O processo de integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas em contextos de educação de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/6927 |
Resumo: | Este projeto de investigação apresenta como temática a integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas, em contextos de educação de infância. O relatório procura articular a teoria e a prática educativas, através da interligação entre a fundamentação teórica e a reflexão das experiências vividas durante os períodos de estágio em creche e jardim-de-infância, incluídos no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar. Fundamentado numa metodologia qualitativa e num paradigma interpretativo, este estudo, assente na investigação-ação, procura encontrar respostas que proporcionem a melhoria do processo de integração/inclusão de um novo membro em equipas pedagógicas já formadas. Foram tomadas opções metodológicas de recolha e análise de informação, com o objetivo de compreender as conceções das equipas pedagógicas dos contextos de estágio e de identificar pistas para a otimização dos processos em estudo. Por fim, são tecidas algumas considerações globais sobre a investigação, destacadas as respostas encontradas para a questão de partida e referidas algumas estratégias para intervenção futura. |
id |
RCAP_d3689d1ea42d4f07c03fe0e8760e67c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/6927 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O processo de integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas em contextos de educação de infânciaEquipa pedagógicaIntegração/inclusãoTrabalho de equipaComunidades de práticaEducação de infânciaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioEducational teamIntegration/inclusionTeamworkCommunities of practiceChildhood educationEste projeto de investigação apresenta como temática a integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas, em contextos de educação de infância. O relatório procura articular a teoria e a prática educativas, através da interligação entre a fundamentação teórica e a reflexão das experiências vividas durante os períodos de estágio em creche e jardim-de-infância, incluídos no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar. Fundamentado numa metodologia qualitativa e num paradigma interpretativo, este estudo, assente na investigação-ação, procura encontrar respostas que proporcionem a melhoria do processo de integração/inclusão de um novo membro em equipas pedagógicas já formadas. Foram tomadas opções metodológicas de recolha e análise de informação, com o objetivo de compreender as conceções das equipas pedagógicas dos contextos de estágio e de identificar pistas para a otimização dos processos em estudo. Por fim, são tecidas algumas considerações globais sobre a investigação, destacadas as respostas encontradas para a questão de partida e referidas algumas estratégias para intervenção futura.This research project main theme is the integration/inclusion of a new member in the educational teams, in the context of early childhood education. This report seeks to articulate both theoretical and educational practices, by linking theoretical reasoning and reflexes of training experiences throughout nursery school and kindergarden, included in the Masters in Preschool Education’s programme. It is based on a qualitative methodology and on an interpretative paradigm. This study, based on research-action, searches for answers that may provide an improvement in the process of integrating a new member in previously existing educational teams. Regarding the inclusion of trainees in the educational teams and the description and interpretation of their views about the theme, methodological options for collecting and analysing information were taken. Lastly, there are some global considerations regarding the study, especially the answers provided for the main question, and some future strategies will be presented.Pires, Ana Luísa de OliveiraRepositório ComumJaneiro, Catarina do Cabo2014-11-03T10:41:09Z2014-032014-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6927TID:201683130porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:02Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:59.730326Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas em contextos de educação de infância |
title |
O processo de integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas em contextos de educação de infância |
spellingShingle |
O processo de integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas em contextos de educação de infância Janeiro, Catarina do Cabo Equipa pedagógica Integração/inclusão Trabalho de equipa Comunidades de prática Educação de infância Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Educational team Integration/inclusion Teamwork Communities of practice Childhood education |
title_short |
O processo de integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas em contextos de educação de infância |
title_full |
O processo de integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas em contextos de educação de infância |
title_fullStr |
O processo de integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas em contextos de educação de infância |
title_full_unstemmed |
O processo de integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas em contextos de educação de infância |
title_sort |
O processo de integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas em contextos de educação de infância |
author |
Janeiro, Catarina do Cabo |
author_facet |
Janeiro, Catarina do Cabo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pires, Ana Luísa de Oliveira Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Janeiro, Catarina do Cabo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Equipa pedagógica Integração/inclusão Trabalho de equipa Comunidades de prática Educação de infância Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Educational team Integration/inclusion Teamwork Communities of practice Childhood education |
topic |
Equipa pedagógica Integração/inclusão Trabalho de equipa Comunidades de prática Educação de infância Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Educational team Integration/inclusion Teamwork Communities of practice Childhood education |
description |
Este projeto de investigação apresenta como temática a integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas, em contextos de educação de infância. O relatório procura articular a teoria e a prática educativas, através da interligação entre a fundamentação teórica e a reflexão das experiências vividas durante os períodos de estágio em creche e jardim-de-infância, incluídos no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar. Fundamentado numa metodologia qualitativa e num paradigma interpretativo, este estudo, assente na investigação-ação, procura encontrar respostas que proporcionem a melhoria do processo de integração/inclusão de um novo membro em equipas pedagógicas já formadas. Foram tomadas opções metodológicas de recolha e análise de informação, com o objetivo de compreender as conceções das equipas pedagógicas dos contextos de estágio e de identificar pistas para a otimização dos processos em estudo. Por fim, são tecidas algumas considerações globais sobre a investigação, destacadas as respostas encontradas para a questão de partida e referidas algumas estratégias para intervenção futura. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-03T10:41:09Z 2014-03 2014-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/6927 TID:201683130 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/6927 |
identifier_str_mv |
TID:201683130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135325914660864 |