor Manuel Lourenço daRepositório da Universidade de LisboaLuís, Maria João Barbeiros2017-09-15T10:47:43Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14097TID:201701812porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:10Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:59.223936Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio, Centro de Avaliação Médico Psicológica Psicosorrir : a psicomotricidade nas perturbações do neurodesenvolvimento
title Relatório de estágio, Centro de Avaliação Médico Psicológica Psicosorrir : a psicomotricidade nas perturbações do neurodesenvolvimento
spellingShingle Relatório de estágio, Centro de Avaliação Médico Psicológica Psicosorrir : a psicomotricidade nas perturbações do neurodesenvolvimento
Luís, Maria João Barbeiros
Intervenção Psicomotora
Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção
Dislexia
Crianças
Cognitive Assessment System
Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca
Psychomotor Intervention
Specific Learning Difficulties
Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder
Dyslexia
Children
Cognitive Assessment System
Vitor da Fonseca Psychomotor Battery
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
title_short Relatório de estágio, Centro de Avaliação Médico Psicológica Psicosorrir : a psicomotricidade nas perturbações do neurodesenvolvimento
title_full Relatório de estágio, Centro de Avaliação Médico Psicológica Psicosorrir : a psicomotricidade nas perturbações do neurodesenvolvimento
title_fullStr Relatório de estágio, Centro de Avaliação Médico Psicológica Psicosorrir : a psicomotricidade nas perturbações do neurodesenvolvimento
title_full_unstemmed Relatório de estágio, Centro de Avaliação Médico Psicológica Psicosorrir : a psicomotricidade nas perturbações do neurodesenvolvimento
title_sort Relatório de estágio, Centro de Avaliação Médico Psicológica Psicosorrir : a psicomotricidade nas perturbações do neurodesenvolvimento
author Luís, Maria João Barbeiros
author_facet Luís, Maria João Barbeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Vítor Manuel Lourenço da
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Luís, Maria João Barbeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção Psicomotora
Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção
Dislexia
Crianças
Cognitive Assessment System
Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca
Psychomotor Intervention
Specific Learning Difficulties
Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder
Dyslexia
Children
Cognitive Assessment System
Vitor da Fonseca Psychomotor Battery
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
topic Intervenção Psicomotora
Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção
Dislexia
Crianças
Cognitive Assessment System
Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca
Psychomotor Intervention
Specific Learning Difficulties
Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder
Dyslexia
Children
Cognitive Assessment System
Vitor da Fonseca Psychomotor Battery
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
description O presente relatório surge no âmbito do estágio desenvolvido no Centro de Avaliação Médico Psicológica Psicosorrir (Amarante) e inserido no Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais do Mestrado em Reabilitação Psicomotora. O intuito da elaboração deste relatório prende-se com a descrição e o aprofundamento da prática profissional realizada ao longo do ano letivo 2015/2016. Neste sentido, é feita uma abordagem teórica às Dificuldades de Aprendizagem Especificas, nomeadamente a dislexia, à Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, à Psicomotricidade e à Intervenção Psicomotora nas problemáticas mencionadas. Além da revisão de literatura foi realizado o enquadramento institucional, descrita a organização e dinâmica do estágio e, por último, foi feita a caracterização de um estudo de caso (avaliação inicial, discussão dos resultados e intervenção). Em termo de conclusão destaca-se a evolução profissional como ponto fulcral do trabalho desenvolvido, passando da observação à avaliação e aplicação de instrumentos, ao planeamento das intervenções, à interação com outros profissionais, ao contacto com outras áreas e, por fim, à interação com diversas populações e faixas etárias, bem como os seus familiares. É ainda de realçar que o autoconhecimento proveniente de uma maior experiência profissional é um fator vital para o desenvolvimento pessoal da estagiária.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-15T10:47:43Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14097
TID:201701812
url http://hdl.handle.net/10400.5/14097
identifier_str_mv TID:201701812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131086674984960