A avaliação de escolas: entre a intenção e a ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/17495 |
Resumo: | Esta comunicação apresenta resultados parciais de uma investigação mais ampla, em curso, que se propôs averiguar os efeitos do programa de avaliação externa das escolas (AEE) nas dinâmicas de autoavaliação e nos planos de ação para a melhoria da escola. Trata-se de uma investigação inserida numa matriz de cariz essencialmente qualitativa e opta pelo estudo de casos múltiplos. Nesta comunicação restringe-se a abordagem e procura-se conhecer os significados atribuídos pelos atores ao modo como se desenvolveu o processo de conceção e implementação da autoavaliação de escola. Com este objetivo foram realizadas um conjunto de entrevistas a diversos atores da comunidade educativa de cada uma das escolas. Os resultados preliminares tendem a evidenciar que as organizações educativas, nas respostas às prescrições externas para a avaliação da escola e para a melhoria recorrem a estratégias e táticas plurais, de tal modo que as formas organizacionais assumidas pelos processos avaliativos mais do que contributos para a melhoria da escola, traduzem o cumprimento de um “ritual legitimador” e de um “gerencialismo” da imagem pública, relegando para um plano secundário a melhoria efetiva da qualidade do serviço educativo. |
id |
RCAP_d36d27d5fb71d34541cfe180a17e0920 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/17495 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A avaliação de escolas: entre a intenção e a açãoAvaliação de escolasrespostas estratégicasritual de legitimaçãomelhoria educativaEsta comunicação apresenta resultados parciais de uma investigação mais ampla, em curso, que se propôs averiguar os efeitos do programa de avaliação externa das escolas (AEE) nas dinâmicas de autoavaliação e nos planos de ação para a melhoria da escola. Trata-se de uma investigação inserida numa matriz de cariz essencialmente qualitativa e opta pelo estudo de casos múltiplos. Nesta comunicação restringe-se a abordagem e procura-se conhecer os significados atribuídos pelos atores ao modo como se desenvolveu o processo de conceção e implementação da autoavaliação de escola. Com este objetivo foram realizadas um conjunto de entrevistas a diversos atores da comunidade educativa de cada uma das escolas. Os resultados preliminares tendem a evidenciar que as organizações educativas, nas respostas às prescrições externas para a avaliação da escola e para a melhoria recorrem a estratégias e táticas plurais, de tal modo que as formas organizacionais assumidas pelos processos avaliativos mais do que contributos para a melhoria da escola, traduzem o cumprimento de um “ritual legitimador” e de um “gerencialismo” da imagem pública, relegando para um plano secundário a melhoria efetiva da qualidade do serviço educativo.FCTEduca/Secção Portuguesa da AFIRSE2016-02-22T15:02:22Z2016-02-222015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/17495http://hdl.handle.net/10174/17495porCorreia, A. P. & Fialho, I. (2015). A avaliação de escolas: entre a intenção e a ação. In T. Estrela et al. (Ed.). Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Contributos da Investigação. Atas do XXII Colóquio da AFIRSE, (pp.99-112). Lisboa: Educa/Secção Portuguesa da AFIRSE. [ISBN: 9789898272256] http://afirse.ie.ul.pt/wp-content/uploads/2016/01/AtasAFIRSE2015.pdf9789898272256DPEifialho@uevora.ptapcorreia.svp@gmail.com229Fialho, IsabelCorreia, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:04:46Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17495Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:31.616912Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação de escolas: entre a intenção e a ação |
title |
A avaliação de escolas: entre a intenção e a ação |
spellingShingle |
A avaliação de escolas: entre a intenção e a ação Fialho, Isabel Avaliação de escolas respostas estratégicas ritual de legitimação melhoria educativa |
title_short |
A avaliação de escolas: entre a intenção e a ação |
title_full |
A avaliação de escolas: entre a intenção e a ação |
title_fullStr |
A avaliação de escolas: entre a intenção e a ação |
title_full_unstemmed |
A avaliação de escolas: entre a intenção e a ação |
title_sort |
A avaliação de escolas: entre a intenção e a ação |
author |
Fialho, Isabel |
author_facet |
Fialho, Isabel Correia, Ana Paula |
author_role |
author |
author2 |
Correia, Ana Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fialho, Isabel Correia, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de escolas respostas estratégicas ritual de legitimação melhoria educativa |
topic |
Avaliação de escolas respostas estratégicas ritual de legitimação melhoria educativa |
description |
Esta comunicação apresenta resultados parciais de uma investigação mais ampla, em curso, que se propôs averiguar os efeitos do programa de avaliação externa das escolas (AEE) nas dinâmicas de autoavaliação e nos planos de ação para a melhoria da escola. Trata-se de uma investigação inserida numa matriz de cariz essencialmente qualitativa e opta pelo estudo de casos múltiplos. Nesta comunicação restringe-se a abordagem e procura-se conhecer os significados atribuídos pelos atores ao modo como se desenvolveu o processo de conceção e implementação da autoavaliação de escola. Com este objetivo foram realizadas um conjunto de entrevistas a diversos atores da comunidade educativa de cada uma das escolas. Os resultados preliminares tendem a evidenciar que as organizações educativas, nas respostas às prescrições externas para a avaliação da escola e para a melhoria recorrem a estratégias e táticas plurais, de tal modo que as formas organizacionais assumidas pelos processos avaliativos mais do que contributos para a melhoria da escola, traduzem o cumprimento de um “ritual legitimador” e de um “gerencialismo” da imagem pública, relegando para um plano secundário a melhoria efetiva da qualidade do serviço educativo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2016-02-22T15:02:22Z 2016-02-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/17495 http://hdl.handle.net/10174/17495 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/17495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Correia, A. P. & Fialho, I. (2015). A avaliação de escolas: entre a intenção e a ação. In T. Estrela et al. (Ed.). Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Contributos da Investigação. Atas do XXII Colóquio da AFIRSE, (pp.99-112). Lisboa: Educa/Secção Portuguesa da AFIRSE. [ISBN: 9789898272256] http://afirse.ie.ul.pt/wp-content/uploads/2016/01/AtasAFIRSE2015.pdf 9789898272256 DPE ifialho@uevora.pt apcorreia.svp@gmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educa/Secção Portuguesa da AFIRSE |
publisher.none.fl_str_mv |
Educa/Secção Portuguesa da AFIRSE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136578115731456 |