O processo de integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas em contextos de educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janeiro, Catarina do Cabo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/6927
Resumo: Este projeto de investigação apresenta como temática a integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas, em contextos de educação de infância. O relatório procura articular a teoria e a prática educativas, através da interligação entre a fundamentação teórica e a reflexão das experiências vividas durante os períodos de estágio em creche e jardim-de-infância, incluídos no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar. Fundamentado numa metodologia qualitativa e num paradigma interpretativo, este estudo, assente na investigação-ação, procura encontrar respostas que proporcionem a melhoria do processo de integração/inclusão de um novo membro em equipas pedagógicas já formadas. Foram tomadas opções metodológicas de recolha e análise de informação, com o objetivo de compreender as conceções das equipas pedagógicas dos contextos de estágio e de identificar pistas para a otimização dos processos em estudo. Por fim, são tecidas algumas considerações globais sobre a investigação, destacadas as respostas encontradas para a questão de partida e referidas algumas estratégias para intervenção futura.
id RCAP_d3689d1ea42d4f07c03fe0e8760e67c5
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/6927
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo de integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas em contextos de educação de infânciaEquipa pedagógicaIntegração/inclusãoTrabalho de equipaComunidades de práticaEducação de infânciaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioEducational teamIntegration/inclusionTeamworkCommunities of practiceChildhood educationEste projeto de investigação apresenta como temática a integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas, em contextos de educação de infância. O relatório procura articular a teoria e a prática educativas, através da interligação entre a fundamentação teórica e a reflexão das experiências vividas durante os períodos de estágio em creche e jardim-de-infância, incluídos no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar. Fundamentado numa metodologia qualitativa e num paradigma interpretativo, este estudo, assente na investigação-ação, procura encontrar respostas que proporcionem a melhoria do processo de integração/inclusão de um novo membro em equipas pedagógicas já formadas. Foram tomadas opções metodológicas de recolha e análise de informação, com o objetivo de compreender as conceções das equipas pedagógicas dos contextos de estágio e de identificar pistas para a otimização dos processos em estudo. Por fim, são tecidas algumas considerações globais sobre a investigação, destacadas as respostas encontradas para a questão de partida e referidas algumas estratégias para intervenção futura.This research project main theme is the integration/inclusion of a new member in the educational teams, in the context of early childhood education. This report seeks to articulate both theoretical and educational practices, by linking theoretical reasoning and reflexes of training experiences throughout nursery school and kindergarden, included in the Masters in Preschool Education’s programme. It is based on a qualitative methodology and on an interpretative paradigm. This study, based on research-action, searches for answers that may provide an improvement in the process of integrating a new member in previously existing educational teams. Regarding the inclusion of trainees in the educational teams and the description and interpretation of their views about the theme, methodological options for collecting and analysing information were taken. Lastly, there are some global considerations regarding the study, especially the answers provided for the main question, and some future strategies will be presented.Pires, Ana Luísa de OliveiraRepositório ComumJaneiro, Catarina do Cabo2014-11-03T10:41:09Z2014-032014-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6927TID:201683130porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:02Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:59.730326Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas em contextos de educação de infância
title O processo de integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas em contextos de educação de infância
spellingShingle O processo de integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas em contextos de educação de infância
Janeiro, Catarina do Cabo
Equipa pedagógica
Integração/inclusão
Trabalho de equipa
Comunidades de prática
Educação de infância
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Educational team
Integration/inclusion
Teamwork
Communities of practice
Childhood education
title_short O processo de integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas em contextos de educação de infância
title_full O processo de integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas em contextos de educação de infância
title_fullStr O processo de integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas em contextos de educação de infância
title_full_unstemmed O processo de integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas em contextos de educação de infância
title_sort O processo de integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas em contextos de educação de infância
author Janeiro, Catarina do Cabo
author_facet Janeiro, Catarina do Cabo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Ana Luísa de Oliveira
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Janeiro, Catarina do Cabo
dc.subject.por.fl_str_mv Equipa pedagógica
Integração/inclusão
Trabalho de equipa
Comunidades de prática
Educação de infância
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Educational team
Integration/inclusion
Teamwork
Communities of practice
Childhood education
topic Equipa pedagógica
Integração/inclusão
Trabalho de equipa
Comunidades de prática
Educação de infância
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Educational team
Integration/inclusion
Teamwork
Communities of practice
Childhood education
description Este projeto de investigação apresenta como temática a integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas, em contextos de educação de infância. O relatório procura articular a teoria e a prática educativas, através da interligação entre a fundamentação teórica e a reflexão das experiências vividas durante os períodos de estágio em creche e jardim-de-infância, incluídos no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar. Fundamentado numa metodologia qualitativa e num paradigma interpretativo, este estudo, assente na investigação-ação, procura encontrar respostas que proporcionem a melhoria do processo de integração/inclusão de um novo membro em equipas pedagógicas já formadas. Foram tomadas opções metodológicas de recolha e análise de informação, com o objetivo de compreender as conceções das equipas pedagógicas dos contextos de estágio e de identificar pistas para a otimização dos processos em estudo. Por fim, são tecidas algumas considerações globais sobre a investigação, destacadas as respostas encontradas para a questão de partida e referidas algumas estratégias para intervenção futura.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-03T10:41:09Z
2014-03
2014-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/6927
TID:201683130
url http://hdl.handle.net/10400.26/6927
identifier_str_mv TID:201683130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135325914660864